27 de jan. de 2011

Mercedes-Benz e os 125 anos do automóvel



Em 29 de janeiro de 1886, 125 anos atrás, Carl Benz, em Berlim, pediu a patente do seu triciclo motorizado - foto acima -, dando origem a uma das invenções mais importantes da história da humanidade: o automóvel. A criação de Benz é o símbolo do espírito pioneiro e marcou o início de uma nova era da mobilidade. Neste mesmo ano, 1886, Gottlieb Daimler criou uma carruagem motorizada - foto abaixo - que se tornou o primeiro automóvel de quatro rodas do mundo. Ambas as criações significaram um símbolo da liberdade individual e um fator económico de grande importância.

Desta forma, os fundadores da atual Daimler AG e criadores da Mercedes-Benz deram o primeiro passo para o desenvolvimento de automóveis, veículos comerciais e ônibus como os conhecemos hoje. Desde então, a empresa estabeleceu sua marca na história do automóvel e se tornou protagonista na evolução de aspectos essenciais, desde o motor até o design, passando pela segurança e pelo conforto.

"A paixão por inventar não tem fim", famosa frase de Carl Benz, e "O melhor ou nada", de Gottlieb Daimler, se aplicam a Mercedes-Benz desde sua criação. Além do primeiro carro, a Mercedes-Benz também foi a responsável pelos primeiros ônibus e caminhão na história. Com mais de 80 mil patentes, a segurança é uma prioridade para a marca desde seu início. Desde o habitáculo rígido com zonas de deformação controladas, patenteado pela Mercedes-Benz em 1951, até o cinto de segurança e o airbag, foram muitas inovações práticas que af abricante incorporou ao longo dos anos.

Os sistemas ABS e ESP com regulagem eletrônica também foram desenvolvidos pela Mercedes. O sistema anti-bloqueio de freios (ABS) debutou em 1978. O airbag em 1981. E, em 1995, a Mercedes mostrou ao mundo o programa eletrônico de estabilidade ESP. Estas invenções podem parecer banais para os motoristas de hoje em dia, mas foram avanços incríveis que só foram possíveis graças ao investimento e pioneirismo da marca que criou o automóvel.



 
Fonte:motordream
Disponível em:http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: