Volkswagen Up! chegará à Europa em dezembro para se tornar o novo “carro do povo”
por Bruno França
Auto Press
Com o compacto Up!, a Volkswagen pretende dar uma virada no segmento de subcompactos. O novo modelo, criado a partir de um conceito elétrico apresentado no Salão de Frankfurt de 2007, foi apresentado em sua versão definitiva no motorshow alemão desse ano e deverá chegar ao Brasil em 2014.
Ao que tudo indica a fabricante deverá passar a produzi-lo em uma nova unidade industrial no país. Agora, próximo ao seu lançamento – em dezembro ele chega às concessionárias europeias –, o Up! tem aspiração a ser o novo "carro do povo" assim como o Fusca foi no século passado. por Bruno França
Auto Press
Com o compacto Up!, a Volkswagen pretende dar uma virada no segmento de subcompactos. O novo modelo, criado a partir de um conceito elétrico apresentado no Salão de Frankfurt de 2007, foi apresentado em sua versão definitiva no motorshow alemão desse ano e deverá chegar ao Brasil em 2014.
O Up! chegará a Europa para substituir o Fox, até então exportado do Brasil. E sobretudo para conquistar os "órfãos" do aposentado Lupo, modelo vendido entre 1998 a 2005 que virou referência em economia. Para se ter uma ideia, ele contava com motor a diesel 1.2 que gerava 61 cv e registrava uma média de consumo de 42 km/l.
O carrinho ganhou forma e chega com a responsabilidade de assumir seu papel em escala global. Até agora o Up! já criou "clones" na Espanha, com o Seat Mii, e na República Tcheca, com o Skoda Citigo. Criado para ser um carro carismático, econômico e seguro, o modelo terá três versões de acabamento. A primeira e mais simples, batizada de Take Up!, sai a partir de 9.230 euros, o equivalente a R$ 22 mil. É seguida da Move Up! e da High Up!, em ordem crescente de oferta de equipamentos. Como destaque, o modelo tem como opcional o sistema de frenagem automática, onde sensores identificam o perigo e pode frear o carro sozinho a uma velocidade inferior a 30 km/h. Algo útil para um veículo com proposta totalmente urbana. E, de série, desde as versões mais simples, traz ABS, EBD, controle de estabilidade e sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motor quando o carro para e o liga de novo quando o motorista pisa no acelerador. A estreia do motor Bluemotion 1.0 de três cilindros com injeção direta fica por conta do quesito economia. Com duas variantes de potência – 58 e 73 cv –, o consumo chega a 21 km/l e 16 km/l, respectivamente.
No design, o carrinho exibe seus traços em forma de “caixa” e alguma personalidade. O tradicional símbolo da marca, agora centralizado, divide capô e para-choque, diferentemente de outros modelos da gama da Volks. As pequenas entradas de ar e os faróis de máscara negra completam o visual frontal. A traseira “chapada” possui lanternas verticais que "roubam" dois pedaços da porta traseira. Suas dimensões acanhadas, escondem um habitáculo razoavelmente espaçoso. São 3,54 metros de comprimento por 1,64 m de largura e 1,48 m de altura e entre-eixos de 2,42 m, que oferece mais conforto para os passageiros.
Primeiras impressões
Bom, bonito e barato
por Carlo Valente
do Infomotori/Itália
À primeira vista, o Volkswagen Up! parece, mesmo que rapidamente, "engraçado". Em suma, um olhar jovem e divertido sobre o conceito de mobilidade. Ao entrar no carro, a sensação é muito positiva. É ótimo poder conferir as qualidades técnicas e de design de primeira classe da marca alemã.
Porém, ao começar o manuseio, uma decepção. O volante não tem regulagem de profundidade, apenas de altura, o que torna a tarefa de encontrar uma posição de dirigir trabalhosa. O motor 1.0 de três cilindros utiliza a tecnologia Bluemotion, que reúne diversos avanços capazes de reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes dos automóveis. Ela consiste na mudança de três componentes: motor, aerodinâmica e transmissão, com um indicador de troca de marchas é instalado no painel para que os carros sejam utilizados sempre dentro da faixa ideal de rotações. Outros recursos auxiliam na economia, como sistema start/stop, que desliga automaticamente o motor quando o carro para e o liga de novo quando o motorista pisa no acelerador, e pneus otimizados, com baixa resistência ao rolamento.
A suspensão faz sua parte e contribui ao absorver os impactos. É incrível como os passageiros não sentem quaisquer vibrações. Já a boa aderência é fruto do distanciamento entre-eixos de 2,42 m. As rodas ficam posicionadas quase nas extremidades do carro.
E, se o ponto forte do subcompacto é a economia, ele atende as expectativas, ao registrar o consumo de 21 km/l. O que torna um carro bastante adequado para as grandes metrópoles. Isso sem falar nas suas dimensões. São 3,54 metros de comprimento por 1,64 m de largura e 1,48 m de altura que, junto com o considerável entre-eixos, proporcionam um ótimo espaço para até quatro passageiros.
Como era de se esperar – graças ao seu tamanho–, as manobras se tornam fáceis de realizar. Mas esse quesito não pode levar o mérito sozinho. As colunas traseiras foram bem projetadas em suas inclinações, o que permite uma maior visibilidade traseira.
Quanto à lista de itens de série, o destaque fica no setor de segurança. A presença, desde as versões mais básicas, de ABS, controle de estabilidade e o sistema de frenagem automática deixam o pequenino alemão bem seguro.
No interior espaçoso, o painel com toques coloridos chama atenção. Porém a utilização de plástico de gosto duvidoso em todo resto desaponta. Por fim, o destaque fica no console central com uma tela sensível ao toque que possui o sistema Maps and More. Ele proporciona uma melhor interação com a central multimídia, que reproduz música, atende o telefone e oferece GPS.
Ficha Técnica
Volkswagen Up!
Motor: A gasolina, dianteiro, 1.0 com três cilindros e quatro válvulas por cilindro. Injeção eletrônica multi-ponto seqüencial. Sistema Bluemotion de arranque e Start/Stop.
Transmissão: Manual de cinco velocidades. Cinco marchas à frente e uma ré. Tração dianteira.
Potência máxima: 75 cv a 6.200 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 13,2 segundos.
Velocidade máxima: 171 km/h.
Torque máximo: 9 kgfm a 4.300 rpm.
Diâmetro e curso: 74,5 mm x 76,4 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Traseira semi-independente. Como opcional chassi esportivo com suspensão rebaixada em 15 mm . Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 175/70 R14.
Freios: Discos ventilados na frente e a tambor atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 3,54 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,48 m de altura e 2,42 m de distância entre-eixos.
Peso: 1.290 kg.
Capacidade do porta-malas: 251 litros.
Tanque de combustível: 35 litros.
Produção: Bratislava, Eslováquia.
Lançamento mundial: 2011.
Itens de série da versão testada: Ar-condicionado, volante com regulagem de altura, computador de bordo, sistema de entretenimento com CD Player/MP3 com tela sensível ao toque e entrada USB e Bluetooh, GPS e aplicativo com informações sobre o uso do carro.
Itens opcionais: Sistema de frenagem automática.
Preço da unidade: 9.230 euros, cerca de R$ 22 mil.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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