29 de fev. de 2012

Indústria Cadeias do setor automotivo discutem novas regras de cobrança de ICMS para veículos importados

 Foto: Reprodução
Cadeias do setor automotivo discutem novas regras de cobrança de ICMS para veículos importados  
O objetivo é proteger a indústria brasileira dos “ataques” de produtos importados

por Alyne Bittencourt


Nesta terça-feira (28), empresários e sindicalistas se reuniram com senadores em Brasília. O objetivo é conseguir o apoio dos parlamentares para a aprovação da Resolução 72/2010, que prevê a mudança na cobrança do ICMS dos importados. O imposto deixaria de ser cobrado no estado de origem – no qual o veículo chega ao país–, para ser cobrado no estado de destino dos produtos.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), defende que a aprovação da resolução vai por fim à “guerra dos portos” – a “competição” entre as capitais que oferecem incentivos fiscais que favorecem a importação através de seus portos.

Com isso, o grupo espera fazer frente à desindustrialização do país, já que a indústria brasileira estaria enfrentando dificuldades para competir com produtos importados que chegam ao país custando menos que os nacionais. Uma das provas desse processo de desindustrialização está na queda da participação do setor no PIB. De acordo com o site Automotive Bussiness, um manifesto divulgado pelo grupo mostra que, em 2008, o percentual de participação da indústria era de 27% em 1985 e ficou abaixo dos 16%  em 2011.

Para chamar atenção para a votação da resolução e obter apoio para a aprovação da mesma, o grupo de empresários e sindicalistas planeja uma série de ações em diferentes regiões do país. Caso seja aprovada, a medida afetará especialmente os estados do Espírito Santo e de Santa Catarina. Para amenizar a perda de capital com a diminuição das importações, o senador Romero Jucá disse, ao jornal O Estado de São Paulo, que defende que os estados afetados recebam compensações econômicas.

Fonte:motordream
 Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: