12 de nov. de 2011

Opala Envemo, andando por aí...! Como assim?


Muito antes dos ecochatos, emos, vampiros que brilham, indústria das multas, máfia da gasolina e automóveis que prometem andar muito e não aceleram nada; houve uma época na qual os carros e seus donos eram mais imperfeitos, mas mais felizes.
Se vocês possuem boa memória, vão lembrar  sobre os Kits Envemo para Opala, que sintetizam tudo aquilo que perdemos em quase três décadas.
Bem, agora é hora de vermos a mosca cromada com olhos de rubi: um Opala com acessórios da Envemo na cor Azul Le Mans, rodando nas ruas de Curitiba.

Além do estado impecável de conservação do carro – a pintura, levemente opaca, parece original de fábrica –, duas coisas chamam bastante a atenção neste Opala: as lanternas inteiriças Forlon (veja o funcionamento sequencial delas no video abaixo) e o jogo de pneus e rodas. As rodas de aço eram opcionais da própria Envemo, e o seu design era virtualmente idêntico às peças que equipam os Dodge Dart. Já os pneus que equipam este Opala vieram dos EUA: são os diagonais Firestone Wide Oval, idênticos aos da época, fabricados pela Coker Tire sob licença. No Brasil, os pneus de letra branca eram o Goodyear Banda Larga aro 14.

São pneus lindíssimos, mas como todo diagonal que se preze, está anos-luz abaixo do que a indústria fornece hoje. Eles copiam todas as ranhuras do asfalto, exigindo sempre duas mãos ao volante, suas laterais (flancos) são duros demais em linha reta – mas ao mesmo tempo, dobram sob a roda em curvas velozes – e oferecem bem menos aderência, principalmente em piso molhado. Mas para andar tranquilamente, passear e fazer viagens curtas, podem ser usados sem problemas. Afinal, a galera usava estes pneus diariamente e até em corridas amadoras na década de 70!

Neste outro vídeo, podemos ver as lanternas inteiriças e os piscas sequenciais em funcionamento. O sistema, da Plásticos Forlon, foi inspirado nas lanternas do Mercury Cougar, lançado em 1967.

Agora, o que temos aí no vídeo é só o que pode ser visto. A frase parece óbvia, mas faz sentido quando lembramos que a Envemo oferecia a seus clientes comandos de válvulas de diversas graduações, carburação dupla ou tripla, pistões taxados, válvulas maiores, sistema de ignição aprimorado; molas, amortecedores (ajustáveis, da Koni!) e barras estabilizadoras de maior carga; além de relações de diferenciais mais curtas e até um câmbio de cinco marchas. Tudo com o aval da General Motors. Vai saber o que tem nas entranhas desse singelo Opalinha Opalão (Chuck Norris’ car, AP Killer, etc) azul…

E aqui, chegamos à conclusão de que o dono curte e entende do babado. Estas rodas 15×10 de Stock Car, fabricados pela Scorro em magnésio, eram utilizadas nos anos dourados do automobilismo brasileiro, na categoria de carros modificados Divisão 3. Como dá pra perceber, a sua largura e off-set exigiam belos alargadores de paralama. Veja o Opala de Pedro Victor de Lamare na foto abaixo, usando rodas similares em seu carro.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

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