28 de ago. de 2012

Qual é o off-road de maior destaque da história?

Fotos: Divulgação
Qual é o off-road de maior destaque da história? O MotorDream listou alguns dos off-road que mais se destacaram em sua época


Falar de automóvel é se referir ao espírito evolutivo do homem. É uma invenção que revolucionou o planeta, encurtando as distâncias e, claro, nos permitindo ir mais rapidamente para lugares antes impensáveis. Já os veículos off-road têm sido a resposta para cumprir a função de mobilidade nas condições mais extremas, seja em desertos, neve, estradas, encostas íngremes e muitos mais. O ponto questionável é que muitos desses desenvolvimentos técnicos, originaram-se de conflitos militares.
Tirando um pouco do “espírito de guerra”, a moda dos SUV’s - sigla em inglês para veículo utilitário esportivo - , mistura de carro urbano com tração integral, pode nos levar onde queremos, mas é claro, estão localizados em um nível inferior de capacidade em relação aos feitos para andar nos terrenos mais acidentados possíveis.

Entre tantos veículos de características que aliam força, luxo e conforto, aqueles que encaram qualquer desafio merecem um destaque. Agora, além de enfrentar os terrenos mais acidentados, terão uma disputa ainda mais difícil: a enquete do NBDL. E a pergunta é: qual é o off-road de maior destaque em todos os tempos? Listamos, com a ajuda do parceiro editorial Auto Cosmos, oito modelos que melhor refletem a idéia de carro para qualquer terreno. Não deixe de participar. A enquete está na capa do Blog.

Ford Bronco 1966



Bronco, traduzido do espanhol como “cavalo selvagem”. Esse é o nome que a Ford adotou para seu veículo off-road. O modelo tem sua origem em 1966 e nasceu como a resposta da marca norte-americana ao sucesso do Jeep CJ-5. Sua clássica carroceria de duas portas foi oferecida durante 30 anos e cinco gerações. Nascido como um modelo robusto, possuía um motor com 105 cv, de seis cilindros e transmissão manual de três velocidades derivada do Falcon. Ainda existiam as variantes wagon, cabine simples e conversível.

Hummer H1 Alpha 2001



Sabemos que a Hummer, além das características off-road de sua escala, tornou-se referência de ostentação, com limusines extravagantes, sendo praticamente um crime eclógico por seu alto consumo de combustível. O modelo deixou de ser produzido pela General Motors em 2010. A origem do carro é de 1979, quando a GM começou a trabalhar com o Exército dos EUA. Naquele ano foi criado o projeto chamado "veículo multiuso com rodas de alta mobilidade" - High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle - ou HMMWV que logo foi chamado de "HUMVEE" e deu origem ao Hummer.

Jeep Cherokee 1974



A primeira série chegou em 1974 e foi produzida até 1983. Foi um grande SUV, feito a partir da Wagoneer - produzido até 1967. Equipado com um poderoso motor V8 de 6.6 litros, tinha grandes atributos e excedia os 160 km/h.

Lada Niva



No ano de 1976 nascia um dos modelos mais econômicas da categoria SUV, o russo Lada Niva. De 1971 a 1972, os primeiros protótipos foram fabricados com um teto de lona e motor FIAT 1.3. Ele chegou a 90.000 unidades por ano em seu auge. A configuração com chassi monobloco, suspensão dianteira independente e traseira de eixo significava uma novidade na época.

Land Rover Série I, 1948



A marca Land Rover é uma das pioneiras e mais conceituadas na fabricação veículos off-road. Em 1947 os irmãos Willys, diretores da fábrica britânica Rover, teve a ideia de produzir um modelo para o público civil. Para fazer isso, usando uma adaptação do chassi robusto de um Jeep Willys da Segunda Guerra Mundial, um motor a gasolina Rover, caixa de câmbio e eixo traseiro, construíram um protótipo. Finalmente, em 1948 foi apresentado no Salão de Amsterdã e iniciou a produção em 1949.

Mercedes-Benz Classe G 2013



Desde 1979, o Classe G da Mercedes-Benz é o SUV símbolo da marca alemã. Ganhou o rali Paris-Dakar, e é um ícone de estilo, além de e modelo base para o desenvolvimento das quatro séries de utilitários da marca. O Mercedes-Benz Classe G foi produzido com código de fábrica W460 - civil, produzidos entre 1979 e 1990 -, W461 - clientes militares e governamentais e ONG’s -, W462 - militar - e W463 - civil, produzido desde 1990. No ano de 1999 foi lançado o G55 AMG. Em 2013 serão apresentados o G63 e G65 AMG.
   
Nissan Patrol



Desde 1951, a Nissan faz o Patrol - Safari em alguns mercados. O SUV agora é comercializado com carroceria de duas ou quatro portas, além de uma versão picape. É amplamente utilizado pelas Nações Unidas e foi imediatamente transformado em concorrente direto do Toyota Land Cruiser. O modelo teve destaque em 1983, quando a Nissan Motor Ibérica SA começou a fornecer o modelo para o exército da Espanha. O Patrol é oferecido com dois, três, cinco, sete e nove lugares.

Toyota Land Cruiser



O modelo data de 1954, fruto da guerra entre as duas Coreias. A pedido do governo dos EUA e das forças de defesa do Japão, a Toyota desenvolveu em apenas cinco meses, um veículo 4x4 chamado BJ Jeep. Em 1954 ganhou o nome Land Cruiser, dado pelo diretor Hanji Umehara. O Lexus LX, nada mais é do que uma versão de luxo do Land Cruiser.
 Comente está postagem.
Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: