31 de jul. de 2011

Há 10 anos atrás… Por Johanns Lopes

Dobl¿ EX 1.3_02
Há 10 anos atrás… O mercado automobilístico brasileiro era outro, é claro. Mas o quanto ele evoluiu neste espaço de 120 meses, 87600 horas e 3.153.600.000 minutos? Há 10 anos, tomando como exemplo a revista Quatro Rodas, a capa de Julho de 2001 é o 206 1.0 nacional, que começou a ser vendido naquele ano. Strada Adventure e comparativo entre a Parati e Quantum (!) também eram destaques. Na seção de comentários de leitores, uma reportagem sobre o Marea automático. Hoje, os Fiat (por enquanto) só tem câmbios automatizados. O que mais acontecia há 10 anos atrás?
O mais interessante talvez seja a seção dos flagras: haviam fotos de protótipos do Fiesta 2002, o RoCam vendido aqui no Brasil, ainda sendo testado na Europa na época. A reportagem apontava também um fora de estrada baseado no Fiesta. Ele se concretizou e veio um ano mais cedo do que o esperado, chamado de EcoSport. Só não foi vendido nos EUA, mas será em sua segunda geração, que será lançada no fim do ano que vem. Havia também a suspeita de uma versão minivan e uma duas portas, que substituiria o Ka lá e cá. Hoje, ele continua sendo vendido tanto no Brasil quanto na Europa, mas ambos tomaram rumos diferentes (o Ka aqui é “mesmo”, e lá, um compacto que compete com o 500).
Fiat-Stilo_Multi_Wagon_Dynamic_2002_1600x1200_wallpaper_10 
Haviam outros rumores como uma versão minivan do Golf, que aqui não se concretizou, e a versão perua do Stilo, que não teria espaço entre as peruas da Fiat na época (Palio Weekend e Marea Weekend).
A tabela de preços seria um sonho caso fosse a utilizada atualmente e com carros mais atuais. Na tabela da Fiat, uma Marea Weekend Turbo custava R$ 51.297, preço de uma Palio Weekend bem equipada atualmente. A economia era outra, tudo bem, mas a supervalorização dos carros atualmente assusta. O carro mais barato da Fiat era o Uno Smart 2 portas, que custava R$ 12.207. O mais caro era o Ducato Minibus 2.8, que custava R$ 53.547. Sem considerar os utilitários, a Marea Weekend Turbo seria a mais cara. Integravam a linha Fiat o Brava, o Ducato, a Fiorino, o Marea, a Marea Weekend, o Palio, a Palio Weekend, o Siena, a Strada, o Uno e o Uno Furgão. E o Doblò ainda estava por vir.
autowpru_chevrolet_blazer_dlx__braz 
Já na Chevrolet, o mais barato era o Celta 3 portas (o quatro portas só foi lançado algum tempo depois), que custava R$ 14.099. O mais caro era a Blazer DLX 2.8 4x4, que custava R$ 74.681, e não oferecia airbag duplo, equipamento oferecido no Clio 1.0 que custava R$ 17.190. A linha era bem parecida com a atual: Astra, Blazer, Celta, Corsa Pick-up, Corsa hatch, Corsa Wagon, Corsa Sedan, S10, Silverado, Tracker, Vectra e Zafira. Destes, o que mais se aproxima dos preços atuais é a Tracker, que era vendida por R$ 61.900 e saiu de linha em 2009 por um preço semelhante.
Ford-Focus_Sedan_1998_1600x1200_wallpaper_02 
A Ford tinha o Fiesta GL como o carro mais barato, que custava R$ 15.220. O mais caro era a F250 XLT 4.2 4x4, vendida por R$ 66.835. Hoje, uma versão semelhante custa R$ 135.870. A linha difere um pouco da atual. Faziam 4 anos que a Pampa havia saído de linha; portanto, a Courier era um dos modelos mais recentes, fazendo companhia ao veterano Escort, a F250, o Fiesta, o Focus, o Focus Sedan, o Ka e a Ranger. Destes, só o Escort não é mais oferecido, e há modelos adicionais como o EcoSport e o New Fiesta, isso entre os modelos produzidos no Brasil, Mercosul e México.
Volkswagen-Golf_IV_1997_1600x1200_wallpaper_09
 
Na Volkswagen, o mais barato era o Gol Special, idêntico ao Gol G2 lançado em 1994. Ele custava R$ 14.329, enquanto o mais caro era o lendário Golf GTI 2.0, nacional e produzido na mesma fábrica que o Audi A3. Seu preço era R$ 48.261. Hoje, um Golf 1.6 custa a partir de R$ 54.320. A linha era composta pelo Gol, Golf, Kombi, Parati, Quantum, Santana, Saveiro e Van. Vale lembrar que a Van, mais moderna que a Kombi, custava praticamente o mesmo em relação à Kombi versão “Lotação” e não conseguiu substituir a veterana.
Alfa_Romeo-147_2000_1600x1200_wallpaper_01
 
Isso, claro, citando apenas as quatro grandes montadoras nacionais. Ainda tínhamos a Alfa Romeo, Dahiatsu, Daewoo, Lada e a Seat, os Kia eram basicamente utilitários (desde o Bongo até a Sportage, apesar da presença da Carnival) e o preço de vários importados era dado em dólar.
Em resumo, o mercado mudou bastante, os carros custam muito mais e muitos carros da época convivem com o mercado do jeito que eram ou com leves mudanças até hoje, como o Astra, o Fiesta, a Blazer, a S10… Em compensação, marcas como Kia e Hyundai mudaram radicalmente, marcas apostaram em novos segmentos como o do EcoSport, populares estão se renovando, como no caso do Uno… Como já disse certo historiador, é necessário conhecer o passado para evitar os erros do futuro. Que as montadoras se esforcem para em 2021 terem só elogios a comentar em textos como esse, principalmente em relação aos preços. Com o perdão do “Lula Feelings”, naquela época, o Brasil ainda devia ao FMI. Hoje, é uma das 10 maiores economias do mundo. E o mercado automobilístico está a todo vapor, fora as montadoras chinesas, que não estão aqui para brincadeira…

Sexta Marcha

-> A Chevrolet está realizando uma pesquisa em seu site www.chevrolet.com/100-years/, com enquetes onde as pessoas elegem os carros mais importantes dos 100 anos da marca. O site está em inglês, mas é de fácil compreensão e é um instrumento interessante para se informar sobre o passado da marca.

-> A Ferrari prepara sua primeira boutique oficial no Brasil. Será ambientada no Rio de Janeiro, e seus principais produtos serão vendidos lá, tais como roupas, perfumes, miniaturas… O local ainda não foi revelado, mas os fãs podem preparar os bolsos, pois a loja é um prato cheio para os entusiastas.

-> Alguns sites revelaram o preço do Hyundai Veloster: a partir de R$ 63 mil. Apesar disso, o Autos Segredos apurou que já há concessionárias cobrando R$ 70 mil por uma unidade na cor branca (contrariando a informação de que só carros pretos e pratas seriam vendidos). Seria ágio ou concessionárias aproveitando-se da novidade?

Fonte: NA
Disponível no(a):http://novidadesautomotivas.blogspot.com

Na chuva, Button erra menos, supera Red Bull e vence a 2ª no ano

Button na pista - atm e interna. Foto: Reuters
Button venceu a segunda prova do ano; o inglês já havia vencido no Canadá
Foto: Reuters
Numa das provas mais movimentadas do ano, por conta da chuva que atingiu o circuito de Hungaroring, o inglês Jenson Button venceu o Grande Prêmio da Hungria. É a segunda vitória do piloto da McLaren no ano, que corria seu 200º GP na Fórmula 1. O líder do campeonato Sebastian Vettel foi o segundo e Fernando Alonso terminou em terceiro.

Chuva atua, e Button comemora 200ª corrida na F1 com vitória na Hungria

 Jenson Button e chuva têm um verdadeiro pacto. Novamente o inglês se destacou nestas condições, e mesmo que não tenha tido uma atuação brilhante como a do Canadá, soube se aproveitar da pista molhada, sendo consciente, para chegar à segunda vitória no ano, justamente na corrida 200 da carreira. Sebastian Vettel e Fernando Alonso foram ao pódio. Lewis Hamilton, que parecia vencedor, ficou em quarto após rodar e ser punido

Comprovando o bom fim de semana da Mclaren, Jenson Button larga em terceiro em Hungaroring. Foto: Getty Images
 VICTOR MARTINS [@vitonez]
de São Paulo
O negócio é assim na F1 atual: choveu, deu Jenson Button. A capacidade que o piloto mais sublime e consciente da categoria tem em correr na pista molhada voltou a ficar latente neste domingo (31) na Hungria, e mesmo não sendo o mais rápido, aproveitou-se das condições e dos erros alheios — inclusive da McLaren em cima de Lewis Hamilton — para chegar à segunda vitória na temporada, justamente no fim de semana em que celebra 200 corridas.

Postagem nº 7777-Hackers invadem site de Button e noticiam falso grave acidente

Na noite do último sábado (30), o site de Jenson Button noticiava que o piloto da McLaren havia sofrido um grave acidente na Hungria, o que foi desmentido pelo próprio inglês e pela McLaren
AFP

Nada de mal aconteceu a Jenson Button, que corre normalmente o GP da Hungria
 Quem acessou o site de Jenson Button no início da noite do sábado (30) levou um susto: a página noticiava um grave acidente de carro sofrido pelo piloto da McLaren na Hungria, justamente no fim de semana em que completa seu 200º GP disputado. Já na noite brasileira, porém, o inglês desmentiu a informação e revelou que hackers invadiram o sistema do site.

Pilotoons GP da Alemanha – 2 sem cometarios



Fonte: pilotoons
Disponível no(a):http://www.pilotoons.com.br/

30 de jul. de 2011

Alonso nega surpresa com quinto lugar no grid da Hungria

Fernando Alonso teve desempenho ruim e largará em quinto na prova deste domingo. Foto: Getty Images
Fernando Alonso disse não estar surpreso com quinto lugar na classificação para o GP da Hungria
Foto: Getty Images
Depois de conquistar três pódios nas últimas três corridas, o espanhol Fernando Alonso irá largar em quinto no GP da Hungria, neste domingo. Apesar de ter ficado mais de meio segundo atrás do tempo da pole, o piloto da Ferrari não está decepcionado ou surpreso.

Massa mostra insatisfação por largar no lado sujo da pista

O brasileiro Felipe Massa fez o quinto melhor tempo, com 1m22s002. Foto: AP
Felipe Massa largará em quarto, do lado sujo da pista húngara
Foto: AP
O brasileiro Felipe Massa bateu na trave e largará em quarto no GP da Hungria. Apesar de sair à frente do companheiro Fernando Alonso pela primeira vez no ano, o piloto da Ferrari lamentou começar a corrida do lado sujo da pista.

Terceiro, Button está feliz por recuperar forma no classificatório

Comprovando o bom fim de semana da Mclaren, Jenson Button larga em terceiro em Hungaroring. Foto: Getty Images
Inglês sairá na segunda fila do GP da Hungria e segue na briga pelo título da F1
Foto: Getty Images
Apesar de o companheiro Lewis Hamilton ter perdido a pole position para Sebastian Vettel, da Red Bull, o inglês Jenson Button ficou bastante contente por ter garantido a terceira posição do grid para o GP da Hungria. O piloto da McLaren comemorou a sua evolução em treinos classificatórios.

Dirigente da McLaren admite decepção por perder pole position

Vettel acena entre Hamilton, segundo lugar, e Button, o terceiro. Alemão superou a dupla inglesa e larga na frente. Foto: Getty Images
Chefe da Mclaren mostrou-se decepcionado com perda da pole position para Sebastian Vettel
Foto: Getty Images
A McLaren dominou o primeiro dia de treinos para o GP da Hungria, mas perdeu a liderança para a Red Bull neste sábado. Lewis Hamilton e Jenson Button largarão logo atrás de Sebastian Vettel, em segundo e terceiro, respectivamente. A equipe britânica não escondeu a decepção com o resultado.

Com sexto tempo, Webber acha distância para Vettel "bizarra"

Webber não conseguiu acompanhar o companheiro de Red Bull e cravou 1m21s645, quarto melhor tempo da manhã de sábado. Foto: Reuters
Webber ficou impressionado com desempenho de colega de equipe, Vettel
Foto: Reuters
Depois de conseguir a pole position das duas últimas provas da Fórmula 1, Mark Webber viu o desempenho despencar na classificação para o GP da Hungria, neste sábado, no circuito de Hungaroring. O australiano foi apenas o sexto e, para agravar a situação, o companheiro de equipe, Sebastian Vettel, largará na primeira posição.

GP2: Romain Grosjean vence na Hungria

Romain Grosejan (DAMS) venceu a corrida principal da GP2 Series em Hungaroring, esta tarde, tendo beneficiado com a penalização imposta a Marcus Ericsson (iSport International) para conquistar o triunfo.
GP2: Romain Grosjean vence na Hungria -

Este havia sido o principal dominador da fase inicial da corrida, chegando a dispor de quase seis segundos de avanço sobre os seus adversários, mas uma penalização de passagem pela via das boxes fê-lo perder as hipóteses de lutar pela vitória. Com isso beneficiou o francês Romain Grosjean, que conquistou a sua terceira vitória do ano em corridas Feature.

Razia termina em 3º após largar em primeiro e perder tempo nos boxes


O brasileiro Luiz Razia largou da primeira posição do grid na etapa da Hungria da GP2 - categoria de acesso à Fórmula 1 - na manhã deste sábado, mas acabou cruzando a linha de chegada em terceiro. A corrida foi vencida pelo francês Romain Grosjean, seguido por seu compatriota Charles Pic.

Mesmo satisfeito, Massa minimiza largar na frente de Alonso

Felipe Massa superou o companheiro de Ferrari pela primeira vez em 2011 e larga na quarta posição. Foto: Getty Images
Largando em quarto, Massa minimizou estar à frente de Fernando Alonso
Foto: Getty Images
Largando pela primeira vez na temporada na frente do companheiro de Ferrari Fernando Alonso, o brasileiro Felipe Massa minimizou o feito deste sábado, no circuito de Hungaroring, na Hungria, e focou a preocupação com a prova de domingo.

Hamilton aposta em boa largada para deixar Vettel para trás

Hamilton liderou boa parte do Q1, mas acabou superado por Vettel. Foto: AP
Hamilton acredita que terá boas chances de vitória se fizer boa largada na Hungria
Foto: AP
Depois de liderar os treinos livres de sexta-feira e se manter na frente quase até o final do Q1 do classificatório neste sábado, quando foi superado por Sebastian Vettel, o inglês Lewis Hamilton acredita que uma boa largada pode aumentar as chances de vitória no GP da Hungria deste domingo.

Vettel diz que confiança voltou e agradece dedicação extra

A largada para o Grande Prêmio de Hungaroring acontece neste domingo, às 9h (de Brasília). Foto: Getty Images
Sebastian Vettel comemorou trabalho da equipe que garantiu pole position
Foto: Getty Images
Os mecânicos da Red Bull deram duro durante a noite - retornaram ao hotel por volta das 5h deste sábado -, mas foram recompensados pelo trabalho pesado, pois o alemão Sebastian Vettel conquistou a pole position para o GP da Hungria deste domingo e retomou a confiança.

Barrichello tem problema com Kers, mas espera pontuar na Hungria

Barrichello poupou pneus supermacios para a prova e larga na 15ª posição. Foto: Getty Images
Rubens Barrichello acredita em corrida de recuperação para pontuar na Hungria
Foto: Getty Images
O desempenho de sua Williams durante o classificatório deste sábado foi aquém do que Rubens Barrichello esperava. Ainda assim, o piloto brasileiro, que teve problemas com o Kers e largará somente da 15ª colocação, acredita que possa terminar o GP da Hungria na zona de pontuação.

Massa supera Alonso pela primeira vez no ano; veja classificação

Felipe Massa superou o companheiro de Ferrari pela primeira vez em 2011 e larga na quarta posição. Foto: Getty Images
Felipe Massa superou Fernando Alonso nos treinos classificatórios pela primeira vez no ano
Foto: Getty Images
Na 11ª prova da temporada, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, pela primeira vez no ano largará na frente de Fernando Alonso. O brasileiro fez uma volta 15 milésimos de segundo mais rápida do que a do companheiro de equipe, na classificação para o GP da Hungria, neste sábado.

Vettel larga em primeiro na Hungria e mantém domínio da Red Bull

 . Foto: Getty Images
Vettel manteve domínio da Red Bull e conseguiu 11ª pole da equipe no ano
Foto: Getty Images
O alemão Sebastian Vettel confirmou a supremacia da Red Bull nos treinos classificatórios e garantiu a 11ª pole position da equipe em 2011. O jovem piloto cravou a melhor volta na classificação para o Grande Prêmio da Hungria, neste sábado, no circuito de Hungaroring, com 1min19s815. É a oitava vez no ano que Vettel larga na primeira posição.

Barrichello é eliminado no Q2 e larga em 15º na Hungria


Barrichello poupou pneus supermacios para a prova e larga na 15ª posição. Foto: Getty Images
Rubens Barrichello larga em 15º no Grande Prêmio da Hungria
Foto: Getty Images
O brasileiro Rubens Barrichello novamente enfrentou dificuldades e não conseguiu se classificar para o Q1 nos treinos classificatórios para o Grande Prêmio da Hungria. Ao fazer a melhor volta em 1min22s684 o piloto da Williams larga apenas na 15ª posição.

Sebastian Vettel faz oitava pole position em 2011 no treino do GP da Hungria de Fórmula 1

Sábado, 30/07/2011
Fernando Alonso larga na segunda posição, e Jenson Button sai em treceiro.

Treino de classificação para o GP da Hungria de Fórmula 1 na integra

Sábado, 30/07/2011
Sebastian Vettel é o pole position, Fernando Alonso larga em segundo, e Jenson Button em terceiro.

Os melhores momentos do treino de classificação do GP da Hungria de Fórmula 1

Sábado, 30/07/2011
Sebástian Vettel é o pole position, Fernando Alonso larga na segunda posição, e Jenson Button sai em treceiro.

Corrida da minha vida: Nuvolari em Nürburgring '35


Cada época tem o seu gênio maior. A galeria de pilotos predominantes que termina (por enquanto) em Schumacher e que passa por Senna, Clark e Fangio começa lá na década de 30, quando três craques da nascente modalidade duelavam acima dos outros: os alemães Bernd Rosemeyer e Rudolf Caracciola e o italiano Tazio Nuvolari. Na maior corrida daqueles turbulentos tempos entre guerras, Nuvolari conquistou a glória na última volta – e na casa dos adversários.

Ford Modelo A: 108 anos após a venda do primeiro carro da Ford


Ford Modelo A 1903
Em algumas oportunidades contamos (como aqui) da genialidade e dedicação de Henry Ford na busca de seu ideal: o de mover mundo sobre rodas, as rodas de automóveis que ele mesmo construísse. Pois esse sonho começou mesmo a tomar forma, quando um médico de Chicago, o Dr. Pfennig, comprou dele, por 850 dólares, o primeiro carro produzido, o Modelo A. Há 108 anos…

O Chuck Norris da engenharia automotiva



Entre os amigos chegados em automobilismo, as discussões sobre a Fórmula 1 quase sempre passam por algo relacionado à Adrian Newey – sua genialidade, seus carros invencíveis, as vitórias sobre Ayrton… . Mas será que as conquistas de Newey chegam no nível Chuck Norris de dominação?

Aceleramos o Mini Cooper mais esportivo no Brasil

Além do Cabrio JCW, veja ainda como anda a série especial Hapmton e o “popular” Mini One

Diogo de Oliveira
Editora Globo
Mini Cabrio John Cooper Works precisa de apenas 6,9 segundos para acelerar do zero aos 100/km
Em toda a sua história, a britânica Mini nunca teve um leque de modelos tão extenso como o atual. O estilo retrô inspirado no hatch Cooper original foi tão bem acertado que ganhou diversos tipos de carroceria. E com a globalização a pleno vapor, hoje é possível comprar praticamente qualquer modelo da marca inglesa no Brasil – aliás, pode-se dizer que, exceção do novíssimo Mini Coupé, a linha está completa. Após a estreia do “popular” Mini One, acaba de desembarcar no Brasil o conversível Mini Cabrio JCW (John Cooper Works).

Clássicos nacionais e internacionais agitam final de semana

Exposição de carros antigos acontece até o próximo domingo (31) em São Caetano do Sul; Confira galeria de fotos

Por Ricardo Sant'Anna // Fotos Guilber Hidaka
Guilber Hidaka
Corvette Stingray brilha em meio aos clássicos expostos no Parque Chico Mendes, em São Caetano do Sul (SP)
Carros antigos, boa música e muito sol. O final de semana promete em São Caetano do Sul (SP), cidade vizinha à capital paulista. É lá que acontece o 4º ABC Expo Car, um dos maiores encontros de carros antigos do país e uma boa pedida para um passeio em família. Autoesporte esteve na mostra e traz os destaques que os visitantes irão encontrar até o próximo domingo (31).

‘Carro Fantasma’ será leiloado nos Estados Unidos

Pontiac Deluxe Six 1939 com carenagem de acrílico tem 144 km rodados. Veículo deve ser arrematado por até US$ 475 mil.

O Pontiac Deluxe Six 1939, também conhecido como ‘Ghost Car’ (Carro Fantasma), será um dos 70 automóveis leiloados neste sábado (30) durante o Concours d’Elegance, em Detroit, nos Estados Unidos. Com carenagem de acrílico (transparente), o ‘Ghost Car’, que custou US$ 25 mil (R$ 38.850) para ser construído, deve ser arrematado por um valor entre US$ 275 mil (R$ 427 mil) e US$ 475 mil (R$ 738 mil).
carro fantasma ghost car (Foto: AP)
O Pontiac Deluxe Six 1939 foi fabricado para a Feira Mundial de Nova York 1939/1940 (Foto: AP)
O Pontiac Deluxe Six 1939 é equipado com de seis cilindros de 85 cavalos de potência e transmissão manual de três velocidades. Ele foi construído em para a Feira Mundial de Nova York de 1939/1940 e tem apenas 144 km, já que não podia trafegar pelas rodovias.

Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros/

Tiguan da ABT é crossover com atitude


Tiguan da ABT é crossover com atitude
O famoso tuneiro alemão ABT oferece um kit muito equilibrado e elegante para o novo Volkswagen Tiguan 
               
do Infomotori.com/Itália

A empresa de tuning alemã ABT não perdeu tempo e resolveu produzir o "seu" Volkswagen Tiguan. Trata-se da nova geração do SUV médio, que é muito popular na Europa. A reforma foi profunda na mais recente sensação da família Volkswagen.

Orphiro é classicamente elétrica


Orphiro é classicamente elétrica
A Orphiro é mais uma solução no campo das motos elétricas, sem perder a simplicidade das motos clássicas
do AutoMotor/Portugal

As últimas propostas apresentadas no campo das motos elétricas entram em terrenos muito distintos, como a moto de todo-o-terreno da KTM e a scooter de maiores proporções da BMW. Desta feita, a proposta é um pouco menos convencional e entra quase numa situação de antítese.

Há 148 anos, nascia Henry Ford


Há 148 anos, nascia Henry Ford
Em 30 de julho de 1863 nasceu em Michigan o fundador da Ford Motor Company

Numa quinta-feira, dia 30 de julho de 1863, nascia em Springwells, no estado norte-americano do Michigan, Henry Ford, que se tornou o fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a adotar a montagem em série de veículos.

Estados Unidos querem reduzir consumo de combustível

 Foto: Divulgação
Estados Unidos querem reduzir consumo de combustível
Adicionar legenda
Meta do governo norte-americano é chegar a 23 km por litro até 2025

O governo dos Estados Unidos pretende atingir a média de consumo de combustível de 23 km por litro até 2025. A decisão afeta todas as fabricantes atuantes na indústria automotiva dos Estados Unidos, mas também será determinante para alterar os hábitos de compra dos consumidores norte-americanos.

Volvo faz recall no S80

Foto: Divulgação
Volvo faz recall no S80
Problema no reservatório da direção hidráulica pode até causar acidentes

A Volvo convocou 8.406 unidades do sedã S80 fabricados entre 2006 e 2007 vendidos nos Estados Unidos para um recall no reservatório do fluido da direção hidráulica. As linhas de retorno do fluido foram mal posicionadas, o que pode acarretar um aumento na pressão da linha de fluido.

Alfa Romeo Giulia Sprint recebe releitura

 Fotos: Infomotori/Itália
Alfa Romeo Giulia Sprint recebe releitura

Clássico é revisitado por designer romeno, que também busca referência em outros Alfa

A gestação do novo Alfa Romeo Giulia – sedã médio que vai substituir o 159 – já está se transformando em um dos grandes imbróglios da história do “cuore sportivo”. Projetado como a versão três volumes do hatch Giulietta, o modelo deveria ser lançado já no próximo ano, mas Sergio Marchionne, CEO do Grupo Fiat, não aprovou o design desenvolvido pelo centro de estilo da marca. Agora, o sedã médio só deve dar às caras em 2013, retardando também o retorno da Alfa Romeo ao mercado norte-americano.

Enquanto o Giulia do século 21 não ganha formas definitivas, o designer romeno Dragos Prodan fez uma releitura do clássico Alfa Romeo Giulia Sprint, publicada no portal italiano Infomotori, parceiro de MotorDream. O autor buscou referências no desenho original que Giorgetto Giugiaro fez para o cupê Giulia Sprint, quando o mestre do design ainda trabalhava no estúdio Bertone.

Prodan também buscou referências em modelos da história mais recente da Alfa Romeo, como o cupê esportivo SZ – de Sprint Zagato – do final dos anos 1980. O Giulia Sprint imaginado pelo designer romeno é bem alinhado às novas ambições ecológicas das marcas automotivas. Ao motor a gasolina de 180 cv soma-se um propulsor elétrico com mais 100 cv de potência. A transmissão, em nome da esportividade, é manual de seis velocidades.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Teste: Mercedes G55 AMG é arma de guerra para civis

Fotos: Rodrigo Machado/Carta Z Notícias
Teste: Mercedes G55 AMG é arma de guerra para civis

Sem mudanças estruturais desde 1979, jipão se vale da tecnologia e do passado militar

por Rodrigo Machado
Auto Press


O Mercedes-Benz Classe G é uma exceção no mundo automotivo. Atualmente, as montadoras investem alto em novas plataformas e projetos de design para renovar suas linhas e vender mais. Não é o caso do jipe alemão. Lançado em 1979, ele sofreu pouquíssimas mudanças nos seus mais de 30 anos de vida.

GM garante que Opel não está à venda

Foto: Divulgação
Especulações sobre a venda da subsidiária alemã se estendem desde 2009


Após especulações recentes da imprensa europeia sobre uma possível venda das subsidiárias Opel e Vauxhall por parte da General Motors, o CEO do grupo norte-americano, Dan Akerson, foi categórico ao garantir que as empresas não estão à venda.

Teste: C3 Picasso anda como manda o figurino

Fotos: Luiza Dantas/Carta Z Notícias
Teste: C3 Picasso anda como manda o figurino

Monovolume tira a fantasia lameira e assume sua vocação familiar
por Marcelo Cosentino
Auto Press
Apesar do pouco tempo de mercado, o C3 Picasso vem aumentando suas vendas sem afetar muito o desempenho do Aircross. Ou seja, nada que indique um processo chamado canibalização ­ quando um modelo "rouba" vendas de outro da mesma marca.

Lamborghini Concept S vira mouse sem fio

Fotos: Divulgação
Lamborghini Concept S vira mouse sem fio
Objeto é alternativa mais barata para quem sonha em ter um Lamborghini


A onda de “gadgets” relacionados ao universo automotivo não para de render produtos curiosos e até mesmo inusitados. Agora é a vez de um mouse sem fio que explora as formas do Lamborghini Concept S, apresentado no Salão de Genebra de 2005. O objeto foi desenvolvido pela fabricante chinesa Asus com a autorização da marca italiana.

Vitrines em alta velocidade

Ilustração: Afonso Carlos/Carta Z Notícias
Vitrines em alta velocidade
As marcas investem cada vez mais em marketing esportivo, para aumentar o interesse pelos modelos
por Túlio Moreira
Auto Press
Os circuitos automobilísticos e as trilhas de rali, vitrines das marcas e modelos, têm se mostrado cada vez mais eficientes como uma estratégia de marketing. O que é evidenciado até mesmo no nome das categorias. Das 29 competições de velocidade filiadas à Confederação Brasileira de Automobilismo, 13 são batizadas com o nome de marcas ou modelos, como Copa Peugeot, Trofeo Linea, Mitsubishi Cup e Mercedes-Benz Grand Challenge. 

Nissan - Pôneis Malditos

Você quer uma picape que tenha potência cavalos ou pôneis? Conheça a maldição que não deixa as pessoas escolherem uma picape forte de verdade, acesse o aplicativo "a Maldição do Pônei", assista o vídeo e participe dessa corrente pelos cavalos de verdade. Acesse: www.maldicaodoponei.com.br

29 de jul. de 2011

GP da Hungria traz boas e más lembranças para o Brasil na Fórmula 1

Sexta-feira, 29/07/2011
Lewis Hamiltom fez o melhor tempo do dia. Bruno Senna ficou em 15º. Circuito já teve dobradinhas de Piquet e Senna, vitória de Barrichello e grave acidente de Massa.

'AutoEsporte' vai mostrar o uso do piloto automático progressivo

Sistema ativa automaticamente o freio do carro em casos emergenciais. Programa também dará dicas de quando vale a pena utilizar consórcio.


O programa "AutoEsporte" do próximo domingo (31) vai mostrar o funcionamento do piloto automático progressivo. A equipe do programa convidou uma motorista a experimentar o sistema que ativa automaticamente o freio do carro quando há uma aproximação rápida ou emergencial do veículo da frente.
Um outro sistema busca reduzir o impacto em um atropelamento. Ele identifica a presença de um pedestre no caminho e inicia a frenagem de emergência.
O programa também dará dicas de quando vale a pena utilizar consórcio para comprar um carro zero e os motivos para não perder o prazo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, serão mostradas as diferenças entre dois novos modelos de veículos que disputarão o Rali dos Sertões. Ainda na edição de domingo, O “AutoEsporte” mostra a volta aos pódios do MotoGP do piloto australiano Casey Stoner.
O programa vai ao ar logo após a Fórmula 1.
Fonte:G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros

Sétimo, Rosberg quer entrar no grupo dos seis primeiros

Alemão Nico Rosberg, da Mercedez, consegue o 7º melhor tempo do dia: 1min22s121. Foto: Reuters
Nico Rosberg acredita em reação no treino de sábado, na Hungria
Foto: Reuters
Na sexta-feira de treinos livres do GP da Hungria, o alemão Nico Rosberg ficou atrás das duplas de McLaren, Red Bull e Ferrari. Apesar de ter ficado satisfeito com o desempenho, o piloto da Mercedes espera entrar neste grupo no sábado, durante os treinos classificatórios.

Com terceiro tempo, Button acerta carro para brigar pela vitória

Hamilon e Alonso travam duelo nos treinos livres do GP da Hungria. Foto: AP
No segundo treino livre, Button só ficou atrás de Hamilton e Alonso
Foto: AP
O terceiro tempo na sexta-feira de treinos livres agradou ao britânico Jenson Button, mas o piloto da McLaren não está satisfeito. Ele afirmou que vai fazer acertos no carro para brigar pela sua segunda vitória na temporada. Neste sábado, às 9h (de Brasília), será realizada a classificação para o grid de largada do GP da Hungria.

Desempenho de Bruno Senna na Hungria agrada chefe da Renault

Bruno Senna corre na primeira sessão de treinos livres e fez o 22º melhor tempo. Foto: AFP
Senna participou do primeiro treino livre para o GP da Hungria
Foto: AFP
Nesta sexta-feira, o brasileiro Bruno Senna teve a primeira oportunidade de dirigir um Fórmula 1 desde os treinos de pré-temporada. No lugar do alemão Nick Heidfeld, ele participou do primeiro treino livre para o GP da Hungria, em Hungaroring, e anotou o 15º tempo, cerca de 0s8 mais lento que seu companheiro Vitaly Petrov, e agradou o chefe da equipe, Eric Boullier.

Mais rápido do dia, Hamilton enaltece tempos de sexta

O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, liderou a atividade, com o tempo de 1min23s350. Foto: AFP
Hamilton comemorou bom resultado no primeiro dia de treinos para o GP da Hungria
Foto: AFP
O inglês Lewis Hamilton vem em grande fase na F1. Menos de uma semana após vencer o GP da Alemanha, o piloto da McLaren liderou os dois primeiros treinos livres para o GP da Hungria e ficou muito satisfeito com o acerto de seu carro.

Conheça o piloto que quer levar o Brasil de volta ao topo da F3

Com apenas 18 anos, Felipe Nasr é uma das maiores promessas do automobilismo brasileiro. Foto:  /Divulgação
Felipe Nasr tem larga vantagem na liderança da F3 inglesa deste ano
Foto: /Divulgação
Rodrigo Rocha
Uma das categorias mais tradicionais do automobilismo mundial, a Fórmula 3 Inglesa já cedeu vários campeões a outras categorias do esporte a motor, principalmente à Fórmula 1. Jim Clark, Jack Stewart, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Mika Häkkinen foram campeões em ambas, demonstrando como a F3 inglesa é uma escola de grandes pilotos. Além deles, outros grandes nomes passaram pela F3, sem títulos, mas acabaram campeões na F1, caso dos ingleses Jenson Button e Lewis Hamilton.

Alonso comemora segundo melhor tempo e aniversário de 30 anos

Aniversariante do dia (completa 30 anos), espanhol Fernando Alonso conduziu a Ferrari ao terceiro lugar. Foto: Reuters
Alonso brincou e disse que quer ficar na Ferrari pelo menos até os 35 anos
Foto: Reuters
O espanhol Fernando Alonso comemorou seu aniversário de 30 anos na pista. O piloto da Ferrari, que completa mais ano de vida nessa sexta-feira, terminou com o segundo melhor tempo no primeiro dia de testes para o GP da Hungria.

Hamilton é o mais rápido no primeiro treino livre do GP da Hungria

Sexta-feira, 29/07/2011
O líder do campeonato, Sebastian Vettel, foi o segundo, seguido por Fernando Alonso. Felipe Massa ficou em 6º e Barrichello foi o 14º. O treino de classificação acontece neste sábado (30) e a corrida será no domingo.

Bruno Senna participa de primeiro treino oficial pela Lotus no GP da Hungria

Sexta-feira, 29/07/2011
Lewis Hamilton fez melhor tempo do dia, em pista que ficou marcada por acidente de Felipe Massa em 2002.

Sexto do dia, Massa destaca importância da classificação na Hungria

Já o companheiro de equipe Felipe Massa ficou apenas com a sexta posição. Foto: AFP
Massa fez apenas o sexto tempo no treinos para o GP da Hungria
Foto: AFP
No retorno ao circuito de Hungaroring, dois anos após sofrer um grave acidente, Felipe Massa anotou o sexto melhor tempo do primeiro dia de treinos para o GP da Hungria. O piloto da Ferrari ressaltou a importância da classificação e também o papel dos pneus para a corrida, que será realizada na manhã deste domingo.

Na GP2, Razia marca primeira pole da carreira em Hungaroring



O brasileiro Luiz Razia é o pole position da primeira corrida da etapa da Hungria da GP2, principal categoria de base da Fórmula 1. O baiano marcou o tempo de 1min30s411, 0s140 mais rápido que o italiano Luca Filippi. Esta é a primeira vez que o piloto larga à frente de todos no grid.

Relembre nove brasileiros que quase correram na F1

Nos últimos anos, inspirados por ídolos do passado, diversos brasileiros estiveram próximos de uma vaga de titular na Fórmula 1. Por isso, o Terra decidiu contar a história de nomes como Max Wilson (foto), atual campeão da Stock Car, que dividiu o papel de piloto de testes da Williams em 1998 com Juan Pablo Montoya. Confira:  Foto: Getty Images
Nos últimos anos, inspirados por ídolos do passado, diversos brasileiros estiveram próximos de uma vaga de titular na Fórmula 1.

Schumacher vê oitavo tempo do dia dentro das expectativas

Michael Schumacher toca com sua Mercedes no asfalto e tira faísca durante o treino livre da Fórmula 1 para a etapa de Nurburgring, na Alemanha. Foto: AP
Michael Schumacher repetiu feito e terminou treino de sexta-feira em oitavo
Foto: AP
O alemão Michael Schumacher teve um dia regular na pista de Hungaroring. O piloto da Mercedes completou a primeira sessão livre em oitavo e repetiu o resultado no segundo treino livre. Para ele, o desempenho esteve dentro das expectativas.

Barrichello acredita que não ficará entre os 10 primeiros do grid

O brasileiro Rubens Barrichello fez o 14º tempo com sua Williams em Nurburgring. Foto: Getty Images
Rubens Barrichello acredita que pode somar pontos no GP da Hungria
Foto: Getty Images
A confiança de Rubens Barrichello na Williams não é das melhores. O brasileiro, que terminou o primeiro dia de testes em 13º, acredita que não conseguirá um espaço entre os 10 primeiros do grid para o GP da Hungria, marcado para este domingo.

Bruno Senna espera conseguir mais oportunidades na Renault

Brasileiro Bruno Senna teve a chance de testar pela Lotus Renault, no lugar de Nick Heidfeld, e ficou em 15º. Foto: Getty Images
Após treinar na Hungria, Bruno Senna espera novas oportunidades de pilotar F1
Foto: Getty Images
Bruno Senna fez sua estreia com a Renault na pista de Hungaroring, nesta sexta. O piloto defendeu as cores da equipe durante o primeiro treino livre para o GP da Hungria, terminando em 15º. Agora, o brasileiro espera conseguir mais oportunidades mais como essa.