30 de jul. de 2011

Ford Modelo A: 108 anos após a venda do primeiro carro da Ford


Ford Modelo A 1903
Em algumas oportunidades contamos (como aqui) da genialidade e dedicação de Henry Ford na busca de seu ideal: o de mover mundo sobre rodas, as rodas de automóveis que ele mesmo construísse. Pois esse sonho começou mesmo a tomar forma, quando um médico de Chicago, o Dr. Pfennig, comprou dele, por 850 dólares, o primeiro carro produzido, o Modelo A. Há 108 anos…


Henry Ford em seu quadriciclo
Como ele chegou lá? Ford trabalhava como engenheiro para a Edison Illuminating Company, de Detroit, e graças a uma promoção a engenheiro chefe (1893), ganhou mais tempo e dinheiro para se concentrar em seus experimentos pessoais com motores movidos à combustão. Então, em 1896, ele construiu o quadriciclo (detalhe foto).
Após uma série de projetos experimentais, chegou a vez do Modelo A. E da unidade vendida ao Dr. Pfennig inúmeras outras se seguiram, enquanto Ford e seus engenheiros trabalhavam exaustivamente no desenvolvimento de novos “Modelos” até alcançar a letra “S” do alfabeto.
Este foi o caminho até a produção do Modelo S. Mas o fato é que menos de um ano após iniciar a produção do Modelo A, a Ford já começou a exportar para a Grã-Bretanha e, em seguida, também para a Austrália. E, em 1904, abriu uma fábrica no Canadá. As exportações chegaram ao Japão em 1905 e, dois aos depois à Índia, Espanha, Rússia, Áustria e França.

Foto rara do Ford Model A 1903: família canadense em passeio de carro novo
Mas a realização de Henry Ford veio realmente em 1908, quando ele conseguiu produzir o carro que inaugurou uma nova era do transporte pessoal, o Modelo T. O automóvel era fácil de operar e manter, muito resistente e tinha excelente preço de produção. Detalhe: em 1918, metade dos carros na América eram Modelos T.
E Ford partiu para a expansão global de sua companhia, abrindo unidades de produção em outros continentes. Primeiro em Manchester, na Inglaterra e logo foi a vez da França. Em 1913, os carros da Ford chegaram às ruas da China e Argentina. No Brasil, o ponto de partida foi o bairro do Bom Retiro, em São Paulo, em 1919.
O foco hoje é o desenvolvimento de plataformas globais. E a Ford Brasil, como um dos cinco centros de desenvolvimento mundiais da companhia, tem papel fundamental nessa estratégia. Tanto que até 2015 a companhia terá investido R$ 4,5 bilhões na subsidiária brasileira. Este é o maior montante, em um período de cinco anos, já aplicado aqui nos 90 anos de operação local.

Fonte: ford.jalopnik
Disponível no(a):http://ford.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: