20 de set. de 2012

Museu do Automóvel de Brasília foi lacrado nesta manhã e pode estar perto do fim


A sufocante burocracia está perto de mais uma vitória. Foi lacrado na manhã de hoje, 20 de setembro, o Museu do Automóvel de Brasília. O espaço que abriga o museu pertence ao Ministério dos Transportes, que pretende fazer uso da instalação para depositar seu arquivo morto. O Brasil está prestes a transformar um museu em um depósito de papel velho.


O Museu do Automóvel de Brasília é uma instituição filantrópica, fruto dos esforços do jornalista mais do que especializado, Roberto Nasser. Nosso prezado amigo criou a instituição para preservar para a posteridade a história dos automóveis no Brasil, e de nossa indústria automobilística que em pouco mais de 60 anos se tornou uma das maiores do planeta.
Desde sua criação, o museu ocupa um prédio cedido pelo Ministério dos Transportes, que há algum tempo solicitou o imóvel para usá-lo como arquivo morto de documentos. Como a mudança de um museu não é coisa simples de se fazer, o Ministério dos Transportes acionou a Advocacia Geral da União, que ignorou a recomendação da Casa Civil de procurar uma decisão amigável e mandou lacrar o museu.
Nasser explica a situação em uma carta ao site Autoentusiastas, que deve ser lida por qualquer pessoa que se interesse não apenas por carros, mas que compreenda a importância de um museu para a cultura, a educação e a história de uma sociedade. Da mensagem, vale destacar o seguinte trecho:
Se o governo do país nas esferas federal e na distrital entendem que museus são desnecessária frescura, que o obscurantismo é melhor que a luz, paciência. Fecharei o Museu, exportarei o acervo, venderei a biblioteca e, talvez, ainda agradeça aos agentes da justiça e da política ter-me poupado dos continuados esforços, da aplicação de tempo, recursos, emoções, e lamentarei ter nascido no país errado.
Quer ajudar? Proteste, espalhe pelas redes sociais, escreva aos deputados e senadores em quem você votou (você lembra quem são, não é mesmo?), e assine a petição online em apoio ao museu. Já perdemos o Museu da ULBRA e o Autódromo de Jacarepaguá; o fim do Museu do Automóvel de Brasília seria mais uma pá de terra despejada sobre a cultura do Brasil.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br/
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: