13 de nov. de 2011

Mercedes comprova domínio e vence a 2ª no RS; Negrão recupera ponta

Com Paulo Bonifácio e Sergio Jimenez, Mercedes venceu a segunda no Velopark. Foto: Ivan Pacheco/Terra Com Paulo Bonifácio e Sergio Jimenez, Mercedes venceu a segunda no Velopark
Foto: Ivan Pacheco/Terra


Felipe Held
Direto de Nova Santa Rita (RS)
Vencer a corrida de estreia da Mercedes SLS AMG no Velopark no sábado não foi o bastante para a equipe de Paulo Bonifácio e Sergio Jimenez na penúltima etapa da temporada 2011 da Itaipava GT. Neste domingo, a dupla, que largou na quarta colocação, fez mais uma corrida incrível, superou os líderes do campeonato e voltou a vencer em Nova Santa Rita. Valdeno Brito, que chegou a ter a liderança, abandonou a prova e viu a AH Competições perder o primeiro lugar da categoria para Xandinho e Xandy Negrão, que terminaram em segundo.

Depois de receber o carro de Boni no quarto lugar, Jimenez não teve medo de atacar Valdeno Brito e ganhar a primeira posição com menos de 15 minutos para o final da corrida. Tranquilo, ele cruzou a linha de chegada, deixando para trás as Lamborghinis LP600 de Xandinho/Xandy Negrão e de Ricardo Maurício/Bruno Garfinkel, segundo e terceiro colocados, respectivamente. O pódio no Velopark ainda teve Chico Longo/Daniel Serra, da Via Itália, no quarto lugar, e Rafael Derani e Cláudio Ricci, da Crystal Racing Team, no quinto degrau.
"Mexemos um pouquinho no carro para a prova de domingo. O campeonato está equilibrado e a Mercedes veio engrandecer a disputa", comemorou Jimenez, enquanto Bonifácio citou o mérito da equipe para vencer a prova: a largada. "Tive sorte de não me envolver em nenhum acidente no começo, que é a parte mais difícil para as corridas de domingo. Mas mesmo assim não imaginávamos que seríamos tão competitivos, só que o Velopark favorece bem também".
O Ford GT da dupla Matheus Stumpf e Valdeno Brito, que chegou a pegar fogo no final da corrida de sábado na cidade gaúcha, voltou a ter problemas. Apesar de ter largado na primeira posição, a dupla abandonou a prova e seguiu com 204 pontos acumulados no ano. Melhor para Xandy e Xandinho Negrão, que alcançaram os 214 e pularam para o primeiro lugar.
"Jogamos ontem um segundo lugar fora, assim como fizemos muitas vezes na temporada", comentou Xandinho. "Mas, quando soube hoje que o Valdeno havia abandonado, resolvi só levar o carro para casa e garantir a liderança. Mas estamos praticamente empatados, vai ser difícil lá em São Paulo", acrescentou.
A corrida:
Líder da temporada até então e pole para a última prova, Stumpf não conseguiu um bom rendimento com seu Ford GT no início da corrida e falhou para defender a primeira posição. Além de ser ultrapassado por Cleber Faria e perder a ponta, ele ainda viu Xandy Negrão, que havia saído em quarto, ter uma ótima recuperação e pular para o segundo posto.
Negrão, que havia sofrido uma punição na corrida de sábado e perdido a oportunidade de colocar a AH Competições na liderança do campeonato, pressionou Faria e tomou o primeiro posto com menos de duas voltas. Stumpf, entretanto, reagiu bem depois de uma falha de Faria: recuperou o segundo lugar, atacou Xandy e fez a ultrapassagem na oitava volta.
Stumpf tirou proveito do tráfego de retardatários para abrir vantagem sobre Negrão, que, por sua vez, precisou se preocupar com o Mercedes SLS AMG de Paulo Bonifácio, carro estreante na Itaipava GT e vencedor da prova de sábado. Mais veloz, Boni deixou Xandy para trás com 12 voltas completadas.
Recuperado do incidente de sábado, quando o Ford chegou a pegar fogo no final da corrida, Matheus liderava com tranquilidade a prova até a entrada do safety car na volta 16, quando passou a ver Bonifácio e Negrão mais próximos. O pelotão da frente, aliás, não demorou para se desgarrar dos demais rivais.
A troca de pilotos na metade da prova deixou a disputa no Velopark ainda mais emocionante, com Valdeno Brito na liderança e uma vantagem insignificante sobre Sergio Jimenez, a bordo da Mercedes, e de Xandinho Negrão, na Lamborghini LP600. O trio, separado por 0s3, passou a trocar ataques curva após curva, até que Valdeno conseguiu se desgarrar dos rivais.
Apesar de o carro 7 da equipe AH ter aberto uma pequena vantagem na primeira posição, Sergio Jimenez esbanjou ousadia para se reaproximar a Valdeno. A ultrapassagem foi questão de algumas voltas, e a Mercedes SLS AMG, sensação do final de semana em Nova Santa Rita, tomou a liderança com pouco mais de 15 minutos para o final da prova.
Valdeno Brito poderia defender o primeiro lugar da dupla com Stumpf na temporada mesmo se ficasse em segundo neste domingo no Velopark, mas não conseguiu sequer terminar a prova. O paraibano voltou a ter problemas com o Ford, abandonou na 35ª volta e deixou o topo da tabela de classificação para Xandy e Xandinho Negrão. Pai e filho, que haviam chegado a Nova Santa Rita 26 pontos atrás da dupla da Ford, agora chegam com grande ânimo para a última etapa da Itaipava.
Restando 40 pontos em jogo na Itaipava GT, a décima e decisiva etapa da competição será realizada em dezembro, em São Paulo. No final de semana do dia 18, o Autódromo de Interlagos receberá as duas provas que decidirão os campeões do ano.
GT4:
Marçal Melo e William Freire conseguiram a vitória na disputa da GT4, dando sobrevida ao campeonato. Isso porque Cristiano Federico e Caio Lara, que haviam sido os campeões da prova de sábado, tiveram problemas logo no início deste domingo no Velopark e tiveram que abandonar. Antônio Jorge Neto e Alexandre Zaninotto ficaram em seguindo, seguidos de Marcello Sant' Anna e Christian de Rey.
Confira como ficou o pódio da segunda corrida no Velopark:
1º) Sergio Jimenez/Paulo Bonifacio: 52 voltas em 50min51s028
2º) Xandinho Negrão/Xandy Negrão: a 0.527
3º) Bruno Garfinkel/Ricardo Mauricio: a 23s579
4º) Chico Longo/Daniel Serra: a 32s416
5º) Rafael Derani/Cláudio Ricci: a 35s045
GT4:
1º) Marçal Melo/William Freire 2º) Antônio Jorge Neto/AlexandreZaninotto 3º) Marcello Sant' Anna/Christian De Rey 4º) Felipe Roso/Pierre Ventura 5º) Otavio Mesquita

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br/

Nenhum comentário: