30 de jul. de 2011

Há 148 anos, nascia Henry Ford


Há 148 anos, nascia Henry Ford
Em 30 de julho de 1863 nasceu em Michigan o fundador da Ford Motor Company

Numa quinta-feira, dia 30 de julho de 1863, nascia em Springwells, no estado norte-americano do Michigan, Henry Ford, que se tornou o fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a adotar a montagem em série de veículos.

Filho de abastados imigrantes irlandeses, o jovem Henry desde cedo demonstrou talento para trabalhar com máquinas. Abandonou os estudos na pacata Springwells aos 16 anos e mudou-se para a capital do estado, Detroit, onde começou a trabalhar como aprendiz numa oficina. Ele criou o seu primeiro motor de dois cilindros em 1893. Na época, Ford era engenheiro-chefe da Detroit Automobile Company. Em 1896, construiu o seu primeiro veículo motorizado, o Quadricycle Runabout.
Após duas tentativas que resultaram em fracassos, só em 1903 foi criada a Ford Motor Company. O primeiro automóvel produzido pela marca norteamericana, um Model A, foi entregue no dia 23 de julho de 1903, uma semana antes de Henry Ford completar 40 anos. Mas apenas em 1915 surge o Modelo T, que garante o sucesso à Ford. Este carro começou custando 700 dólares e no final da década de 1920 era vendido por cerca de 300 dólares. A produção do Ford T atingiu os 15 milhões de unidades.
Ao longo de sua vida, o talentoso Henry Ford registou 161 patentes no seu país. Além de grande inventor e brilhante homem de negócios, Henry Ford também era um frasista nato. Veja abaixo algumas de suas frases mais famosas:
"Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele".
"As horas mais tristes da vida são aquelas em que duvidamos de nós próprios".
"Nada é tão útil ao homem como a resolução de não ter pressa".
"Não basta ser ocupado. A pergunta é: estamos ocupados como quê?"
"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro".
"O defeito da igualdade é que só a queremos com os nosso superiores".
"A maior parte das pessoas seriam bem sucedidas em coisas pequenas se não estivessem tão preocupadas com grandes ambições".
"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude".
"Toda a pessoa normal se sente tentada, de vez em quando, a cuspir nas mãos, içar a bandeira negra e sair por aí cortando gargantas".
"Questionar quem deve ser o chefe, é como discutir quem deve ser o saxofonista num quarteto: evidentemente, quem o sabe tocar".
"Se um homem marcha com um passo diferente do dos seus companheiros, é porque ouve outro tambor".
"O melhor uso do capital não é fazer dinheiro, mas sim fazer dinheiro para melhorar a vida".
"Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo".
"O dinheiro é a coisa mais inútil do mundo. Não estou interessado nele, apenas nas coisas de que ele é apenas um símbolo".
"O homem mais rico é aquele cujos prazeres são mais baratos".
"A maioria dos homens vive uma existência de tranquilo desespero".
"Quem avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em viver a vida que imaginou para si encontra um sucesso inesperado em seu dia-a-dia"
"Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual é a metade inútil".
(Henry Ford)

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: