10 de nov. de 2011

Os dez apetrechos mais geeks para carros


Para os obcecados (e desengonçados) por dados informativos no mundo automotivo, não basta ser mais rico e ter uma vida melhor que os outros, é preciso ter o equipamento-eletrônico-de-auxílio-a-alguma-coisa mais avançado de todos. Conheça dez ferramentas nerdcores perfeitas para o cientista que acelera dentro de você.

Traqmate


Se você quer ir mais rápido, precisa começar a estudar seus números. Transformar suas voltas em dados exatos não só é uma maneira bem nerd de demonstrar sua habilidade para gastar dinheiro e/ou tempo em seus trackdays, como também a maneira para encontrar aqueles milésimos de segundo que todos procuram.

Bússola no para-brisa


Como se ler mapas já não fosse suficientemente estranho nos dias de hoje, manter uma bússola flutuante grudada no para-brisa é a verdadeira experiência CDF. Um meio termo entre se orientar pela posição do sol ou simplesmente ceder às ordens da voz no GPS.

Durômetro para pneus


Ele mede a dureza de seus pneus. Assim como o Traqmate, é praticamente exclusivo para as pistas, mas merece uns mil pontos geeks para o campeão que checa o estado da borracha. Afinal de contas, verificar a profundidade dos sulcos com uma moeda é a forma mais usual de descobrir quando se precisa de novos pneus.

Registro de combustível


Não importa o quanto as pessoas percam tempo falando de consumo durante a compra do carro, ninguém mantém um registro de consumo de combustível e quilometragem em um caderno/planilha/celular/papiro. Bem, exceto os nerds. Especialmente nerds com mostradores de nível do tanque quebrados. O grau não muda muito se você registra tudo em um rolo de papel higiênico, planilha no Excel ou na Internet.

Instalar um iPad no painel


Geeks fuçando em seus carros para instalar seus queridos iPads  não é novidade, mas a incrível sensação de modernidade e exclusividade ainda persiste. Esse tipo de modificação ainda dá muito pano para a manga, e quando vimos que você pode programá-lo para mostrar dados com o visual do Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, já imaginamos o elenco inteiro de Big Bang Theory a bordo.

Computador de rali


Ninguém no trânsito precisa saber o tempo, velocidade média, distância exata percorrida e outros dados com a sofisticação ou precisão de um computador para ralis. Apenas os pilotos de rali precisam disso. Mas talvez você queira um. Talvez queira saber exatamente quantos segundos leva entre tirar o carro da garagem e virar à direita na esquina do posto de gasolina. Você precisa ser um nerd maluco para querer um desses, e ainda vai precisar de um navegador para lhe ajudar na tarefa.

Tela multifunção


Fanáticos por carros se esbaldam com todo o tipo de informação. Não basta gastar todo o tempo livre transformando nossos carros em feras do asfalto. Precisamos visualizar todo esse desempenho. Queremos os dados nas pontas dos dedos. A tela multifunção da Ark Design se liga aos computadores do carro e exibe as informações que queremos: RPM, velocidade, posição do acelerador, pressão do óleo, temperatura da água e muito mais.

Megasquirt


Qualquer um pode comprar uma nova ECU, mas você ter que ser um verdadeiro nerd para montar a sua própria. O leitor rotundapig resume bem a experiência com o Megasquirt:
Tudo o que você recebe é uma placa de circuito impresso, um invólucro, alguns resistores, diodos e outras peças. Não há uma espécie de manual de instruções. Se você realmente pretende que ele funcione, terá que saber exatamente o que está fazendo (sem contar que você precisa saber manusear um ferro de solda).

Diagnóstico do carro no smartphone


Alguns podem se perguntar se enviar os dados do computador do carro para o celular é ser geek ou ser nerd, mas o simples fato de se perguntar isso invalida a questão. Por uma pequena quantia no exterior é possível adquirir um software para seu querido smartphone que o faz conversar com o carro. Em questão de instantes você estará monitorando a curva de torque de seu motor em tempo real. A única dúvida é se o guarda vai te multar por usar o telefone ao dirigir.

Diagnóstico do carro no Game Boy


Ligar o computador de bordo do carro a um Game Boy Advance é o equivalente nerd a escalar o Everest sem um tanque de oxigênio. Você se expõe ao ridículo entre os fanáticos por tecnologia automotiva, mas vale tudo na busca pelo Santo Graal dos gadgets. O sistema não é nenhuma piada, e por mais que eu não espere entender como ele trabalha, só o fato de aparentemente funcionar já é suficiente para colocar meu cérebro em parafuso.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: