Audi, Kia e Porsche haviam aumentado preços; Ressarcimentos terão início segunda-feira (24)
Aline Magalhães e Diogo de Oliveira
Associação de importadores reforçou posição contrária à medida governamental
Os consumidores que compraram veículos com o maior preço poderão reaver a diferença do valor. O acordo deverá ser feito a partir de segunda-feira junto à concessionária. O órgão informa que apenas três das 27 marcas associadas tinham repassado o aumento para a tabela: Audi, Porsche e Kia. A montadora coreana, inclusive, já declarou que voltará a praticar os preços antigos.
Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional o prazo dado pelo governo para a aplicação da nova taxa de IPI. Com isso, o início para a aplicação da medida passou para a segunda quinzena de dezembro, noventa dias após a publicação da nova regra.
A Abeiva reforçou ainda que aprova o adiamento da cobrança. Vale lembrar que essa nova tolerância cumpre uma norma constitucional que prevê o prazo mínimo de 90 dias para que variações de impostos como o IPI entrem em vigor. Dessa forma, a justiça não está derrubando a decisão de elevar o imposto para os veículos importados, e sim adequando o decreto ao que é exigido pela constituição.
Fazem parte da Abeiva as marcas Aston Martin, Audi, Bentley, BMW, Chana, Chery, Chrysler, CN Auto, Dodge, Ferrari, Haima, Jac Motors, Jaguar, Jeep, Kia Motors, Lamborghini, Land Rover, Lifan Motors, Maserati, Mini, Porsche, Ssangyoung, Suzuki e Volvo.
Presidente da BMW espera que governo compense sobrepreço cobrado em outubro
Apesar de positiva, a notícia da suspensão do decreto governamental veio após algumas importadoras já terem reajustado os preços praticados nas lojas. A dúvida que paira agora é quem vai pagar essa conta. As marcas esperam que o governo ofereça alguma espécie de abono ou incentivo fiscal nos próximos dias, mas até lá, significa que as importadoras terão que arcar com o prejuízo na hora de ressarcir seus clientes.
"O cliente que pagou o preço reajustado pelo novo IPI vai se sentir lesado, sem dúvida. O que precisamos saber é como o governo vai resolver isso", afirmou Jörg Henning Dornbusch, presidente da BMW do Brasil.
Pouco antes do anúncio da suspensão do decreto 7567 (de 15 de setembro), que elevou o IPI para modelos importados, o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Jürgen Ziegler, avaliou o cenário. "O impacto do aumento do IPI nas vendas só deve ser notado em novembro ou dezembro. Em setembro e outubro, os concessionários ainda contavam com estoques anteriores à medida”, apontou o executivo, que espera queda nos emplacamentos.
Os presidentes das filiais brasileiras de BMW e Mercedes-Benz estiveram presentes na 3ª edição do debate comemorativo do Dia da Engenharia Alemã 2011, promovido nesta quinta-feira pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha e pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, também havia confirmado presença, mas não compareceu ao evento realizado na Zona Sul de São Paulo.
Fonte:revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
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