9 de nov. de 2011

Os capacetes mais legais das pistas de corrida


Mais que um equipamento de proteção, o capacete do piloto é sua forma de expressão e identidade pessoal nas pistas. Dos discretos e tradicionais aos irreverentes e passionais, eles também dizem muito sobre a personalidade do piloto. Aqui estão os dez mais legais.

Jorge Lorenzo



Sugerido por: Lucas_tuti
Por que é legal? Capacetes de astronautas sempre são legais, e em 2009 o piloto espanhol Jorge Lorenzo decidiu celebrar os 40 anos da chegada do homem à Lua com um capacete pintado de modo semelhante ao de um astronauta. Na parte de trás, há uma foto da pegada de Neil Armstrong na superfície lunar adornada pela frase “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”.

Rubens Barrichello


Sugerido por: Marcos
Por que é legal?  Como disse nosso leitor Marcos. “Ao contrário de muitos pilotos atuais, que gostam de mudar a cada corrida, ele o manteve desde sempre, tornando-se uma marca pessoal. Talvez esse tipo de identidade esteja acabando, mas é algo que alguns pilotos mais antigos ainda mantém e que gosto muito”. Barrichello mantém o mesmo desenho em seu capacete desde que era uma criança correndo de kart, há quase 30 anos. A pintura foi idealizada pelo próprio Rubens e adaptada por Sid Mosca. As cores tem um significado especial: o vermelho-alaranjado é uma lembrança do seu primeiro capacete, presente de Ingo Hoffman; e topo azul, uma referência ao capacete de Raul Boesel, a quem Rubens admirava na época.

José Carlos Pace


Sugerido por: Serrot288
Por que é legal?  A maioria dos capacetes dos anos 60 e 70 não têm algum significado especial por trás da pintura. Geralmente possuem apenas um desenho representando movimento e velocidade, como as setas amarelas do capacete de José Carlos Pace. O que a torna especial é que na véspera do GP dos EUA de 1974, Pace sonhou com seu já falecido pai lhe dizendo que a seta apontada para baixo “pesava muito” e deveria livrar-se dela. Pace saltou da cama, pegou uma lâmina de barbear e cortou os adesivos para inverter o sentido da ponta da seta, transformando-a em uma faixa larga. No dia seguinte conquistou o segundo lugar, em uma dobradinha da Brabham, seu melhor resultado até então.

Valentino Rossi


Sugerido por: d_mach1
Por que são legais? O capacete oficial de Valentino Rossi usa desenhos estilizados do Sol e da Lua, representando os dois lados de sua personalidade. Os desenhos criados por Aldo Drudi são verdadeiras obras de Pop Art para as pistas, mas há também os capacetes especiais que Rossi costuma usar, como o impagável casco com seu próprio rosto estampado, ou o “Galinha Velha”, uma sátira a si mesmo. Bom humor é sempre legal.

Lewis Hamilton



Sugerido por: @AllTimeGiorgio
Por que é legal? Por que é uma homenagem de um grande piloto ao seu maior ídolo, Ayrton Senna. Hamilton usou uma versão estilizada das linhas do icônico capacete amarelo, azul e verde de Senna, adicionando outras duas faixas – branca e vermelha – representando as cores de seu país. Para muitos, o capacete amarelo em um McLaren é nostalgia pura.

Giacomo Agostini


Sugerido por: Pedro
Por que é legal? Com uma faixa verde e outra vermelha ladeando o topo branco, Agostini conseguiu reproduzir a bandeira italiana de forma discreta e elegante.

The Stig


Sugerido por: Bruno
Por que é legal?  Tal como o rosto de Darth Vader é uma máscara negra e ofegante, o rosto de Stig é um capacete branco com viseira azul metalizada. Não foi preciso pintura, nem design exclusivo e inovador. Ao criar o Stig branco, Andy Wilman e sua equipe do Top Gear simplesmente optaram por usar um clássico Simpson Diamondback branco com a viseira original azul metalizada. Desde então, para toda uma nova geração de gearheads, ele passou a ser “o capacete do Stig”.

Jackie Stewart


Sugerido por: Dsf_
Por que é legal? A faixa xadrez no capacete branco de Jackie Stewart chama-se, na realidade, tartan, e simboliza a Casa de Stewart, uma linhagem nobre britânica à qual pertenceram oito monarcas da Escócia. Filosofando um pouco, poderíamos dizer que faz todo o sentido, considerando a nobreza de Sir Jackie na condução do carro e de sua grande causa, a segurança nas pistas. Crédito da foto: synfluent.com

Nelson Piquet


Sugerido por: Guto
Por que é legal? Por influência do pai, Estácio Souto Maior, Nelson Piquet tentou ser tenista, mas não achava o esporte muito empolgante, queria mesmo era correr de carro. Sem a aprovação dos pais, disputava corridas com sobrenome da mãe para não ser descoberto. Mas Nelson no fundo gostava do esporte, por isso ao criar a identidade de seu capacete adotou um desenho estilizado dos dois gomos que formam uma bola de tênis. Crédito da foto: F1-photo.com

David Coulthard


Sugerido por: Buga
Por que é legal? O capacete de David Coulthard talvez seja o mais simples, já que sua pintura é a bandeira da Escócia pura e sem estilizações. Acontece que a bandeira escocesa traz a cruz de Santo André, o que faz com que o de Coulthard pareça com o do Corredor X, o irmão de Speed Racer. Ou do X-Men, no caso do capacete em que homenageou seu amigo e compatriota Colin McRae.
Fonte: jalopnik.com.br
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: