1 de out. de 2011

Um voo no primeiro GP da Grã-Bretanha


Esta foto espetacular foi feita em 2 de outubro de 1948 no primeiro fim-de-semana de corrida organizado em uma antiga base aérea britânica que hoje você conhece pelo nome Silverstone.

Pilotando o ERA B-Type número 22 estava um certo Geoffrey Ansell, que capotou o carro na volta 23 e, como não se usavam cintos de segurança na época, foi atirado do carro e escapou sem ferimentos. Algo incomum naqueles dias.

A corrida, realizada sob o recém introduzido regulamento da Fórmula 1, foi um fascinante ponto de transição entre as era dos Grandes Prêmios pré-guerra e a Fórmula 1 do pós-guerra, cujo primeiro campeonato seria organizado dali a pouco mais de um ano.

A relação de inscritos em si já é um retrato de várias eras: Louis Chiron, estrela da década de 30, estava lá. Nino Farina, que seria o primeiro campeão da F1, estava lá – com o primeiro carro de Fórmula 1 da Ferrari. Roy Salvadori, que venceria as 24 Horas de Le Mans ao lado de Carroll Shelby 11 anos depois, também estava lá com seu Maserati. Havia ainda um assustador Alfa Romeo Bimotore, embora somente um de seus motores estivesse funcionando. Seria pilotado por outro futuro vencedor de Le Mans, Tony Rolt.

Luigi Viloresi venceu a corrida em um Maserati depois de três horas e 18 minutos, superando o Maserati pilotado por Alberto Ascari, outro futuro campeão mundial.

Crédito das fotos Dennis Oulds/Central Press/Getty Images
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: