2 de abr. de 2013

Será mesmo que a LaFerrari foi projetada sem influência da Pininfarina?

k-bigpic

A Pininfarina foi o estúdio de design responsável por muitas das grandes Ferraris já produzidas, mas para criar seu modelo comemorativo de 70 anos, a Ferrari disse que não teve nenhum tipo de ajuda do estúdio. Contudo, parece que a Pininfarina deu à Ferrari todos os ingredientes, e eles apenas cozinharam o belo e delicioso bolo.

O próprio Luca di Montezemolo disse que “não há nada da Pininfarina neste carro”. Teoricamente não mesmo. A Pininfarina propôs um projeto para a LaFerrari, mas a Ferrari disse que projetou o carro inteiro por conta própria. O nome Pininfarina não aparece no carro e eles também não prestaram consultoria à Ferrari.
Mas depois de tantos carros projetados em parceria, há vários elementos na LaFerrari que são fortemente influenciados pela Pininfarina. Os faróis como os da 458 Italia, F12berlinetta e FF é um deles — e todos estes carros foram projetados pela Pininfarina. O caimento do teto e a traseira são outros dois. Se isso não foi influenciado pela Ferrari 4/5 de Jim Glickenhaus, não sabemos em que teria sido.
laferrarisideprofile p45competizionesideview
A Ferrari está certa em dizer que não houve nenhum tipo de envolvimento da Pininfarina no projeto da LaFerrari, mas é impossível criar uma Ferrari característica sem influência alguma do estúdio que ajudou desenvolver a identidade dos carros da marca. Todo designer usa como inspiração algum elemento de designs passados, então por que não dar algum crédito a ela?

Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: