8 de jan. de 2012

Como fazer uma ligação direta no seu carro


Poder dar a partida sem chave virou moda nos carros mais novos. Não é injusto que você não possa ter o sublime prazer de ligar seu carro sem uma chave só porque dirige uma jabiraca de vinte anos atrás? É sim. Então eu estou aqui para ajudar, contanto que você aceite o fato de que “partida sem chave” é só um jeito afrescalhado de dizer “ligação direta”.

Saber como fazer ligação direta em um carro é só mais uma daquelas coisas que qualquer um que tenha o mínimo interesse em carros deveria saber fazer; não que você vá sair por aí roubando carros (mesmo porque o que você vai ler aqui provavelmente não vai te ajudar muito com isso), mas para te ajudar a encarar seu carro como uma máquina compreensível e fascinante. Para muitos leitores isso será, na melhor das hipóteses, uma mera revisão, mas para aqueles que não estão muito familiarizados com alguns conceitos básicos do funcionamento de um carro, relaxem, é mais fácil do que parece.

Escolha sua vítima


Beleza, vamos ver o que precisamos. Para começar: um carro, senão isso aqui vai ficar chato rapidinho. O ideal seria usar seu próprio carro, ou o de alguém que não ficará furioso quando descobrir que você consegue ligá-lo sem a chave. Outra coisa, o carro deve ser, de preferência, da metade dos anos 90 ou mais velho. Dali em diante, quase todo carro vinha com um imobilizador, e alguns com alarme, e fazer ligação direta em algo assim é um processo bem mais complicado. Os últimos carros em que fiz isso eram do meio da década de 90, então podemos considerar esse o nosso limite.
Você também vai precisar de pelo menos três cabos jacaré, fita isolante, uma faca/canivete, e talvez uma chave de fenda.
E devo deixar bem claro que isso NÃO é um guia de como roubar um carro – para isso temos os video games. Isto é só uma maneira simples de ligar um carro sem chave, e funciona melhor como um truque para impressionar os amigos ou como experiência de aprendizado, já que quase tudo que saiu das linhas de montagem depois de 1969 veio com trava de direção, e nem vou começar a falar disso. Então podem relaxar, politicamente corretos. Ensinei essa técnica para alguns garotos em duas grandes cidades aqui dos EUA, todos acharam o máximo, mas até agora não se ouviu falar de ondas de roubos a carros ao estilo Oliver Twist.

A grande ideia


Basicamente, fazer ligação direta em um carro consiste em fazer uma avaliação cuidadosa da engenharia por trás do sistema de ignição de um carro, ficar de queixo caído, e então fazer de tudo para evitar mexer com ele. O miolo de ignição geralmente faz seu trabalho muito bem, e não faz sentido tentar ludibriá-lo. Pense nisso como Indiana Jones lutando com aquele cara da espada. O cilindro de ignição é como lutar com esse cara usando uma espada, e e evitá-lo é como usar um revólver. E nós vamos usar um revólver.
O truque aqui é ter consciência do que acontece quando se vira a chave: circuitos se fecham. É só isso, na verdade. Virar a chave é basicamente conectar três coisas: a bateria, com seus deliciosos 12 volts de eletricidade cremosa, o sistema elétrico/de ignição, e o motor de arranque. O que faremos é conectar esses três componentes sem a ajuda de uma chave.

Hora da pesquisa


E como descobrimos como conectar esses componentes? Bem, a resposta padrão é usando aquele monte de fios entulhados debaixo do painel e atrás da coluna de direção. A resposta mais específica é que teremos que pesquisar para descobrir quais desses fios queremos usar.
Poderíamos simplesmente usar um multímetro para testar fio por fio e depois de muito tempo descobrir qual é o fio certo, mas vamos supor que sabemos qual é o carro em que estamos trabalhando, e quanto menos tempo passarmos espremidos debaixo do painel, melhor. Então sugiro que você use o Google para procurar os diagramas da parte elétrica do seu carro, ou ir a uma loja de autopeças e olhar os manuais de serviço até que o cara da loja te diga que não ali não é uma biblioteca, ou seguir os conselhos do cara da loja e ir até uma biblioteca (Nota do tradutor: para nós aqui no Brasil, também é uma boa procurar em fóruns na internet específicos de cada marca/modelo, onde normalmente se compila manuais escaneados dos carros).
Para a maioria dos carros não será difícil conseguir essas informações. O que você procura é a cor dos fios de 12v da bateria (quase sempre vermelhos), dos sistemas elétricos/de ignição do carro (cujas cores variam muito), e do motor de partida (costuma ser amarelo, mas pode variar). Com essa informação em mãos, podemos começar.

Mão na massa


Ok, vamos começar. Entre no carro e vá para debaixo do painel, bem abaixo da coluna de direção. Provavelmente você precisará desparafusar ou só desencaixar uma ou duas tampas plásticas para ter acesso aos chicotes de fios enrolados. É intimidador no começo, mas você não demorará a perceber que serão, provavelmente, três chicotes principais, e um deles que vai até a própria coluna de direção. É esse o que queremos, já que é ele que se liga ao sistema de ignição.
Olhe para esse chicote para localizar as cores: bateria (vermelho), ignição (depende) e motor de arranque (talvez seja amarelo, talvez não). Esses fios se conectam às posições no cilindro, além de outra, aquela que te permite ligar o rádio. Se quiser, você pode identificar esse fio também, mas normalmente não é necessário.

Preparando os fios


Depois de identificar os fios, puxe-os delicadamente para separá-los do feixe principal. O método que vou descrever agora permitirá que você tenha acesso a esses fios de forma facilmente reversível – não queremos cortar nenhum deles, precisamos apenas de sua corrente elétrica. Pois bem, você precisa pegar sua faca/canivete e fazer um pequeno buraco na capa dos fios, deixando uma pequena parte do metal exposta. Faça isso com os três fios, tendo certeza de que os buracos estejam distantes um do outro o suficiente para que eles não se toquem acidentalmente, causando um curto circuito em tudo. Preste atenção também em partes de lataria expostas dentro do carro que possam tocar os fios e causar um curto. Atenção: se o carro tiver airbags, um curto-circuito pode (e vai) acioná-los, e aí você estará com sérios problemas.
Com os fios desencapados, pegue os cabos jacaré e prenda a garra exatamente no metal exposto, certificando-se de que o metal e os dentes da garra estejam fazendo bom contato. Faça isso com os três fios e você terá três cabos jacaré pendurados debaixo do painel.

Agora a coisa fica séria


Certo, estamos quase lá. Agora, pegue o cabo ligado ao fio da bateria e o da ignição e ligue-os um no outro. Se tudo der certo, você verá as luzes no painel acenderem como se você tivesse virado a chave normalmente – na verdade, é o equivalente a deixar a chave na posição da bateria. O carro está pronto para funcionar. Se o carro for manual, você precisará acionar a embreagem, se for automático, deverá estar no modo Park ou Neutro. Uma vez pronto, toque (não prenda) com a garra do cabo ligado ao fio do motor de arranque a junção dos dois outros cabos, e o motor de arranque deverá pegar e o motor funcionará em toda sua glória. Você provavelmente verá algumas faíscas no processo, mas nada preocupante – a não ser que seu carpete esteja banhado em gasolina.
Assim que o motor der a partida, remova o cabo do motor de arranque do par conectado, e o motor deverá continuar girando. Para desligar o motor, simplesmente desconecte o cabo da bateria do cabo da ignição. E acabou!
Fácil, não? Quando acabar de brincar, use a fita isolante para cobrir as partes desencapadas dos fios. Não queremos que seu carro tenha um curto ou algo do tipo. Eu acredito mesmo que isso seja algo que vale a pena tentar. É fácil, informativo, te aproxima do seu carro, e te torna uma pessoa ainda mais maneira porque, cara, você acabou de fazer uma ligação direta! Ah, e caso um dia você estiver longe de casa e perder a chave, vai economizar um bom tempo e uma boa grana.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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