31 de jul. de 2011

Na chuva, Button erra menos, supera Red Bull e vence a 2ª no ano

Button na pista - atm e interna. Foto: Reuters
Button venceu a segunda prova do ano; o inglês já havia vencido no Canadá
Foto: Reuters
Numa das provas mais movimentadas do ano, por conta da chuva que atingiu o circuito de Hungaroring, o inglês Jenson Button venceu o Grande Prêmio da Hungria. É a segunda vitória do piloto da McLaren no ano, que corria seu 200º GP na Fórmula 1. O líder do campeonato Sebastian Vettel foi o segundo e Fernando Alonso terminou em terceiro.

Já na largada, a pista molhada por conta da chuva leve que caía sobre o circuito húngaro, provocou uma intensa troca de posições. Com todos largando com pneus intermediários, o pole position Sebastian Vettel suportou a pressão de Hamilton apenas até a quarta volta.
Contudo, Hamilton não conseguiu sustentar o carro na pista e acabou perdendo a ponta para seu companheiro de McLaren, que assumiu o segundo lugar ainda na primeira metade da prova. Com a volta da chuva no fim da prova, uma série de erros e uma punição por manobra perigosa, Hamilton acabou terminando em quarto.
Apesar de terminar em quinto, Mark Webber conseguiu se manter na vice-liderança do campeonato. Mesmo com o terceiro vencedor diferente nas últimas três provas, não houve nenhuma mudança na classificação dos seis primeiros colocados do campeonato.
Os brasileiros tiveram desempenho discreto na prova, com Felipe Massa terminando em sexto e Rubens Barrichello levando sua Williams à 13ª posição.
A Fórmula 1 entra em férias após o GP da Hungria e retorna apenas no dia 28 de agosto, com o GP da Bélgica.
A prova
A largada com pista molhada prejudicou os carros da Ferrari. Os dois foram ultrapassados nas primeiras curvas pelos carros da Mercedes. O brasileiro ainda foi ultrapassado pelo companheiro de equipe.
Na ponta da frente, Hamilton e Button disputaram o segundo lugar, mas Lewis conseguiu segurar a posição e partiu para cima de Vettel. Já Alonso e Massa começaram a recuperar as posições perdidas para os pilotos da equipe alemã.
Após pressionar Vettel até a quarta volta, Hamilton forçou um erro do líder do campeonato e assumiu a ponta abrindo larga vantagem nas voltas seguintes. Na oitava volta, Felipe Massa, que ocupava a sexta posição não conseguiu controlar o carro na pista molhada, rodou e acabou tocando a asa traseira nos pneus.
Na décima volta, Webber e Massa foram os primeiros a substituir os pneus intermediários pelos supermacios, estratégia que foi seguida por todos os ponteiros. No retorno das paradas, Button conseguiu ultrapassar Vettel e assumiu a segunda colocação da prova.
Se na ponta da frente, as disputas acalmaram, Nick Heidfeld e a Lotus Renault fizeram a emoção voltar à pista. Na parada de troca de pneus do alemão, o carro saiu dos boxes pegando fogo e teve de parar num trecho perigoso para os outros pilotos.
Enquanto isso, aos poucos, Felipe Massa começou a retomar as posições perdidas após o erro. Na volta 34 o brasileiro ultrapassou Kobayashi e assumiu a sexta posição.
Se na primeira parte da prova, as disputas na pista foram responsáveis pela movimentação do GP, a escolha de pneus aumentou o suspense na volta das terceiras paradas. A dúvida entre os pneus macios e supermacios dominaram as equipes, que não sabiam se os compostos mais duros iriam durar até o fim da prova.
Na volta 45, Lewis Hamilton errou e acabou rodando, cedendo a ponta para seu companheiro de equipe, Jenson Button. A escapada ainda acabou facilitando a chegada de Vettel na dupla da McLaren.
Cinco voltas depois, uma chuva fina começou a cair sobre a pista, o que aumentou os erros dos pilotos da ponta. Button e Hamilton trocaram de posição diversas vezes, com o campeão de 2008 reassumindo a ponta momentaneamente.
As trocas de pneus acabaram ajudando Fernando Alonso, que se aproximou dos líderes e ultrapassou Hamilton, que ocupava a terceira posição. Lewis ainda foi obrigado a cumprir punição, por manobra perigosa, quando rodou no meio da pista e não aguardou outros carros passarem para girar o carro.
Nas últimas dez voltas, os carros começaram a poupar os já desgastados pneus e as posições foram mantidas até o final da prova.

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

Nenhum comentário: