27 de jan. de 2011

Garagem dos sonhos: Tucker 48 "Torpedo"


Se você quiser saber mais sobre esta controversa história de um jeito bem mastigado, assista ao ótimo filme Tucker: um Homem e o seu Sonho. O resumo da longa jornada é que depois da Segunda Guerra, Preston Tucker decidiu construir o melhor carro do mundo (nota irônica: o protótipo militar de Tucker foi rejeitado pelas forças armadas por ser rápido demais – 180 km/h). Com bons contatos e vendedores sagazes ele conseguiu levantar milhões de dólares, comprou uma velha fábrica da Dodge e começou a trabalhar em seu sonho: o Torpedo.

O pessoal de Detroit não gostou de saber que o sr. Tucker realmente fazia algo pretensioso. Ou isso ou então o poderoso senador Ferguson de Michigan (cuja esposa tinha toneladas de ações da Chrysler) queria acabar com Preston. A Comissão de Valores Imobiliários e o Procurador-geral dos EUA perseguiram-no implacavelmente até que finalmente indiciaram os executivos da empresa por fraudes. Mais tarde todos os acusados foram declarados inocentes, mas o estrago estava feito. Apenas 51 Tucker 48 foram produzidos (50 carros de produção mais o protótipo “Tin Goose”). Fim. O fato é que, apesar de sua história dramática, o Tucker 48 – também conhecido como Tucker Torpedo – é um p*** carro.

Preston Tucker: um homem com sonhos


A ideia original de Tucker pedia um motor traseiro de 9,7 litros, Hemi, flat-6 que seria injetado e teria as válvulas no cabeçote operadas por pressão hidráulica. Quão à frente de seu tempo isso estava? Bem, a injeção de combustível só apareceu oito anos depois, em uma unidade mecânica da Bosch para o Mercedes 300 SL 1955. Embora eu não lembre de um caso em que a pressão do óleo era usada para mover as válvulas, a pressão do óleo é usada para variar o comando de válvulas. O motor era tão grande que precisava de um sistema elétrico de 24 Volts para a partida. Contudo, o monstruoso revelou-se um pouco inovador demais – eles não podiam fazê-lo funcionar.

O que você faz se seu nome é Preston Tucker e seu flat-6 de quase 10 litros não funciona? Isso mesmo, você tenta enfiar um motor aeronáutico Lycoming no cofre. Já falei que o Tucker 48 tinha motor traseiro? O único problema era que ali ele não cabia. Então você pega um motor de helicóptero que caiba lá. Depois que os engenheiros converteram a refrigeração o motor Franklin de 5,4 litros de ar para água, ele desenvolvia saudáveis 166 cv (Tucker havia prometido 150 cv do monstro de 9,7 litros) e um torque insano (para 1947) de 51,4 kgfm.
Quão insano era isso? Em aceleração máxima a primeira marcha quebrava os dentes da transmissão. Para garantir que ninguém acabasse estourando o motor, Tucker comprou a Franklin. Apesar de seu tamanho e potência, o 48 pesava 1920 quilos, praticamente o mesmo que os suntuosos Lincolns da época, por exemplo. Tanto o motor quanto a transmissão eram montados em um subchassi fixado por apenas seis parafusos. A ideia era colocar outro motor para que os clientes não ficassem sem carro enquanto seu propulsor original estivesse na oficina.

Seis canos, meu chapa


Um motor traseiro removível não era a única inovação. Como quase tudo nesse carro, a visão de Tucker ia muito além da realidade tecnológica e financeira da época. Ainda assim, você não pode culpar um homem por ter um sonho. O projeto original previa que para-lamas e faróis se movessem com a roda. O motorista ficaria sentado no meio, uma ideia trazida à vida 50 anos mais tarde por Gordon Murray e seu McLaren F1.
Ele também queria freios a disco nas quatro rodas – que seriam de liga leve de magnésio – e uma inovadora transmissão automática (chamada Tuckermatic) que tinha apenas 27 peças, 90 a menos que as caixas comuns. Só que ela não era capaz de controlar a montanha de torque do motor Franklin. Ironicamente a caixa Tuckermatic contribuiu tanto para afundar a empresa quanto qualquer outra coisa. Os engenheiros nunca tentaram colocar uma engrenagem reversa (sim, marcha à ré) no protótipo. Tucker sempre disse que era espionado, e quando as informações vazaram, a imprensa se divertiu com piadas sobre o carro que não andava para trás. No fim, Tucker foi obrigado a usar uma transmissão Cord convencional.

Mas as verdadeiras inovações tinham a ver com seguranças. Preston Tucker estava obcecado em construir um carro seguro. Para isso ele construiu o painel acolchoado, décadas antes de o resto da indústria ter sido obrigada a fazer, depois da publicação do livro Unsafe at Any Speed (Inseguro a qualquer velocidade, não editado no Brasil). Embora os faróis e para-lamas móveis nunca tenham se movido, foi adicionado um terceiro farol – apelidado de “Ciclope” – que se movia com o volante para iluminar as curvas. Hoje, 60 anos depois, os faróis direcionais estão se tornando regra. Todos os controles, inclusive o rádio, foram agrupados ao redor do volante, assegurando que no caso de acidente, as pontas não ferissem os passageiros.

O carro também tinha um chassi perimetral ao redor do compartimento de passageiros. Como o motor ficava na traseira, havia um compartimento acarpetado diante dos bancos para que os passageiros pudessem se proteger em caso de acidente iminente – ok, essa última é um pouco besta. Tucker também queria instalar cintos de segurança no 48, mas foi convencido pela equipe que isso daria a impressão de que o carro seria inseguro. O carro de Tucker era tudo, menos inseguro. Quando um piloto de testes bateu e capotou um a 160 km/h durante uma demonstração e saiu andando com uns poucos arranhões, o público foi convencido. E depois ficaram irritados com a imprensa e com o governo por difamarem o 48.

Talvez o mais importante de tudo, é que o Tucker 48 era bonito. Tucker contratou o lendário Alexander Sarantos Tremulis, famoso pelos Auburn-Cord-Duesenberg. Tremuli teve que fazer o projeto em apenas seis dias (devido às promessas feitas aos investidores, para cumprir os prazos, tudo na Tucker foi feito seguindo uma agenda frenética). O resultado estético fala por si, mas era bem aerodinâmico, também.
Na verdade o 48 tinha um coeficiente aerodinâmico de somente 0,27 (que era arredondado para 0,30 no material de divulgação) o que fez dele o carro mais aerodinâmico do mundo na época. O desenho de Tremulis foi feito a mão e os carros foram moldados com martelos. Como comparação, o Toyota Prius foi projetado em computadores a longo prazo para gerar a menor resistência possível, e tem um coeficiente de 0,26.

Chamar de tragédia a história de uma máquina natimorta pode parecer um pouco de insensatez ou exagero. Contudo, no caso do Tucker Torpedo, acho que é justificável. Avançado, potente, seguro e estonteante, os americanos e os fãs de carros de todo o mundo foram assaltados por trapaças corporativas, incompetência do governo e excesso de zelo da imprensa. Pense no que teriam sido os futuros carros da Tucker, como o esportivo Talisman, no qual Preston trabalhava.
O tema central do filme Fitzcarraldo, de Werner Herzog, é sobre como puxar um barco de 300 toneladas sobre uma montanha no Peru sem nenhum maquinário. Herzog queria que a audiência “acreditasse em seus olhos”, então ele realmente puxou um barco de 300 toneladas montanha acima usando cordas e homens. Levou anos, e no meio do trabalho ele foi chamado de volta à civilização para enfrentar seus patrocinadores.
Eles pediram que Herzog desistisse dessa bobeira e construísse um modelo do barco em estúdio. O diretor se recusou, dizendo “Mas aí eu seria um homem sem sonhos”. Ainda que o plano de Preston Tucker para o “carro do amanhã” tenha sido destruído, seus sonhos não foram. Ele se mudou para o Brasil e começou a trabalhar em um esportivo leve chamado “Carioca”. E este será o assunto do nosso próximo post.


Fonte:jalopnik.
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Huayra: todos os detalhes do Pagani de 370 km/h que parece um... bagre?


O substituto do Pagani Zonda finalmente foi apresentado pela empresa. Do Huayra, que já vimos em imagens vazadas, temos agora as especificações e um mar de fotos. Confira aí.


Vamos deixar de lado o controverso design. A Pagani recebeu uma ajudinha de seus amigos de longa data no modelo. A AMG fornece o seu V12 biturbo de 6 litros, que produz mais de 700 cavalos e 112,1 kgfm de torque, nada mal para um carro que pesa 1.350 quilos.

A Xtrac, que fornece para a F1, marca presença com uma caixa sequencial de sete velocidades que pesa apenas 96 kg. A Pagani não revelou muitos dados de desempenho, divulgando apenas que chega aos 96 km/h em 3,3 segundos e 370 km/h de máxima, além de atingir os requisitos de segurança nas Américas e Europa.

A parte aerodinâmica é tão detalhada quanto, com quatro flaps independentes controlados por computador para ajustar o downforce. Sério. Em um carro que se pode comprar para andar por aí. Os pneus estão certificados para a velocidade do veículo, obviamente. Sob tudo isso está uma estrutura tubular em carbono-titânio sobre uma suspensão pushrod com peças em alumínio e molas ajustáveis da Öhlins. Por mais que se possa questionar o desenho, o potencial do carro é indiscutível. Mas sempre há aqueles que reclamam de tudo e todos.

O preço é de um milhão de euros, e uma fração significativa do valor com certeza foi gasto no interior, que chega a dar vertigem tamanha a quantidade de detalhes.

E para fechar, uma historinha.
Lendas antigas contam de Aymara Huayra Tata, deus do vento, que controla as brisas, ventos e furacões que afetam as montanhas, ravinas e encostas da cordilheira dos Andes. Dizem que Huayra Tata vive em seus montes e vales, deixando-os apenas para demonstrar seu poder a sua esposa, Pachamama, a mãe terra.
Com seu poder, o deus do vento Huayra Tata eleva as águas do lago Titicaca e as transformam na chuva que cai sobre a fértil Pachamama. Quando Huayra Tata dorme, as aguas e rios se acalmam. Mas a calmaria antes da tempestade está com os dias contados…
O pessoal da revista inglesa EVO teve o privilégio de filmá-lo bem de perto, sem os caprichos das fotos de estúdio. No vídeo, é possível ter uma noção menos idealizada do novo supercarro da Pagani. Assistam e comentem abaixo.

Fonte:.jalopnik
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Fórmula 1 2020, na visão de Pat Symonds [UPDATE]


Enquanto uma equipe de projetistas e diretores técnicos da FIA preparam o regulamento para os próximos anos, a revista F1 Racing perguntou ao projetista-chefe da Renault, Pat Symonds, como seriam os modelos usados na temporada 2020, daqui a nove anos. Sua projeção, apesar de não parecer muito diferente dos modelos usados atualmente, reflete algumas mudanças importantes.
Vale lembrar que a partir de 2013 termina a proibição do desenvolvimento de motores, ano em que deve surgir o motor 1.6 de quatro cilindros turbo. Antes disso, o KERS vai voltar com potencial renovado para até 250 cavalos momentâneos. O grupo de trabalhos técnicos (TWG) da FIA e engenheiros como Patrick Head e Rory Byrne também discutem uma série de mudanças aerodinâmicas para a mesma data.
O carro imaginado por Symonds leva em conta algumas das informações já divulgadas – caso do downforce reduzido proporcionado pelas novas asas, e a volta do efeito-solo, por exemplo. Banido da F1 quando as velocidades pareciam incompatíveis com as condições das pistas e a segurança que os carros poderiam proporcionar, o efeito solo deve permitir o desenvolvimento de carros menos sensíveis a mudanças de inclinação, com suspensões de rigidez mais balanceada.

Na projeção acima, as entrada de ar para os radiadores ganham abertura varíável de formato aerodinâmico, capazes de reduzir o arrasto em altas velocidades. É possível também notar uma diminuição da asa dianteira, uma asa traseira mais “limpa”, sem aletas, e rodas maiores, além do assoalho não plano. E aquela tomada de ar acima da cabeça? Elas se tornariam desnecessárias com motores de quatro cilindros.
Infelizmente, Symons explica que devido à downforce gerada pela própria estrutura do carro ser mais suscetível às influências do bólido à frente, as ultrapassagens podem sofrer outro revés. Esta provavelmente será a missão do KERS: facilitar ultrapassagens para que o público não fique ainda mais entediado.
Diferente de alguns boatos, Symonds não imagina carros com para-brisa, nem com as rodas cobertas. A matéria completa na sai na F1 Racing. Até lá, ainda dá tempo de tentar entender o novo regulamento para este ano.

Fontejalopnik.:
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Nova Moto Sachs MadAss 125 chega ao mercado brasileiro


A Barah, importadora que atua desde 1993 no mercado brasileiro de duas rodas, está lançando oficialmente a Sachs MadAss 125. O modelo é produzido em Nuremberg, na Alemanha, pela tradicional SFM GmbH, cuja origem data de 1886, com a empresa Sachs Fahrzeug – und Motorentechnik GmbH. A nova Sachs MadAss 125 chega ao Brasil com preço sugerido de R$ 8.900,00.
Inicialmente, a Sachs começa a ser comercializada em seis concessionárias distribuídas em três estados brasileiros: Bike Box (www.bikebox.com.br) em São Paulo (SP) e também em Mogi das Cruzes (SP), Two Mahana (www.twomahana.com.br) no Rio de Janeiro (RJ) e Ésio Motos (www.esiomotos.com.br) em Niterói (RJ), Nivaldo Motos e Reta Veículos (www.retaveiculos.com.br), ambas em Vitória (ES). A partir do próximo mês, a Sachs também estará disponível em Belo Horizonte (MG). O objetivo da empresa é nomear 10 revendas até o final deste ano. Em todas as concessionárias, o modelo MadAss 125 também pode ser adquirido por meio do financiamento da BV Financeira, uma das empresas que mais cresce neste segmento.
A nova Sachs MadAss 125 é uma motocicleta exclusiva, com muita personalidade e desenvolvida especialmente para quem quer ser diferente. É uma moto pequena que tem como objetivo atrair os jovens e nos profissionais liberais. Com tecnologia alemã, a Sachs MadAss 125 tem qualidade acima da média para um modelo do seu segmento e vocação tanto para o uso na cidade como no off-road. A moto é toda reforçada, com suspensão resistente na dianteira e regulável na traseira. O conjunto das suspensões é bem firme e garante segurança nas curvas mais ousadas.
Em testes realizados em Vitória pela própria importadora, o modelo apresentou consumo de combustível em torno de 45 a 50 quilômetros por litro de gasolina. Este bom desempenho deve-se à eficiência do seu motor de 125 cc, com 8,16 cv de potência, mas também é fruto do seu peso reduzido. Seu design foi desenvolvido utilizando o conceito de tubos superleves. São dois tubos, e é por intermédios deles que toda a estrutura do quadro é montada. O tanque de combustível, por exemplo, fica dentro destes tubos e garante à motocicleta boa autonomia.
O escapamento tem ponteira esportiva, feita de alumínio, instalada debaixo do assento. O painel de instrumentos é digital. Os pneus têm perfil baixo, com rodas de liga leve de 16 polegadas. O farol, apesar de pequeno, tem desenho moderno e uma incrível capacidade de iluminação. Ainda no conjunto ótico, vale destacar os piscas-piscas pequenos e a lanterna, equipada com leds no lugar das lâmpadas tradicionais.

Fonte: motodriver
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Equipe Castrol Honda volta ao Mundial de Superbike


A nova equipe, que conta com os pilotos Jonathan Rea e Ruben Xaus competindo com a CBR1000RR Fireblade da Honda, será comandada pelo time da Ten Kate Racing, baseado na Holanda e que orienta a participação da Honda no Campeonato Mundial de Superbike desde 2004.
Ronald Ten Kate, chefe da equipe, sente-se privilegiado em participar da retomada da parceria, “Quando nossa aventura no campeonato mundial começou há muitos anos, a Castrol Honda era a única equipe no paddock que todos admiravam, cujos padrões profissionais e de desempenho todos queriam alcançar.”
A associação da Castrol com a Honda em competições de motociclismo foi iniciada na primeira participação do fabricante japonês no Tourist Trophy, da Ilha de Man, em 1959. Em 2009, as duas empresas comemoraram 50 anos de atuação conjunta neste esporte.
A parceria das duas marcas, nos últimos anos, rendeu nada menos do que três títulos mundiais à equipe Castrol Honda, no Campeonato Mundial de Superbike, com John Kocinski em 1997 e duas vezes com o piloto americano Colin Edwards, em 2000 e 2002.
Para Jonathan Rea, 23 anos, a nova temporada, que começa em 27 de fevereiro, na Ilha Phillip, Austrália, será sua terceira participação no Campeonato Mundial de Superbike. O norte-irlandês terminou em quinto lugar em 2009, com duas vitórias, marca que ele dobrou na última temporada, chegando ao quarto lugar do campeonato em 2010.
Ruben Xaus, por sua vez, começou a participar do Campeonato Mundial de Superbike em 1998 e terminou como segundo colocado em 2003, antes de passar dois anos no MotoGP. O piloto catalão, de 32 anos, acumula 11 vitorias em sua carreira e, até o momento, subiu ao pódio 35 vezes.
Donald Smith, gerente de patrocínio , Marketing Global da Castrol, comenta: “Estamos felizes em nos unirmos à Honda mais uma vez, no retorno da famosa equipe Castrol Honda do Mundial de Superbike. O motociclismo dá à Castrol o melhor ambiente para testar e desenvolver sua avançada tecnologia Castrol Power 1 e a equipe Castrol Honda do Mundial de Superbike é uma poderosa plataforma para demonstrar o desempenho desses lubrificantes”.

Fonte: motodriver
Disponível em:http://www.motodriver.com.b

Mercedes-Benz e os 125 anos do automóvel



Em 29 de janeiro de 1886, 125 anos atrás, Carl Benz, em Berlim, pediu a patente do seu triciclo motorizado - foto acima -, dando origem a uma das invenções mais importantes da história da humanidade: o automóvel. A criação de Benz é o símbolo do espírito pioneiro e marcou o início de uma nova era da mobilidade. Neste mesmo ano, 1886, Gottlieb Daimler criou uma carruagem motorizada - foto abaixo - que se tornou o primeiro automóvel de quatro rodas do mundo. Ambas as criações significaram um símbolo da liberdade individual e um fator económico de grande importância.

Desta forma, os fundadores da atual Daimler AG e criadores da Mercedes-Benz deram o primeiro passo para o desenvolvimento de automóveis, veículos comerciais e ônibus como os conhecemos hoje. Desde então, a empresa estabeleceu sua marca na história do automóvel e se tornou protagonista na evolução de aspectos essenciais, desde o motor até o design, passando pela segurança e pelo conforto.

"A paixão por inventar não tem fim", famosa frase de Carl Benz, e "O melhor ou nada", de Gottlieb Daimler, se aplicam a Mercedes-Benz desde sua criação. Além do primeiro carro, a Mercedes-Benz também foi a responsável pelos primeiros ônibus e caminhão na história. Com mais de 80 mil patentes, a segurança é uma prioridade para a marca desde seu início. Desde o habitáculo rígido com zonas de deformação controladas, patenteado pela Mercedes-Benz em 1951, até o cinto de segurança e o airbag, foram muitas inovações práticas que af abricante incorporou ao longo dos anos.

Os sistemas ABS e ESP com regulagem eletrônica também foram desenvolvidos pela Mercedes. O sistema anti-bloqueio de freios (ABS) debutou em 1978. O airbag em 1981. E, em 1995, a Mercedes mostrou ao mundo o programa eletrônico de estabilidade ESP. Estas invenções podem parecer banais para os motoristas de hoje em dia, mas foram avanços incríveis que só foram possíveis graças ao investimento e pioneirismo da marca que criou o automóvel.



 
Fonte:motordream
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Bentley tem versão especial de sedã no Qatar

Bentley tem versão especial de sedã no Qatar
A Bentley lançou no Salão do Qatar uma versão especial de seu sedã luxuoso. O Continental Flying Spur Speed Arabia traz diferenças visuais em relação ao Flying Spur "básico", como a inscrição Arabia no parachoques dianteiro, soleira das portas e no interior. O carro vem com rodas de 20 polegadas que encobrem os freios em cerâmica opcionais.

Por dentro, os bancos são couro e tem ventilação interna, mesas atrás dos bancos dianteiros com espelhos de cortesia e carpetes em veludo.

O motor é o W12 de 600 cv e 76,4 kgfm de torque capazes de levar o sedã aos 100 km/h em 4,8 segundos e aos 320 km/h, fazendo dele um dos sedãs mais rápidos do mundo. Cada uma das 50 unidades fabricadas será vendida pelo equivalente a R$ 412.000.
 

Fonte:motordream
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Toyota mostra FT-86 G Concept no Qatar




A Toyota já confirmou para o Salão de Genebra a apresentação oficial da nova geração do FT-86. Só que enquanto o motorshow não acontece, a marca italiana exibe no Salão do Qatar, em Doha, uma versão do modelo chamada G Concept.

O protótipo, mostrado pela primeira vez durante o Salão de Tóquio, no ano passado, tem visual bastante agressivo e é empurrado por um motor boxer 2.0 litros com intercooler da Subaru. A aparência do FT-86 G Concept fica completa com as rodas 19 polegadas e bancos Recaro.

 









 
Fonte:motordream
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Fabricantes criam veículos que "falam" entre si

Fabricantes criam veículos que

Na cidade de Farmintong Hills, Michigan, nos Estados Unidos, um grupo de oito fabricantes de automóveis - que inclui Ford, GM, Toyota e Volkswagen - está desenvolvendo uma tecnologia que permite que os veículos se comuniquem uns com os outros, a fim de evitar acidentes.

Este sistema alerta o motorista sobre algum veículo que venha na direção oposta, que freie bruscamente ou que siga uma rota de colisão. A posição precisa dos carros é monitorada 10 vezes por segundo. "Se todos os carros tiverem esta tecnologia seria como ter um outro par de olhos", comparou Mike Shulman, líder de investigação técnica do do Centro de Segurança Ativa e Engenharia Avançada da Ford.

O grupo das montadoras que está trabalhando nesta nova tecnologia conta com o financiamento do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. O objetivo inicial é construir 64 veículos, oito de cada fabricante, e equipar outros 2.000 com esta tecnologia para fazer estudos no próximo ano.

"Não poderíamos testar apenas o sistema Ford, já que precisamos receber mensagens de automóveis de outras marcas como Honda, Hyundai, e Kia, além de enviar informações pare estes modelos", disse Shulman.

Peter Appel, porta-voz do Departamento de Transportes americano, disse que o governo "está ajudando a criar um sistema nacional, onde todos os carros, caminhões, ônibus e trens são capazes de se comunicar entre si" O porta-voz também disse que "os veículos totalmente conectado vão reduzir significativamente os acidentes e gerar grandes quantidades de dados sobre as rotas. Estas informações farão com que nosso sistema de transporte seja mais seguro, mais eficiente e ambientalmente correto".

No Salão de Washington, nos Estados Unidos, a Ford mostrou a nova tecnologia em três utilitários Escape - foto acima. O sistema de comunicação permite que os veículos "falem" uns com os outros usando uma rede de comunicação de curto alcance. Os carros podem então alertar os motoristas de perigos em potencial, especialmente aqueles que não são percebidos. Por exemplo, alerta o condutor quando um carro está em rumo de colidir com outro em um cruzamento ou quando um carro freia de repente metros à frente.  Fonte:motordream.
Disponível em:http://motordream.uol.com.br

Acusado de sonegação, Briatore tem conta bloqueada pela justiça italiana

Flavio Briatore no GP de Monza
Briatore tem conta confiscada pela justiça (Foto: AFP)

Mesmo afastado da Fórmula 1, Flavio Briatore continua tendo o seu nome envolvido em confusão. Agora, o ex-chefe da Renault está sendo acusado de sonegação de impostos pela justiça italiana e teve sua conta confiscada. As informações são do jornal italiano "La Reppublica".
Cerca de 1,5 milhão de euros (mais de R$ 3,4 milhões) foram confiscados pela justiça italiana de contas de Briatore na Itália e em Mônaco. Este não é o primeiro problema do ex-chefe da Renault com a justiça. No ano passado, ele teve o seu iate apreendido também por acusação de sonegação de impostos.
Briatore, que está de férias no seu resort Lion in the Sun, no litoral do Quênia, foi afastado da Fórmula 1 em 2009, após ser revelado o escândalo da forjada batida de Nelsinho Piquet.

Fonte: GLOBOESPORTE
Disponível em:GLOBOESPORTE.COM

Schumacher segue convicto de que pode conquistar oitavo título mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
Michael Schumacher treino Valencia
Michael Schumacher acredita no título (Foto: EFE)

Apesar do retorno às pistas bem aquém das expectativas em 2010, Michael Schumacher continua convencido de que ele pode conquistar o seu oitavo título mundial na Fórmula 1. O piloto alemão está otimista com o seu desempenho e de sua equipe, Mercedes, na temporada 2011. As informações são do site da revista inglesa "Autosport".
Questiano se esperava ser campeão mundial em 2011, Schumacher não mostrou dúvidas.
- Absolutamente. Olha, temos um projeto de três anos. Está muito claro agora, nós não estamos onde gostaríamos de estar. Nós estamos colocando muito esforço nesta volta e estamos otimistas de que temos uma chance.
O piloto alemão acredita que sua equipe está pronta para brigar pelo título em 2011.
- Eu tenho certeza de que poderemos lutar por vitórias este ano e, talvez, sejamos capazes de lutar pelo campeonato.  Estou aqui em uma missão e quero ter sucesso - afirmou.

Fonte:
Disponível em:GLOBOESPORTE.COM

Campeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel recebe o troféu Mario Andretti

Sebastian Vettel segue colhendo os frutos do título da temporada 2010 da Fórmula 1. Nesta quarta-feira, na sede da RBR na Inglaterra, o alemão recebeu o troféu Mario Andretti, entregue pelo lendário piloto, que conquistou um campeonato na Fórmula 1 e quatro da Fórmula Indy.
Vettel em encontro com Mario Andretti durante visita na fábrica da RBR
Vettel recebe o troféu de Mario Andretti, durante visita na sede da RBR (Foto: Getty Images)

Fonte: GLOBOESPORTE
Disponível em:GLOBOESPORTE.COM

De la Rosa pode voltar para a McLaren

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha
Pedro de La Rosa em coletiva do GP da Bélgica de F1 - 26/08/10
Pedro de la Rosa pode voltar para a McLaren
(Foto: Getty Images)
Pedro de la Rosa ainda desconversa quando o assunto é o seu futuro na Fórmula 1. Mas, segundo o jornal espanhol "As", o piloto já teria fechado acordo para voltar a fazer parte da equipe da McLaren em 2011.
Desde que foi dispensado pela Sauber no meio do campeonato de 2010, De la Rosa procura uma nova equipe para continuar correndo na Fórmula 1. Depois de colocar fim aos rumores de um possível acerto com a Hispania, a volta como piloto de testes da McLaren parece uma boa possibilidade para o espanhol. O retorno de De la Rosa teria sido também um pedido de Lewis Hamilton.
Segundo o jornal "As", é possível que ele já esteja presente no dia 4 de fevereiro, quando será lançado o modelo 2011 do carro da McLaren em Berlim, na Alemanha.
Pedro de la Rosa correu pela McLaren de 2003 a 2010. Seu melhor resultado foi um segundo lugar no GP da Hungria, em 2006.

Fonte:GLOBOESPORTE
Disponível em:GLOBOESPORTE.COM

PROJEÇÃO: Passat CC 2 Portas By Auto Projecões

Depois do Sonata, agora eu transformei o Passat CC num cupê de verdade (duas portas). O Passat ficou mais bonito ainda com duas portas, e devido ao seu visual agressivo, combinou completamente com a carrroceria. Taí uma sugestão para a VW.
Fonte:autoprojecoes
Disponível em:http://autoprojecoes.blogspot.com

Veja os supercarros que vêm por aí

Editora Globo
Lotus Elan: Com motor de 4.0 Litros Supercharger e 456cv de potência, o carro faz de 0 a 100km/h em 3,5 segundos
LOTUS DE CINCO PÉTALAS

A Lotus costumava ser uma companhia que fazia carros. Agora ela é uma montadora. Revelar cinco novos veículos no Salão de Paris é um feito sem precedentes para o pessoal de Norwich. A pegadinha é que todos começam com E e são bastante parecidos. Mas quem reclamaria de um excesso de carros esportivos?

Vamos começar com o Elan: motor 4.0 litros com supercharger que o leva a 456 cv, transmissão de sete velocidades e embreagem dupla, zero a 100 km/h em estonteantes 3,5 segundos. Seu lançamento está marcado para 2013 e ele pode custar US$ 118.500 (cerca de R$ 200 mil). Pode até haver um tipo de híbrido sendo preparado, baseado no não exatamente popular KERS da Fórmula 1. Os tradicionalistas talvez fiquem tristes ao saber que o motor do novo Elan fica instalado logo atrás dos bancos dianteiros em vez de no nariz como nos Elans de outrora. Que seja.

O Eterne, sim, tem um motor na frente, um V8 que desloca cinco litros e produz 628 cv. E que também recebe alguma ajuda do KERS. Ah, e ele tem quatro portas. Em nome de tudo o que é leve, estamos falando sobre um sedã híbrido da Lotus. Com tração integral opcional. Se tudo correr como o esperado, o Eterne entrará em produção em 2015 com um preço por volta de 190 mil dólares (cerca de 320 mil reais).

Um nome conhecido na história da Lotus é o Esprit. Haverá um novo, rodando com o mesmo motor V8 5.0 litros que equipa o sedã esportivo Lexus IS F, mas com supercharger. Nesse caso, ele será regulado para 628 cv, levará o carro do repouso até 100 km/h em menos de 3,5 segundos e permitirá uma velocidade máxima de 330 km/h. Como no antigo Esprit, essa encarnação também tem motor central. Mas o antigo não tinha a opção do KERS ou custava 175 mil dólares (cerca de 297 mil reais). Aguarde o novo Expect para 2013.

Nos idos de 1958 e 1974, a Lotus fez o Elite. O primeiro era bonito, o segundo não era. Já esse... bem, depende de quem olha. Ele vai ser um tanto mais pesado graças ao teto rígido retrátil. Por outro lado, os 620 cv do motor central V8 de 5.0 litros lhe darão asas em seus pés metafóricos. A data de lançamento está marcada para 2014 e o custo da perda total deve ser de 180 mil dólares (cerca de 306 mil reais).

Por último, para todos os fins, há a terceira geração do Elise. Caso alguém esteja confuso, os Estados Unidos nunca tiveram o Mark I. E, para colocar as mãos nesse modelo, os americanos terão que aguardar até 2015 e então sacar 55 mil dólares (cerca de R$ 93.500). Assim como maiores preço e peso, o Mark III proporcionará mais na forma de conforto e acesso. A indução forçada também está nos planos. Se o carro final tiver essa aparência, não deve haver problema. Os puristas da Lotus sempre podem limpar a cabine.

   Divulgação
Porsche 911: O superesportivo tem 20 versões do mesmo modelo, duas são do Carrera GTS 2011

20 RUGIDOS

Deve ser difícil imaginar fazer 20 versões do mesmo carro, mas a Porsche conseguiu isso com o 911. Duas delas são as versões de teto rígido e teto de tecido do Carrera GTS 2011. Ele tem o mesmo corpo mais parrudo que o Turbo para acomodar uma bitola traseira mais larga que no Carrera tradicional. O que o torna melhor para detonar seus 413 cv na estrada, fazendo dele o mais potente 911 antes de entrarmos no território bruto dos GT3. Com a transmissão PDK de seis velocidade e embreagem dupla e o pacote Sport Chrono Plus, a arrancada do repouso até os 100 km/h se passa em quatro segundos cravados. O modelo de teto rígido tem preço a partir de US$ 103.100 (cerca de R$ 175.300 reais) e o cabriolet custa pelo menos US$ 112.900 (cerca de R$ 191.950).

   Divulgação
Porsche Speedster: Edição limitada com 356 unidades, o carro tem motor de 3.8 litros e 413cv de potência
NEED FOR SPEEDSTER

A mais recente adição à família 911 é o Speedster 2011. Sim, o nome famoso antigo foi tirado do baú pela terceira vez. O modelo original era, é claro, uma versão do venerável 356 feito especialmente para os clientes americanos. O que é engraçado, essa edição limitada terá 356 unidades, com 100 delas destinadas aos Estados Unidos. As características tradicionais do Speedster estão presentes: o para-brisa menor e mais inclinado e a cobertura de bolha dupla. Ainda assim, há alguns aspectos mais contemporâneos como um motor de seis cilindros em linha refrigerado a água de 3.8 litros e 413 cv, a transmissão PDK de embreagem dupla, freios de cerâmica, gerenciamento ativo de suspensão e um preço de 204 mil dólares (cerca de R$ 346.800).

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Ferrari 599: A versão SA, com motor V12, será limitada a 80 exemplares
TEMPORADA ABERTA

O estúdio Pininfarina é tão lendário quanto os carros Ferrari que usam seus designs. Em reconhecimento às oito décadas de criação de beleza automotiva, a Scuderia fez uma edição extremamente limitada da 599. Apenas 80 exemplares desse roadster com motor V12 serão feitas e o nome oficial será SA Aperta. S e A significam Sergio (o presidente honorário da Pininfarina) e Andrea (neto de Battista “Pinin” Farina, que fundou a companhia 80 anos atrás). Aperta em italiano quer dizer “aberto”. A companhia afirma que, embora seja um carro conversível, ele é tão rígido quando um cupê, mas sem o peso que acompanharia o teto. Ele também tem uma altura do solo extremamente baixa. Devido às muitas opções disponíveis, é provável que não haja dois modelos idênticos.

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Lamborghini Sesto Elemento: Feito de fibra de carbono e plástico, essa maravilha tem 578cv e faz de zero a 100km/h em 2,5 segundos
ENSINO FUNDAMENTAL

O sexto elemento – esse é o Sesto Elemento da Lamborghini. E ele é rápido: zero a 100 km/h em menos de 2,5 segundos, 578 cv de um motor V10 5.2 litros e peso de 991 kg. Montes de fibra de carbono e montes de plástico reforçado com fibra de carbono, tudo moldado para formar, bem, esse carro. Provavelmente o Sesto Elemento nunca entrará em produção, mas a Lamborghini está se gabando de sua destreza em moldar a matéria negra, bem como falando sobre “engenharia de extrema leveza... resultados de extremo desempenho... [e] extrema diversão ao volante”. A companhia jura que cada um de seus futuros produtos “será tocado pelo espírito do Sesto Elemento”. Soa divertido. Na verdade, uma série bastante limitada será feita apenas para andar em pista fechada.

Editora Globo
Maserati Gran Turismo MC Stradale: Com boa dirigibilidade, o carro tem 456 de potência e será cupê

  STRAD-IVARIUS
Simplesmente não há modelos Maserati suficientes no mundo. Mas aqui está pelo menos mais um. Trata-se do GranTurismo MC Stradale 2011. Esse modelo eleva o patamar do GranTurismo tradicional ao aumentar a potência de 432 para 456 cv. Um pouco de peso foi retirado, então isso torna as mudanças na suspensão ainda mais bem-vindas. A Maserati descreve a dirigibilidade como “afiada feito uma gilete”. Houve também alguns ajustes que aumentam a pressão aerodinâmica sem adicionar arrasto. Mais uma razão para levá-lo a sério: O MC Stradale vem apenas na forma de cupê.

Fonte:revistaautoesporte
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Fiat 500 tem série limitada a 10 unidades Versão Abarth tem as cores da companhia de petróleo Gulf

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Fiat 500 Abarth Gulf Petroleum Edition
A Abarth, marca de carros de esportivos da Fiat, e a companhia de petróleo Gulf Petroleum, formam parceria para fabricar uma série limitada de apenas 10 unidades do pequeno Cinquecento. Feito com as cores tradicionais da empresa petrolífera, o carrinho tem o que há de melhor quando o assunto é desempenho e personalização.
O primeiro exemplar fabricado será usado como prêmio de um concurso criado pela Gulf para comemorar 10 anos de atividades da companhia em Luxemburgo, pequeno país da Europa Ocidental. O carro vem com motor de 160 cavalos, bancos esportivos pintados de azul e laranja e placas que identificam o número de série.As outras nove unidades que serão feitas deverão custar 25 mil euros cada.

Fonte: revistaautoesporte
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Lamborghini apresenta modelo de duas cores no Salão de Qatar

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Lamborghini Gallardo LP560-4 Bicolore
A Lamborghini acaba de apresentar a nova versão do superesportivo Gallardo no Salão de Qatar. Sem grandes mudanças em relação ao SE de 2006, o modelo LP 560-4 Bicolore tem a carroceria pintada de duas cores e será vendido na Europa e em alguns países da Ásia.
Com motor V10 de  560cavalos de potência e tração nas quatro rodas, o carro tem teto e as colunas na cor preta preta e o resto laranja, amarelo, prata, azul ou branco. O interior é de couro preto com costura combinando com o exterior. Nos Estados Unidos, o LP 550-2, com motor um pouco menos potente, de 550cv e tração traseira, também está disponível na versão de duas cores.
Fonte: revistaautoesporte
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Volvo terá versão híbrida do V60 no Salão de Genebra

A fabricante sueca Volvo apresentará no Salão do Automóvel de Genebra, em março, o V60 Plug-in Hybrid, ainda em versão conceitual, mas que deve entrar em produção em 2012.
Volvo V60
Volvo V60 (Foto: Divulgação)
O sistema de propulsão híbrida, desenvolvido em parceria com a também sueca Vattenfall, permitirá um consumo médio de 52,63 km/l e emissões de 50 g/km.
A versão híbrida é equipada com o motor diesel D5 de 2,4 litros e 215 cavalos de potência que envia força para o eixo dianteiro, por meio de uma transmissão automática de seis velocidades, enquanto um motor elétrico de 70 cv empurra as rodas traseiras.

A montadora não divulgou dados de desempenho e fotos oficiais, mas espera-se leves mudanças na carroceria para melhorar a aerodinâmica e no painel de instrumentos para orientar o motorista sobre o sistema híbrido.

Fonte: G1
Disponível em:http://g1.globo.com

Hyundai bate seu recorde de vendas e de lucratividade no mundo

A fabricante de veículos sul-coreana Hyundai informou nesta quinta-feira (27) que o lucro da empresa apresentou alta de 48% no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, saltando para US$ 1,3 bilhão, montante recorde.
Vendas da Hyundai no exterior puxaram recorde de lucro da fabricante sul-coreana
Vendas da Hyundai no exterior puxaram recorde de lucro da fabricante sul-coreana (Foto: AP)
 
A maior montadora da Coreia do Sul se tornou uma força importante na indústria global, expandindo agressivamente no exterior, com fábricas na China, Índia, Turquia, Estados Unidos, República Checa e a Rússia. Junto com a também sul-coreana Kia, elas formam o quinto maior grupo automotivo do mundo.
As vendas totais da marca no quarto trimestre aumentaram 5,1%, para 943.791 veículos, e no ano subiram 16,3% para um recorde de 3,61 milhões unidades em 2010. De acordo com a Hyundai, os números são resultado da demanda pelo Elantra, Sonata e a nova geração do Tucson, conhecida no Brasil como ix35.

O melhor desempenho da marca foi observado nos Estados Unidos, onde o volume de vendas aumentou 53,9% para 300.000 veículos, enquanto a receita subiu 46,8%, de acordo com a fabricante. As operações na China, o maior mercado de automóveis do mundo, também foram fortes, com volume de vendas subindo 23,3%, para 703.000 veículos, e 20,8% de aumento da receita.
As vendas das fábricas da Hyundai no exterior totalizaram 1,88 milhões de veículos, um crescimento de 25,9% em relação a 2009, afirmou a Hyundai. As exportações de veículos fabricados na Coreia do Sul aumentaram 17,8%, para 1,07 milhão.


Fonte: G1
Disponível em:http://g1.globo.com