1 de out. de 2011

As pinturas de corrida mais legais de todos os tempos


Quando Colin Chapman estampou as cores de uma patrocinadora em seus Lotus de F1, abrindo as comportas de dinheiro, as pinturas de corrida tornaram-se um elemento importante no automobilismo, tanto pelo apelo visual, quanto pelo financiamento do esporte. Aqui estão as pinturas de corrida mais legais escolhidas por leitoros do jalop .


Castrol


Sugerido por: jao k2
Por que é legal? Antes de enlouquecer e começar a fazer o “óleo oficial do Cristiano Ronaldo” ou o “lubrificante oficial da NFL” a Castrol foi uma das maiores patrocinadoras do automobilismo mundial. A primeira imagem que vem à cabeça quando se fala do patrocínio é o Celica GT-Four vencedor do WRC em 1993 e 1994, uma pintura tão marcante que acabou também tornando-se um ícone dos games. Sem o mesmo padrão do Celica, porém mantendo as cores tradicionais, a Castrol patrocina carros e motos no WTCC, MotoGP, Fórmula 1, DTM, V8 Supercar e Rali Dakar.

British Racing Green, Rosso Corsa e Bleu de France


Sugerido por: Fla3D
Por que são legais? No primeiro Grande Prêmio da história cada carro representou sua pátria e cada país tinha sua cor nacional. Os franceses usaram azul, os italianos usaram o preto e os belgas, o amarelo. Os ingleses seriam os anfitriões, mas o parlamento limitou a velocidade dos carros a 20 km/h, o que impediu a realização da corrida no país. A solução foi levar a prova para a Irlanda, ainda parte do Reino Unido. Como agradecimento aos irlandeses, o Napier 1903 que representaria a Inglaterra foi pintado de verde.
Nas décadas seguintes alguns países acabaram trocando as cores nacionais: os italianos tomaram o vermelho dos americanos (que passaram a usar o azul imperial e/ou faixas de corrida) e os alemães passaram a usar o prata – deixando o branco para os japoneses.

Faixas de Corrida

(Racing Stripes)

Sugerido por: Crazy_finnish L6 4.1
Por que são legais? As faixas de corrida foram inventadas por Briggs Cunningham, um piloto, construtor e chefe de equipe que decidiu pintar duas faixas longitudinais azuis em seus carros brancos para que eles fossem facilmente identificáveis pelo público e imprensa. Com o sucesso dos carros em Le Mans, as faixas ficaram conhecidas inicialmente como “Le Mans Stripes” (faixas Le Mans). A tradição foi mantida por Carroll Shelby, que também passou a usar as faixas de corrida em seus carros. Nas décadas seguintes as faixas seriam copiadas por vários outros fabricantes.

Williams FW15C


Sugerido por: Carlos
Por que é legal? Como se não bastasse ser um dos melhores carros de corrida já feitos, o Williams FW15C tinha as cores consagradas pelos campeonatos de Piquet e Mansell em 1987 e 1992 e um detalhe divertido. A produtora de games SEGA estava divulgando o recém-lançado Sonic e decidiu fazer uma analogia com a velocidade dos carros. O detalhe na pintura mostra que Prost teve uma pequena ajuda para vencer o mundial naquele ano.

Equipe Willys


Sugerido por: DelfiniMattos
Por que é legal? Surgida ainda numa era anterior às pinturas de patrocinadores, a equipe Willys adotou um esquema semelhante ao usado pelos ingleses, mas com as cores invertidas como os uniformes usados pelos atletas olímpicos brasileiros, onde o amarelo é predominante e o verde usado para os detalhes. Tal como os carros da Cunningham e Shelby, os Willys eram facilmente identificados por sua faixa verde longitudinal (e por andar de lado nas mãos de Bird Clemente).

Alitalia


Sugerido por: Fernando
Por que é legal? A Alitália entra na lista por estampar a carroceria de um dos carros mais brilhantes a ter cruzado as pistas de rali, o Lancia Stratos. A associação é tão forte que o Stratos fica irreconhecível com outro patrocinador – como a Marlboro – e  leva algum tempo até se acostumar com as versões de rua pintadas com uma cor apenas.

Red Bull/Toro Rosso


Sugerido por: Marcos
Por que são legais? A Red Bull é uma das raras empresas que investem mais de 25% de seu orçamento anual em publicidade. O resultado disso é a bela pintura azul com os touros vermelhos em praticamente todas as categorias do automobilismo mundial, além de aviões e até carrinhos soapbox. É uma das poucas pinturas modernas que leva jeito para se tornar um futuro clássico.
John Player Special

Sugerido por: Sinatra
Por que é legal? Colin Chapman foi o homem que “matou” o British Racing Green dos carros ingleses quando pintou os carros da Lotus com o vermelho-branco-e-dourado dos cigarros Gold Leaf em 1968. Foram os primeiros carros de F1 a ostentar patrocínios em sua pintura. As cores da Gold Leaf estamparam os Lotus até 1972, quando deram lugar a outra marca do mesmo grupo, a John Player Special. A combinação de preto e dourado foi imortalizada pelos títulos de construtores de 1972, 1973 e 1978, pela coroação de Emerson Fittipaldi em 1972 e Mario Andretti em 1978, além de ser o carro mais famoso de Ronnie Peterson e o primeiro carro competitivo de Ayrton Senna.

Marlboro


Sugerido por: R.Melo
Por que é legal? A pintura da Marlboro tão associada às McLaren, que muitas pessoas chegam a confundir os carros de outras equipes. O primeiro carro pintado com o layout do maço de Marlboro foi o BRM P180 em 1972 e no ano seguinte o Williams FX3, da primeira equipe de Frank Williams (distinta da atual Williams). A parceria com a McLaren começou em 1974 e durou até 1996, mas as cores da marca não ficaram restritas à Fórmula 1. A americana Penske correu de 1986 a 2006 com a mesma pintura consagrada pelos McLaren. Outras equipes que correram com as cores foram a Joest Racing, a Mitsubishi Ralliart, a Holden Dealer Team e a Toyota Motorsport.

Jordan


Sugerido por: O_Carona
Por que é legal? A Jordan é lembrada por sua atitude “rock n roll” e por trazer um pouco de cor à F1. Em 1997 a equipe ressuscitou as nose arts usadas em antigos aviões de guerra. Em 1997 o bico do carro trazia o desenho de uma cobra, em 1998 uma vespa e em 1999 um tubarão. Em 2000 a equipe abandonou as nose arts, mas manteve a bela e chamativa pintura amarela com detalhes pretos.

Subaru WRC


Sugerido por: lucasfs87
Por que é legal? Some uma sequência de carros arrasadores e vencedores a uma pintura simples, mas original e característica e você terá um ícone pronto para ser adorado por uma legião de entusiastas. O azul chegou à Subaru pelos cigarros 555, mas casou tão bem que continuou por lá e se tornou a cor tradicional da marca.

Martini Racing


Sugerido por: Geraldo_Lima
Por que é legal? O que o Porsche 917 de Le Mans, o Lancia Delta do Grupo B, os Brabham de F1 e o Focus de Colin McRae têm em comum? As cores da Martini. A destilaria italiana foi uma das primeiras a entrar no mundo do automobilismo com uma pintura que marcou época. Olhando bem é possível notar algumas semelhanças entre a Martini e a Red Bull, da faixa tricolor no bico dos carros à abrangência de categorias e modalidades.

Gulf Oil


Sugerido por: todo mundo
Por que é legal? O azul-com-laranja da Gulf decorou e ainda decora grandes bólidos de Le Mans. Antes do Ford GT40 aparecer em La Sarthe vestido a rigor, a combinação de azul-céu com laranja não parecia funcionar muito bem. Foi preciso um heroi da classe trabalhadora e o cara mais descolado do universo para que o mundo percebesse como essa mistura de cores é legal. Todo mundo odeia o Chris, mas adora a pintura da Gulf Oil.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: