Novo modelo de entrada da GM chegará ao mercado em 2012
Glauco Lucena
Concepção do Opel Agila serve de base para o desenvolvimento do Ônix, mas desenho será bem diferente
De todos os projetos secretos da GM, o mais bem escondido é o do Ônix, modelo subcompacto que deverá aos poucos ocupar o lugar do
Celta. Tanto sigilo se explica, pois esse é o segmento mais importante do mercado brasileiro, em termos de volume. Ele mira nos dois líderes de mercado, o
Gol e o
Uno.
Autoesporte conseguiu, em parceria com o site
Novidades Automotivas, algumas pistas de como será o modelo. A inspiração para o projeto foi o
Opel Agila, subcompacto vendido na Europa e desenvolvido com ajuda da Suzuki (sua geração atual é de 2007). Por que
Agila? Por causa de suas proporções, consideradas ideais para o mercado brasileiro. Ele tem silhueta de uma microvan, com quatro portas e cinco lugares. É mais curto que o
Celta, mas bem mais alto e com excelente aproveitamento de espaço interno e porta-malas. Logo, o formato do Ônix será igual ao do
Agila.
Mas só a casca. O desenho vem sendo trabalhado há um bom tempo pelo chefe de design da GM do Brasil, Carlos Barba. Terá a cara dos novos
Chevrolet, com grade cortada por uma barra com gravatinha. Por isso, em alguns aspectos, lembrará o
Spark, que é um pouco menor que o
Agila e tem porta-malas diminuto. A produção começa no segundo semestre do ano que vem, em Gravataí (RS). Os motores usados serão os da nova fábrica de Joinville (SC), que também fica pronta em 2012.
A ironia do destino é que a
GM está abandonado o DNA Opel em seus modelos, depois de décadas de sucesso das linhagens
Opala, Chevette,
Monza,
Kadett,
Corsa,
Astra,
Vectra,
Meriva e
Zafira. Na nova fase, o único a manter em pé na
Opel será justamente o modelo de entrada da linha.
Confira outras 10 novidades que a
GM prepara para os próximos anos na edição de abril da revista
Autoesporte que está nas bancas ou na versão para iPad.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):
http://revistaautoesporte.globo.com/