27 de jan. de 2011

Veja os supercarros que vêm por aí

Editora Globo
Lotus Elan: Com motor de 4.0 Litros Supercharger e 456cv de potência, o carro faz de 0 a 100km/h em 3,5 segundos
LOTUS DE CINCO PÉTALAS

A Lotus costumava ser uma companhia que fazia carros. Agora ela é uma montadora. Revelar cinco novos veículos no Salão de Paris é um feito sem precedentes para o pessoal de Norwich. A pegadinha é que todos começam com E e são bastante parecidos. Mas quem reclamaria de um excesso de carros esportivos?

Vamos começar com o Elan: motor 4.0 litros com supercharger que o leva a 456 cv, transmissão de sete velocidades e embreagem dupla, zero a 100 km/h em estonteantes 3,5 segundos. Seu lançamento está marcado para 2013 e ele pode custar US$ 118.500 (cerca de R$ 200 mil). Pode até haver um tipo de híbrido sendo preparado, baseado no não exatamente popular KERS da Fórmula 1. Os tradicionalistas talvez fiquem tristes ao saber que o motor do novo Elan fica instalado logo atrás dos bancos dianteiros em vez de no nariz como nos Elans de outrora. Que seja.

O Eterne, sim, tem um motor na frente, um V8 que desloca cinco litros e produz 628 cv. E que também recebe alguma ajuda do KERS. Ah, e ele tem quatro portas. Em nome de tudo o que é leve, estamos falando sobre um sedã híbrido da Lotus. Com tração integral opcional. Se tudo correr como o esperado, o Eterne entrará em produção em 2015 com um preço por volta de 190 mil dólares (cerca de 320 mil reais).

Um nome conhecido na história da Lotus é o Esprit. Haverá um novo, rodando com o mesmo motor V8 5.0 litros que equipa o sedã esportivo Lexus IS F, mas com supercharger. Nesse caso, ele será regulado para 628 cv, levará o carro do repouso até 100 km/h em menos de 3,5 segundos e permitirá uma velocidade máxima de 330 km/h. Como no antigo Esprit, essa encarnação também tem motor central. Mas o antigo não tinha a opção do KERS ou custava 175 mil dólares (cerca de 297 mil reais). Aguarde o novo Expect para 2013.

Nos idos de 1958 e 1974, a Lotus fez o Elite. O primeiro era bonito, o segundo não era. Já esse... bem, depende de quem olha. Ele vai ser um tanto mais pesado graças ao teto rígido retrátil. Por outro lado, os 620 cv do motor central V8 de 5.0 litros lhe darão asas em seus pés metafóricos. A data de lançamento está marcada para 2014 e o custo da perda total deve ser de 180 mil dólares (cerca de 306 mil reais).

Por último, para todos os fins, há a terceira geração do Elise. Caso alguém esteja confuso, os Estados Unidos nunca tiveram o Mark I. E, para colocar as mãos nesse modelo, os americanos terão que aguardar até 2015 e então sacar 55 mil dólares (cerca de R$ 93.500). Assim como maiores preço e peso, o Mark III proporcionará mais na forma de conforto e acesso. A indução forçada também está nos planos. Se o carro final tiver essa aparência, não deve haver problema. Os puristas da Lotus sempre podem limpar a cabine.

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Porsche 911: O superesportivo tem 20 versões do mesmo modelo, duas são do Carrera GTS 2011

20 RUGIDOS

Deve ser difícil imaginar fazer 20 versões do mesmo carro, mas a Porsche conseguiu isso com o 911. Duas delas são as versões de teto rígido e teto de tecido do Carrera GTS 2011. Ele tem o mesmo corpo mais parrudo que o Turbo para acomodar uma bitola traseira mais larga que no Carrera tradicional. O que o torna melhor para detonar seus 413 cv na estrada, fazendo dele o mais potente 911 antes de entrarmos no território bruto dos GT3. Com a transmissão PDK de seis velocidade e embreagem dupla e o pacote Sport Chrono Plus, a arrancada do repouso até os 100 km/h se passa em quatro segundos cravados. O modelo de teto rígido tem preço a partir de US$ 103.100 (cerca de R$ 175.300 reais) e o cabriolet custa pelo menos US$ 112.900 (cerca de R$ 191.950).

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Porsche Speedster: Edição limitada com 356 unidades, o carro tem motor de 3.8 litros e 413cv de potência
NEED FOR SPEEDSTER

A mais recente adição à família 911 é o Speedster 2011. Sim, o nome famoso antigo foi tirado do baú pela terceira vez. O modelo original era, é claro, uma versão do venerável 356 feito especialmente para os clientes americanos. O que é engraçado, essa edição limitada terá 356 unidades, com 100 delas destinadas aos Estados Unidos. As características tradicionais do Speedster estão presentes: o para-brisa menor e mais inclinado e a cobertura de bolha dupla. Ainda assim, há alguns aspectos mais contemporâneos como um motor de seis cilindros em linha refrigerado a água de 3.8 litros e 413 cv, a transmissão PDK de embreagem dupla, freios de cerâmica, gerenciamento ativo de suspensão e um preço de 204 mil dólares (cerca de R$ 346.800).

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Ferrari 599: A versão SA, com motor V12, será limitada a 80 exemplares
TEMPORADA ABERTA

O estúdio Pininfarina é tão lendário quanto os carros Ferrari que usam seus designs. Em reconhecimento às oito décadas de criação de beleza automotiva, a Scuderia fez uma edição extremamente limitada da 599. Apenas 80 exemplares desse roadster com motor V12 serão feitas e o nome oficial será SA Aperta. S e A significam Sergio (o presidente honorário da Pininfarina) e Andrea (neto de Battista “Pinin” Farina, que fundou a companhia 80 anos atrás). Aperta em italiano quer dizer “aberto”. A companhia afirma que, embora seja um carro conversível, ele é tão rígido quando um cupê, mas sem o peso que acompanharia o teto. Ele também tem uma altura do solo extremamente baixa. Devido às muitas opções disponíveis, é provável que não haja dois modelos idênticos.

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Lamborghini Sesto Elemento: Feito de fibra de carbono e plástico, essa maravilha tem 578cv e faz de zero a 100km/h em 2,5 segundos
ENSINO FUNDAMENTAL

O sexto elemento – esse é o Sesto Elemento da Lamborghini. E ele é rápido: zero a 100 km/h em menos de 2,5 segundos, 578 cv de um motor V10 5.2 litros e peso de 991 kg. Montes de fibra de carbono e montes de plástico reforçado com fibra de carbono, tudo moldado para formar, bem, esse carro. Provavelmente o Sesto Elemento nunca entrará em produção, mas a Lamborghini está se gabando de sua destreza em moldar a matéria negra, bem como falando sobre “engenharia de extrema leveza... resultados de extremo desempenho... [e] extrema diversão ao volante”. A companhia jura que cada um de seus futuros produtos “será tocado pelo espírito do Sesto Elemento”. Soa divertido. Na verdade, uma série bastante limitada será feita apenas para andar em pista fechada.

Editora Globo
Maserati Gran Turismo MC Stradale: Com boa dirigibilidade, o carro tem 456 de potência e será cupê

  STRAD-IVARIUS
Simplesmente não há modelos Maserati suficientes no mundo. Mas aqui está pelo menos mais um. Trata-se do GranTurismo MC Stradale 2011. Esse modelo eleva o patamar do GranTurismo tradicional ao aumentar a potência de 432 para 456 cv. Um pouco de peso foi retirado, então isso torna as mudanças na suspensão ainda mais bem-vindas. A Maserati descreve a dirigibilidade como “afiada feito uma gilete”. Houve também alguns ajustes que aumentam a pressão aerodinâmica sem adicionar arrasto. Mais uma razão para levá-lo a sério: O MC Stradale vem apenas na forma de cupê.

Fonte:revistaautoesporte
Disponível em:http://revistaautoesporte.globo.com

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