9 de nov. de 2011

Em vistoria, Kassab "ignora" Curva do Café e celebra nova arquibancada

Segundo Gilbero Kassab, FIA ainda não pediu mudanças na curva do café. Foto: Bruno Santos/Terra Segundo Gilbero Kassab, FIA ainda não pediu mudanças na curva do café
Foto: Bruno Santos/Terra


Henrique Moretti
Direto de São Paulo
Nesta quarta-feira, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fez a vistoria do circuito de Interlagos, que receberá o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 2011 no próximo dia 27 de novembro. Principal ponto de preocupação da pista, a Curva do Café não foi alvo da vistoria, que durou cerca de 20 minutos.

Desde 2007, três acidentes fatais ocorreram nessa curva do circuito paulista. Em 2007, Rafael Sperafico morreu durante etapa da Stock Light, após se chocar com a barreira de pneus, voltar à pista, e se envolver em acidente com Renato Russo. O piloto não resistiu aos ferimentos e morreu na hora, vítima de traumatismo craniano.
Neste ano, em fevereiro, o fotógrafo e piloto de moto João Lisboa morreu durante um track day em Interlagos (evento de motovelocidade organizado em meio aos fins de semana em que acontecem etapas da Superbike Series). Já o piloto Gustavo Sondermann perdeu a vida em abril, após acidente em evento da Copa Montana.
"Falei sobre a questão. Está sendo motivo de estudos. É evidente que faremos aquilo que o projeto indicar", afirmou Kassab, que ainda lembrou que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) não fez nenhum tipo de exigência para o polêmico local.
"A manifestação da FIA em relação ao futuro é importante para nós. A FIA é a responsável técnica pela prova e não fez nenhum tipo de apontamento nos últimos anos. Quando fizer, obviamente será atendida. Nosso objetivo é sempre deixar o autódromo da maneira mais segura possível", completou.
A diretora-executiva do Grande Prêmio do Brasil, Cláudia Ito, ressaltou que a curva não oferece riscos para a F1, já que, diferentemente dos carros de turismo, os veículos da categoria mais importante do automobilismo mundial não voltam à pista quando batem na barreira de pneus.
"A Curva do Café continuará como está", disse Ito, em referência ao evento de novembro. Segundo Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris (órgão responsável pela administração do autódromo), o fim de semana da corrida será utilizado para se discutir uma reforma que aumentaria a área de escape nesse ponto da pista.
"Não é uma obra cara e sou favorável (a ela), mas também a dar uma olhada nos equipamentos - há alguns organizadores de provas que precisam avaliar melhor os carros", apontou. "Existem categorias que estão solicitando algumas melhorias, como a Stock Car, e a prefeitura está disposta a fazer isso desde que tenha por escrito essa manifestação da FIA. O prefeito vai fazer uma reunião com a FIA e a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e a partir daí vamos saber o que fazer".
Nesta quarta, Kassab chegou a Interlagos pouco antes das 12h (de Brasília) e logo entrou em um carro da organização para a vistoria do circuito. No veículo, ele deixou a área dos boxes e se dirigiu imediatamente à nova arquibancada do circuito, localizada no Setor B do autódromo, na reta dos boxes. Ali, desceu, observou o andamento das obras, acenou para operários e concedeu entrevista.
"A cada ano que passa, fazemos novos investimentos, gerando mais conforto para os torcedores. Para este ano, as principais obras são a ampliação das arquibancadas e investimento na infraestrutura", resumiu ele, que logo depois voltou ao automóvel e, sem passar pela Curva do Café, foi para o refeitório de Interlagos, onde os organizadores da corrida ofereceram uma feijoada.
Orçada em R$ 17 milhões, a nova arquibancada tem capacidade para receber 1.500 torcedores (400 a mais que o espaço antigo), além de cadeiras especiais para obesos e área especial para deficientes físicos.
As obras na arquibancada se iniciaram em 5 de agosto, depois da demolição da estrutura anterior, e devem terminar no dia 15. A construção foi dividida em duas etapas: a segunda, que incluirá uma tribuna de honra com capacidade para 800 pessoas, será entregue em janeiro de 2012.

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

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