22 de out. de 2011

Aceleramos o novo BMW Série 1

De olho em novos tipos de cliente, segunda geração oferece diversas opções de personalização
Chico Barbosa, de Berlim
   Divulgação
Esportivo chega no ano que vem; Preço deverá ficar na faixa dos R$ 100 mil

Com mais de 1 milhão de unidades vendidas em cerca de 130 países, o BMW Série 1, lançado em 2004, parece ter caído no gosto de uma parcela considerável de apreciadores de hat-ches compactos e esportivos.
A julgar pelas possibilidades de adaptações incorporadas à segunda geração do modelo, a marca da Bavária pretende ampliar consideravelmente esse seleto público. A novidade será lançada agora em setembro, no Salão de Frankfurt, e começa a ser vendida no fim do ano.
Segundo informaram os executivos da marca na apresentação oficial do carro, na capital alemã, são nada menos do que 6 mil combinações possíveis, envolvendo itens de aparência, desempenho, conforto e segurança. Se o preço não acompanhar esses extras com a mesma intensidade, o BMW Série 1 continuará sendo uma referência no segmento em que atua. Ainda mais se passar a ser montado no Brasil, como se especula na bolsa de apostas do setor automotivo.
Embora a sabedoria popular considere que não se deve mexer em time que está ganhando, a BMW subverteu essa máxima, ainda que tenha atuado com a preocupação de não pesar a mão. O fato é que o Série 1 é outro carro em relação ao anterior. A começar pelo visual. A identidade foi mantida, mas são perceptíveis as alterações nas proporções e nos contornos. A carroceria está 8,5 cm mais comprida e 1,7 cm mais larga. A distância entre-eixos também cresceu 1,7 cm. O interior ficou mais espaçoso, idem para o porta-malas (a capacidade subiu de 330 litros para 360 l). Ganham principalmente os passageiros do banco de trás, já que o espaço para as pernas aumentou em 2,1 cm.
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Porta-malas abre pelo logotipo da marca e teve capacidade ampliada para 360 litros
Apesar de maior, o modelo não perdeu em nada seu aspecto esportivo. Os vincos da carroceria foram realçados, ampliando o volume e dando um aspecto mais musculoso e viril ao compacto premium. Quem se ativer aos detalhes também vai notar algumas diferenças que dão nova personalidade ao carro. Uma delas são faróis redondos duplos, recortados na parte superior. Além disso, pela primeira vez em um BMW, as luzes indicadoras laterais são incorporadas aos espelhos retrovisores.
Conhecidas as credenciais externas, ao acessar o interior é que se começa a ter a real dimensão das intenções do Série 1. A cabine, com acabamento que compõe de maneira equilibrada esportividade e elegância, é orientada claramente à atuação do condutor – a saber, um condutor antenado com as demandas sociovirtuais do seu tempo. Tudo ali está a seu dispor, ao alcance dos olhos e das mãos, fazendo-o se sentir no centro de todos os comandos, do carro e de sua vida.
BMW
Série 1 cresceu 8,5 cm no comprimento e 1,7 cm em entre-eixos sem alterar muito as linhas gerais
A exemplo de modelos mais luxuosos da marca, o Série 1 dispõe do sistema opcional de navegação e rádio, denominado BMW iDrive, formado por um controlador no console central, botões de atalho e monitor de tela plana independente. Por meio do GPS, o recurso permite acesso a uma série de informações que auxilia o motorista a se dirigir pelas vias.
Outro destaque para o segmento de compactos é o BMW Connected Drive, que consiste em uma seleção de sistemas opcionais de auxílio ao motorista e serviços de mobilidade. Entre eles estão assistente de estacionamento, câmera de visualização traseira, alerta de abandono de faixa, informação do limite de velocidade, conectividade à internet, informação de tráfego e aplicativos para rádio na web, além das redes sociais Facebook e Twitter.
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A cabine evoluiu em acabamento sem perder a esportividade
Mas não nos deixemos levar apenas pelas aparências. O Série 1 é, sobretudo, para o motorista que se realiza a partir do desempenho. E, nesse sentido, o compacto dotado de tração traseira (o único da sua categoria) é capaz de entregar o que promete. São cinco opções de motor, três a diesel (116d, 118d, 120d) e duas a gasolina (118i e 116i). Autoesporte dirigiu a versão 118i, que está prevista para ser vendida no Brasil – até o final do ano ou no máximo começo de 2012. Ela é equipada com motor 1.6, capaz de render 170 cv graças à tecnologia Turbo Twin Scroll (um turbo com duas câmeras, uma para rotações baixas e outra para atuar em conjunto nas altas). Segundo a BMW, esse propulsor é capaz de levar o carro de 0 a 100 km/h em 7,4 s e atingir 225 km/h.
Números à parte, é na condução que se reconhece sua vocação urbano/esportiva. Relativamente pequeno e arisco, o Série 1 é seguro nas respostas e mostra agilidade quando solicitado de forma mais abrupta em curvas acentuadas. Um dos principais méritos da condução está na suspensão ajustável, de acordo com o estilo do motorista, podendo variar de confortável à esportiva.
Afora os aspectos dinâmicos, um dos grandes apelos do novo Série 1, que deverá ecoar sobretudo junto ao público jovem, é a capacidade de posar de exclusivo. Trata-se do primeiro carro da marca a exibir o BMW Lines, abrindo um leque de possibilidades de personalização. A fim de ressaltar o design e a sofisticação, a marca criou uma gama exclusiva de opcionais, acabamento, revestimento e combinação de cores/materiais, tanto para a parte externa como para a interna. Uma solução e tanto para atender as mais diversas culturas e mercados. Desde que o preço (estimado para começar na faixa dos R$ 100 mil) não afugente o comprador, é claro.
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BMW 118i (2012)
Motor R$ 100 mil (estimado)
Motor Quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, injeção direta, gasolina
Cilindrada 1.598 cm3 
Potência  170 cv a 4.800 rpm 
Torque 25,5 kgfm entre 1.500 e 4.500 rpm
Suspensão Independente nos dois eixos, McPherson na dianteira e multilink na traseira
Transmissão  Manual de seis marchas, tração traseira
Direção Hidráulica
Pneus 205/55 R16
Dimensões Comprimento: 4,324 m; largura: 1,765 m; altura: 1,421 m; entre-eixos: 2,690 m
Capacidades Porta-malas: 360 litros
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

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