27 de out. de 2013

F-1:Grosjean, sobre 3º lugar em Buddh: “Não apostaria nem um amendoim nisso”

Partindo de 17º, francês acertou estratégia de uma parada no GP da Índia e conquistou terceiro pódio consecutivo na temporada

Grosjean ao lado de Vettel no pódio em Buddh (Foto: Saurabh Das/AP)Grosjean ao lado de Vettel no pódio em Buddh (Foto: Saurabh Das/AP)

Após largar da 17ª posição no grid, Romain Grosjean disse neste domingo que “não apostaria sequer um amendoim” em um pódio seu no GP da Índia, em Buddh.

Durante a classificação no sábado, Grosjean arriscou uma tática de conservar pneus macios no Q1 e acabou sendo eliminado precocemente da luta pela pole position. No dia seguinte, teve então que acertar uma estratégia de uma parada para chegar à zona de pontuação. Funcionou: e muito bem para o francês.
“Largando em 17º, não tinha grandes esperanças”, disse o piloto de 27 anos. “A melhor estratégia dada pelo computador era um quarto lugar. Não apostaria sequer um amendoim na terceira colocação. [Mas] o carro voltou ao ponto em que estava na sexta-feira”, acrescentou.

Na avaliação do francês, não fazia sentido “segurar” o ritmo neste domingo após o fracasso no treino classificatório. “O ritmo de corrida estava ótimo e fizemos uma mudança de estratégia muito corajosa, como ontem [sábado]”, disse. “Não era o momento de segurar. Valeu a pena e estamos de volta ao pódio.”
Grosjean selou a terceira colocação com uma manobra sobre o colega Kimi Raikkonen, numa janela alternativa de paradas, a cinco voltas do fim. Na primeira tentativa, o francês devolveu a posição ao nórdico após sair da pista, mas a Lotus julgou que Raikkonen não estava facilitando o trabalho para o companheiro. O campeão mundial e a equipe trocaram palavrões pelo rádio.
“Kimi estava numa situação difícil. Fui para o lado externo e ele não viu naquele momento”, contemporizou o francês. “Sabia que tinha de ser um pouco cuidadoso com meu motor e que [Felipe] Massa tinha pneus mais frescos, então perdi um pouco de tempo, mas não importa. O bom é que estamos no pódio, marcamos bons pontos e temos um bom carro para a próxima corrida”, acrescentou.
Este foi o terceiro pódio consecutivo de Grosjean, que também obteve o terceiro lugar nos GPs da Coreia do Sul e Japão. O franco-suíço já ocupa a sétima colocação no Mundial, com 102 pontos.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: