21 de out. de 2011

IPI: Kia irá ressarcir quem comprou com nova tabela

Marca retomará preços praticados antes da medida do governo
Kia
Picanto teve acréscimo de R$ 5 mil em seu preço por conta da nova tabela com adicional de IPI
A Kia Motors divulgou hoje (21) um comunicado em que afirma que irá ressarcir seus clientes que tenham adquirido um carro já com o aumento de preço resultante da nova taxa de IPI (Imposto sobre Produto industrializado).
A marca já vinha praticando a comercialização de seus produtos com base em uma nova tabela, com acréscimo médio de 8,41%. A marca coreana também afirmou que irá retomar os preços praticados antes do repasse do imposto.
Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional o prazo dado pelo governo para a aplicação da nova taxa de IPI. Com isso, o início para a aplicação da medida passou para a segunda quinzena de dezembro, noventa dias após a publicação da nova regra.
Segundo a Kia, 1.993 unidades de veículos de sua marca foram faturadas entre os dias 17 e 20 de outubro (período de aplicação da nova tabela), dessas, apenas 42 foram comercializadas. “Os compradores deverão procurar as concessionárias, mas – antes – vamos aguardar a publicação da suspensão do artigo 16 do Decreto 7.567, decidida pelo Supremo Tribunal Federal por unanimidade, no Diário Oficial da União”, afirmou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors
A marca, porém, afirma que a tabela de veículos divulgada serve apenas como sugestão de preços a serem adotados pelas concessionárias. “Não há como impedir que algumas concessionárias tenham praticado preços acima de qualquer preço sugerido. Nesses casos, a negociação com o cliente é de responsabilidade da concessionária”, declarou o executivo no comunicado.
Responsabilidade do governo
Em evento realizado ontem em São Paulo, o presidente da BMW do Brasil, Jörg Henning Dornbusch, disse ser acertado o julgamento do STF, mas apontou a responsabilidade governamental sobre o aumento de preços aplicado neste período, anterior aos 90 dias exigido por lei. "O cliente que pagou o preço reajustado pelo novo IPI vai se sentir lesado, sem dúvida. O que precisamos saber é como o governo vai resolver isso", afirmou o executivo.

Fonte: revistaautoesport
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

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