20 de set. de 2012

Não mexa no que já está ótimo: uma família inteira para o Mustang?


A perua Mustang construída por Joe Kemp

Existem boatos de que a Ford não somente tinha intenções de construir uma versão SW do Ford Mustang, como realmente o fez, e construiu duas unidades da perua em 1966 em conjunto com uma empresa de carrocerias italiana. O carro foi batizado em homenagem à firma : Ford Mustang Intermeccanica Sport Wagon.

Mas…isso não é verdade. Embora haja rumores desde 1966 que a Ford secretamente construiu uma perua, isso nunca aconteceu. O que realmente ocorreu é que a fabricante estudou a possibilidade de fazer não só uma extensão de linha para o Mustang, mas para uma inteira “família equina”: um sedã, um cupê dois-lugares e uma perua .
O pesquisador Gary Witzenburg, em seu livro Mustang: The Complete History of America’s Pioneer Ponycar, de 1979, afirma que tais conceitos de automóveis baseados no Mustang quase viraram realidade, tanto que os três possuíram moldes de tamanho real em fibra-de-vidro. A ideia da Ford era que os sedã ‘Stang teriam um apelo junto aos pais dos motoristas mais jovens que constituíam a base dos compradores do Mustang tradicional. Já o “dois lugares” – embora agregasse esportividade ao espírito do carro –  foi terminantemente rejeitado. A Ford temia que essa versão pudesse canibalizar as vendas do Thuderbird.

Pelas fotos, é possível ter uma ideia de como era, e de como seria, a perua Mustang e o sedã que fariam parte da família ‘Stang. O projeto todo foi abortado, pois o esportivo ainda estava conquistando sua base de fãs, e a fabricante temia arranhar a imagem de rapidez e jovialidade do carro com os outros modelos.
Em 1966, a perua foi ressuscitada à pedido de dois publicitários – Barney Clark e Robert Cumberford - que eram intermediários entre a Ford e a empresa italiana de carrocerias Intermeccanica. Tal empresa criou duas unidade da versão perua do carro. O plano era, antes de mais nada, promover o automóvel na mídia e junto às concessionárias, para, depois, apresentá-la à Ford. Um carro foi demonstrado para os donos e representantes de revendas Ford e o outro foi alardeado na imprensa. Assim, na edição de outubro de 1966 da Car And Driver, a estrela da capa era um Mustang SW preto. Clark e Cumberford nada mais estavam fazendo do que um teste de mercado.

Mas os executivos da Ford não compraram a ideia. O diretor de desenvolvimento da Ford na época, Eugene Bordinat, “ficou inflamado com a ideia de uma empresa externa construir um protótipo de uma perua usando um de seus carros mais queridos”, segundo Cumberford.

Em contrapartida, alguns fãs gostaram muito do que viram naquela capa de revista. E decidiram criar uma perua Mustang com as próprias mãos. Foi o caso do mecânico Jeff Pearce (que construiu a perua vermelha da foto acima) e do restaurador Joe Kemp, que fabricou o Mustang que ilustra este post.
A Ford efetuou processo semelhante cá por estas bandas, quando, em 1969, produziu de forma limitada uma Galaxie (depois Landau) Wagon, cujas primeiras unidades eram somente para uso interno da fábrica, e, mais tarde, algumas foram vendidas para o serviço funerário. Alguns anos depois, em 1973, a Souza Ramos – de São Paulo -construiu um protótipo de perua para o Maverick, a SR (iniciais da revenda), que teve algumas unidades produzidas. O “Maveco” teve até uma picape, ideia da concessionária Novocar, do Rio Grande do Sul.
Felizmente, todos os desenvolvimentos de carrocerias baseadas no Mustang não foram para frente e esse carro pode se gabar de ser, até hoje, um dos mais belos cupês puro-sangue já lançados.



Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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