5 de out. de 2011

Chery QQ chega a 1 milhão de unidades vendidas

Foto: Jorge Rodrigues Jorge/CZN
Chery QQ chega a 1 milhão de unidades vendidas
Compacto chinês estreou há oito anos em meio a muita polêmica sobre plágio envolvendo a General Motors

A chinesa Chery Automobile atingiu a marca de 1 milhão de unidades do compacto QQ vendidas a nível mundial, desde o lançamento do carrinho em 2003. O modelo é oferecido na maioria dos 70 países onde a Chery mantém operações e está disponível em até dez versões em alguns mercados.
No Brasil, o compacto é vendido em versão única, completa de fábrica, por R$ 23.990 (preço antes do aumento do IPI para veículos importados). Em setembro, o modelo emplacou 1.926 unidades, terminando em 29º lugar no ranking geral – o primeiro entre os carros chineses disponíveis no mercado nacional. A Chery está preparando uma nova geração do modelo para 2013.

Ao longo desses oito anos e 1 milhão de unidades vendidas, a trajetória do pequeno chinês é marcada principalmente pela antiga polêmica envolvendo o Chevrolet Spark, compacto da General Motors que já está em sua terceira geração. A história começou em 1993, quando a Fiat encomendou o conceito Lucciola da empresa de design Italdesign. A marca italiana acabou não aproveitando o projeto, mas o Lucciola deu origem ao Daewoo Matiz, em 1998. Quando a marca sul-coreana foi adquirida pela General Motors, em 2001, a GM criou, sobre a mesma plataforma do Matiz, o Spark, lançado em 2005. Mas a Chery já havia lançado dois anos antes um modelo idêntico – o QQ – e jurou ter adquirido os direitos sobre o design do Matiz antes da incorporação da Daewoo pela marca americana. A pendenga acabou na Justiça e nunca se chegou a um veredicto final sobre o assunto.




Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: