5 de out. de 2011

Nissan completa 50 anos de operações no México

Fotos: Divulgação
Nissan completa 50 anos de operações no México
Marca japonesa é líder no país latino-americano, com 26,4% de participação no mercado mexicano

do Autocosmos/México

Os primeiros veículos da Nissan chegaram ao México em 1959, por meio de uma importadora independente. Dois anos depois, em 1961, a empresa Nissan Mexicana começou suas operações oficiais no país, e consolida a liderança no mercado local após cinco décadas de atuação, com 26,4% de participação no segmento. A empresa sempre se chamou Nissan no México, mas os modelos comercializados de 1959 a 1984 eram vendidos sob o emblema da Datsun, alcunha que faz referência ao primeiro nome da marca no Japão. A DAT Jidosha Seizo Co. foi fundada em 1926, com as iniciais de seus sócios, Kenjiro Den, Rokuro Aoyama y Meitaro Tekeuchi, acrescidas da palavra “sun”.
Cinco anos após sua chegada oficial no México, a marca nipônica implantou a unidade de CIVAC (Cidade Industrial do Valle de Cuernavaca) – a primeira fora do Japão. O primeiro modelo fabricado foi o compacto Datsun Bluebird, que depois foi acompanhado pela picape 620 – o primeiro veículo exportado para outros países da América Latina. A marca ficou conhecida no México pelo desempenho econômico e preço acessível.

O êxito da Nissan foi tamanho que, em 1982, a marca inaugurou sua segunda fábrica, com mais de um milhão de metros quadrados, localizada na cidade de Aguascalientes. Dez anos depois, esta unidade seria a primeira a exportar para o Japão a perua Tsubame – atualmente, a fábrica exporta Sentra, Tiida e Versa para diversos mercados da América. Em 1984, a Nissan passou a vender seus produtos sob sua própria insígnia, aposentando a marca Datsun. Na mesma época, a unidade de CIVAC passou por atualizações para começar a produzir o mais exitoso entre os modelos da marca no país: o sedã Tsuru, mais conhecido como Sunny em outros mercados, e que originou esportivos como o Samurai, o Ninja Turbo e o Hikari.

Nos anos 1990, a Nissan passou a dominar o segmento das picapes médias e também começou a exportar o sedã Sentra para toda a América. Foi em 1999 que a marca nipônica formou aliança com a francesa Renault, criando o grupo que hoje detém 9,1% de participação no mercado mundial. Atualmente, a companhia é líder consolidada no México, e iniciou um programa piloto de táxis ecológicos na capital Ciudad de México, com o modelo 100% elétrico Leaf. Nos próximos meses, a marca planeja iniciar as operações de sua divisão de luxo Infiniti no país.

A nível mundial, a Nissan começa a implantar o plano Nissan Power 88, que propõe a ampliação da rede de distribuidores para 7.500 pontos ao redor do mundo, além de abrir a segunda fábrica no Brasil (em Resende, no estado do Rio de Janeiro). O ambicioso programa de expansão também prevê a entrega de um veículo completamente novo a cada seis semanas, para atingir 8% de participação no mercado global e 8% de lucro operacional até o fim de 2016.





Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: