22 de out. de 2011

Análise: a chegada do Lancer Ralliart Sportback



Para quem sempre achou o Lancer Evolution X um sonho distante demais, o novo Lancer Ralliart Sportback anunciado para o Brasil pode ampliar os horizontes: por 60 mil reais a menos, oferece boa parte da diversão e performance do seu irmão mais forte.

A Mitsubishi já importa há certo tempo o Evo X por um preço tabelado de R$ 209 990.  O Ralliart Sportback deve chegar por R$ 149 990, e compartilha toda a sua base mecânica. O motor 4B11 de 2.0 litros e quatro cilindros turbinado é basicamente o mesmo, mas em configuração mais mansa. Feito todo de alumínio, tem 16 válvulas, comando variável MIVEC, produz 250 cavalos (contra 295 do Evo) e 35 kgfm de torque (37,5 no Evo).

Curiosamente, os números são diferentes dos informados pela Mitsubishi nos EUA. Lá, a ficha técnica declarada do Sportback Ralliart é de 240 cavalos e 32,5 kgfm. E se está interessado em saber o preço, prepare o sentimento de inveja: US$ 27.695, o equivalente a 49 mil reais.
Além da força motriz, o espírito 4×4 do Evo está quase intacto. A tração integral S-AWD com controle de estabilidade associado oferece três modos básicos de superfície (neve, cascalho e asfalto). A transmissão automática de seis velocidades é acionada por paddle shifts, oferece modos Normal e Sport e funciona acoplado à dupla embreagem SST Twin Clutch, que realiza trocas sequenciais muito rápidas graças ao pré-escalonamento das marchas pares e ímpares, em engrenagens separadas.

O desempenho divulgado lá fora fica pouco atrás do Evo X. A aceleração de 0 a 100 km/h sobre de cinco segundos cravados para 5,7 segundos – para nós, ainda está muito bom. A estabilidade e aderência prometem o mesmo nível, conservando a rigidez e as suspensões McPherson na dianteira e multilink na traseira. A frenagem perdeu a grife Brembo, mas manteve um respeitável conjunto de freios a disco ventilados com ABS, EBD e BAS.
Por dentro, bancos Recaro abraçam as intenções. O interior não é tão caprichado quanto um alemão de estirpe, mas bate o Subaru WRX na aparência de qualidade.

A Ralliart, vale lembrar, é o nome da equipe européia de competição que conquistou todos os títulos do Lancer no Mundial de Rali. Este modelo funciona como uma alternativa mais barata – e discreta – que o Evo X, e com a opção de carroceria Sportback, inexistente no irmão bravo.
O Sportback é uma carroceria hatch com caimento suave, terminando numa traseira bem alta. O desenho guarda semelhança com o Lancer Racing de competição. A grade dianteira vem com o logo Ralliart, o spoiler traseiro dá continuidade à linha do teto, e as rodas são aro 18 revestidas com pneus 215/45.

Um pouco estranha a decisão de trazer o hatch ao invés do sedã, bem mais icônico (e mais bonito, com aquela emocionante asa traseira), mas o futuro pode trazer surpresas. Ano passado, foi noticiado que a Mitsubishi planejava produzir o Lancer em sua fábrica em Catalão (GO). O aumento do IPI poderia ser um incentivo para a nacionalização do produto, caso a ideia seja competir para valer no mercado.

No Brasil, o valor de 149 mil reais do Ralliart Sportback vem ocupar uma faixa quase única de preço. Seu principal concorrente de toda a vida é o Subaru Impreza WRX, vendido aqui por 220 mil reais na versão STi. Com 310 cavalos, continua batendo de frente com o Evo, não com o Ralliart. O Audi S3, mais requintado, custa 208 mil reais na tabela e produz 259 cavalos.
Também acima, por 176 mil reais, o BMW 120i Cabrio é refinado e tradicional, de tração traseira e comportamento irrepreensível, mas fica nos 156 cavalos. O BMW 135i é um puro sangue de 306 cavalos, mas custa bem mais, 227 mil reais. Para baixo da tabela de valores, com tração dianteira, temos o Volvo C30 T5 (122 mil reais, 230 cavalos) e o Mini John Cooper Works (o mais próximo na cotação, 139 mil reais e 211 cavalos).
Conclusão? Se tiver 150 paus contados, não vai se arrepender. Nem chamar muito a atenção.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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