Nosso achado-meio-perdido de hoje é um ilustre desconhecido. Não é um ícone como o Jaguar da semana passada, mas tem um histórico de respeito em sua casa, pois trata-se de um Opel Manta Rally 1972, o avô do Calibra e uma lenda dos ralis em uma época anterior à tração integral.
O elegante Opel Manta foi lançado em 1970, para substituir o pequeno Opel GT. Baseado no Ascona – o sedã médio da Opel que viria a se tornar o nosso Monza – tinha opções de motores variando do 1,2 de 60 cv ao 1,9 de 105 cv, além do especial Turbomanta de 156 cv. Sua segunda geração seria imortalizada por Ari Vatanen no Manx Rally (“dear god!”) e foi o último cupê de tração traseira da Opel.
A versão Rallye 1900, que foi exportada para os EUA na década de 1970 – provável origem desta unidade – diferenciava-se dos demais modelos por seu capô preto e pelo motor de 1,9 litro com direção mais direta, suspensão enrijecida, barras anti-rolagem e um dos melhores comportamentos ao volante em sua classe. O sucesso nas competições não foi à toa.
Segundo o vendedor, o carro passou por uma restauração cautelosa, comprovada pelas fotos, mas infelizmente não tem o motor CIH original – difícil de encontrar mesmo na terra natal do Manta. Em seu lugar, encontramos o familiar 2,5-litros do Opala que, apesar da maior cilindrada, fica devendo 19 cv ao cupê, já que o motor alemão rendia 104 cv. Essa dívida pode ser facilmente quitada por outro engine swap, utilizando um bloco da “Família II”.
O carro está em Jundiaí, no interior de São Paulo, e quem quiser terá de desembolsar 39.900 reais para levá-lo embora.
Fonte: jalopnik.
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/
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