30 de jul. de 2011

GM garante que Opel não está à venda

Foto: Divulgação
Especulações sobre a venda da subsidiária alemã se estendem desde 2009


Após especulações recentes da imprensa europeia sobre uma possível venda das subsidiárias Opel e Vauxhall por parte da General Motors, o CEO do grupo norte-americano, Dan Akerson, foi categórico ao garantir que as empresas não estão à venda.
Em declaração à agência de notícias Reuters, o CEO da GM afirmou que não há planos para a venda da britânica Vauxhall e da alemã Opel. Os rumores sobre a venda da Opel já se estendem desde 2009, quando o grupo norte-americano chegou a um acordo preliminar, após meses de negociação, para vender sua subsidiária alemã a um consórcio formado pelo banco russo estatal Sberbank e pela fabricante de auto-peças canadense Magna, mas desistiu em cima da hora.

À época, a GM justificou a decisão devido à conjuntura econômica favorável que estaria retornando ao cenário global após a crise financeira de 2008. Contudo, o prejuízo acumulado pela subsidiária alemã a partir de 1999 já chega a US$ 13 bilhões. Só em 2010, o saldo negativo foi de US$ 1,8 bilhão. No mês passado, a imprensa europeia chegou a falar na aquisição da Opel e da Vauxhall por marcas chinesas ou pela Volkswagen – que contaria, inclusive, com o apoio da chanceler alemã, Ângela Merkel.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: