27 de jan. de 2011

Fórmula 1 2020, na visão de Pat Symonds [UPDATE]


Enquanto uma equipe de projetistas e diretores técnicos da FIA preparam o regulamento para os próximos anos, a revista F1 Racing perguntou ao projetista-chefe da Renault, Pat Symonds, como seriam os modelos usados na temporada 2020, daqui a nove anos. Sua projeção, apesar de não parecer muito diferente dos modelos usados atualmente, reflete algumas mudanças importantes.
Vale lembrar que a partir de 2013 termina a proibição do desenvolvimento de motores, ano em que deve surgir o motor 1.6 de quatro cilindros turbo. Antes disso, o KERS vai voltar com potencial renovado para até 250 cavalos momentâneos. O grupo de trabalhos técnicos (TWG) da FIA e engenheiros como Patrick Head e Rory Byrne também discutem uma série de mudanças aerodinâmicas para a mesma data.
O carro imaginado por Symonds leva em conta algumas das informações já divulgadas – caso do downforce reduzido proporcionado pelas novas asas, e a volta do efeito-solo, por exemplo. Banido da F1 quando as velocidades pareciam incompatíveis com as condições das pistas e a segurança que os carros poderiam proporcionar, o efeito solo deve permitir o desenvolvimento de carros menos sensíveis a mudanças de inclinação, com suspensões de rigidez mais balanceada.

Na projeção acima, as entrada de ar para os radiadores ganham abertura varíável de formato aerodinâmico, capazes de reduzir o arrasto em altas velocidades. É possível também notar uma diminuição da asa dianteira, uma asa traseira mais “limpa”, sem aletas, e rodas maiores, além do assoalho não plano. E aquela tomada de ar acima da cabeça? Elas se tornariam desnecessárias com motores de quatro cilindros.
Infelizmente, Symons explica que devido à downforce gerada pela própria estrutura do carro ser mais suscetível às influências do bólido à frente, as ultrapassagens podem sofrer outro revés. Esta provavelmente será a missão do KERS: facilitar ultrapassagens para que o público não fique ainda mais entediado.
Diferente de alguns boatos, Symonds não imagina carros com para-brisa, nem com as rodas cobertas. A matéria completa na sai na F1 Racing. Até lá, ainda dá tempo de tentar entender o novo regulamento para este ano.

Fontejalopnik.:
Disponível em:http://www.jalopnik.com.br

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