27 de jan. de 2011

Huayra: todos os detalhes do Pagani de 370 km/h que parece um... bagre?


O substituto do Pagani Zonda finalmente foi apresentado pela empresa. Do Huayra, que já vimos em imagens vazadas, temos agora as especificações e um mar de fotos. Confira aí.


Vamos deixar de lado o controverso design. A Pagani recebeu uma ajudinha de seus amigos de longa data no modelo. A AMG fornece o seu V12 biturbo de 6 litros, que produz mais de 700 cavalos e 112,1 kgfm de torque, nada mal para um carro que pesa 1.350 quilos.

A Xtrac, que fornece para a F1, marca presença com uma caixa sequencial de sete velocidades que pesa apenas 96 kg. A Pagani não revelou muitos dados de desempenho, divulgando apenas que chega aos 96 km/h em 3,3 segundos e 370 km/h de máxima, além de atingir os requisitos de segurança nas Américas e Europa.

A parte aerodinâmica é tão detalhada quanto, com quatro flaps independentes controlados por computador para ajustar o downforce. Sério. Em um carro que se pode comprar para andar por aí. Os pneus estão certificados para a velocidade do veículo, obviamente. Sob tudo isso está uma estrutura tubular em carbono-titânio sobre uma suspensão pushrod com peças em alumínio e molas ajustáveis da Öhlins. Por mais que se possa questionar o desenho, o potencial do carro é indiscutível. Mas sempre há aqueles que reclamam de tudo e todos.

O preço é de um milhão de euros, e uma fração significativa do valor com certeza foi gasto no interior, que chega a dar vertigem tamanha a quantidade de detalhes.

E para fechar, uma historinha.
Lendas antigas contam de Aymara Huayra Tata, deus do vento, que controla as brisas, ventos e furacões que afetam as montanhas, ravinas e encostas da cordilheira dos Andes. Dizem que Huayra Tata vive em seus montes e vales, deixando-os apenas para demonstrar seu poder a sua esposa, Pachamama, a mãe terra.
Com seu poder, o deus do vento Huayra Tata eleva as águas do lago Titicaca e as transformam na chuva que cai sobre a fértil Pachamama. Quando Huayra Tata dorme, as aguas e rios se acalmam. Mas a calmaria antes da tempestade está com os dias contados…
O pessoal da revista inglesa EVO teve o privilégio de filmá-lo bem de perto, sem os caprichos das fotos de estúdio. No vídeo, é possível ter uma noção menos idealizada do novo supercarro da Pagani. Assistam e comentem abaixo.

Fonte:.jalopnik
Disponível em:http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: