22 de set. de 2013

WTCC: Muller garante o tetra em Suzuka; Michelisz e Coronel vencem

Francês assegurou título ainda na prova 1, ao terminar em terceiro e contar com o abandono de seu adversário mais próximo na tabela, Gabriele Tarquini

Ao terminar em terceiro, Muller celebrou conquista do tetra no pódio de Suzuka (Divulgação/WTCC)Ao terminar em terceiro, Muller celebrou conquista do tetra no pódio de Suzuka (Divulgação/WTCC)

Yvan Muller se tornou neste domingo, em Suzuka, o primeiro tetracampeão da história do WTCC (Mundial de Turismo), ao fechar, com cinco provas de antecipação, a conta para garantir o título de 2013 da categoria.

A conquista foi consumada na primeira bateria da rodada dupla japonesa, graças ao terceiro lugar no resultado final e ao abandono de seu concorrente mais próximo na tabela, o ex-F1 Gabriele Tarquini, da Honda, que deixou a disputa com problemas mecânicos, quando ocupava o quinto lugar.

O francês viveu um momento tenso na largada, quando ultrapassou por fora seu companheiro de RML Chevrolet, Tom Chilton, ao mesmo tempo em que perdia posição para o também ex-F1 Tiago Monteiro, parceiro de Tarquini no time oficial da montadora japonesa.
Mas o português acabou espalhando na última curva da primeira volta, recompondo-se em oitavo e permitindo que Muller subisse para terceiro, posto que ele manteve até a linha de chegada. A vitória foi do húngaro Norbert Michelisz – sua segunda na série -, da Zengo Honda, garantindo a festa da torcida local.
Completando 200 largadas no WTCC, Tom Coronel foi o vencedor da prova 2, após largar da segunda colocação no grid. O holandês da Roal protagonizou um duelo com outro competidor da BMW, o marroquino Mehdi Bennani, da Proteam, conseguindo a ultrapassagem com uma bela manobra na 17ª passagem, após surpreender o rival com um mergulho por dentro na curva 2.
Equipe Roal BMW exibe placa comemorativa à vitória de Tom Coronel em sua corrida 200 (Divulgação/WTCC)
Equipe Roal BMW exibe placa comemorativa à vitória de Tom Coronel em sua corrida 200 (Divulgação/WTCC)
Ao completar o pódio, em terceiro, Monteiro compensou um pouco da frustração vivida pela escuderia oficial da Honda na primeira bateria, já que o circuito de Suzuka pertence à fabricante. Tarquini cruzou logo atrás do colega lusitano, em quarto.
Ironicamente, os dois vitoriosos da corrida anterior, Muller e Michelisz, se tocaram logo na largada, provocando uma batida do recém-coroado tetracampeão no muro externo da reta principal. Já o magiar seguiu em frente, mas teve de sair de combate uma passagem depois, por conta de um furo de pneu ocasionado no incidente.
Coronel mergulha por dentro para ultrapassar Bennani na curva 2 de Suzuka (Divulgação/WTCC)
Coronel mergulha por dentro para ultrapassar Bennani na curva 2 de Suzuka (Divulgação/WTCC)
Passadas 20 etapas, Muller é o campeão antecipado com 360 pontos, contra 211 de Tarquini. A diferença entre os dois é de 149, restando “apenas” 110 em disputa. A 11ª e penúltima rodada dupla da temporada será realizada no dia 3 de novembro, no autódromo chinês de Xangai.
Primeira bateria – Suzuka (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Norbert Michelisz (HUN/Zengo Honda) 26 voltas em 23min58s613
2º. Alex MacDowall (ING/Bamboo Chevrolet) a 4s832
3º. Yvan Muller (FRA/RML Chevrolet) a 5s149
4º. Tom Chilton (ING/RML Chevrolet) a 5s422
5º. James Nash (ING/Bamboo Chevrolet) a 14s377
6º. James Thompson (ING/Lada) a 25s611
7º. Robert Huff (ING/Munnich Seat) a 25s786
8º. Tom Coronel (HOL/Roal BMW) a 25s940
9º. Marc Basseng (ALE/Munnich Seat) a 26s247
10º. Fernando Monje (ESP/Campos Seat) a 26s534
Segunda bateria – Suzuka (dez primeiros):

Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Tom Coronel (HOL/Roal BMW) 26 voltas em 23min56s929
2º. Mehdi Bennani (MAR/Proteam BMW) a 2s259
3º. Tiago Monteiro (POR/Honda) a 9s935
4º. Gabriele Tarquini (ITA/Honda) a 10s732
5º. James Nash (ING/Bamboo Chevrolet) a 11s438
6º. Tom Chilton (ING/RML Chevrolet) a 11s802
7º. Charles Ng (HKG/Engstler BMW) a 13s762
8º. Robert Huff (ING/Munnich Seat) a 14s088
9º. Marc Basseng (ALE/Munnich Seat) a 23s300
10º. Stefano D’Aste (ITA/PB BMW) a 23s564



Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: