29 de fev. de 2012

Indústria Após debandada da PSA, Fiat continua em busca de parceiros

 Foto: Divulgação
Após debandada da PSA, Fiat continua em busca de parceiros
 Marca italiana analisa opções em todo o mundo para flexibilizar custos de produção

por Túlio Moreira

No início do ano, Fiat e PSA Peugeot Citroën chegaram a cogitar uma aliança para aumentar a eficiência industrial e a produtividade dos dois grupos automotivos. O objetivo seria contornar as dificuldades impostas pela crise financeira que toma conta da Europa. Além disso, a Fiat acredita que estabelecer parcerias contribuirá para atingir a meta de vender 6 milhões de veículos em todo o mundo em 2014. A conversação não foi adiante e o grupo francês já sinaliza aliança com a norte-americana General Motors. Enquanto isso, a Fiat continua à procura de aliados.

O CEO do grupo Fiat-Chrysler, Sergio Marchionne, afirmou à imprensa europeia que o grupo italiano está trabalhando para articular uma rede de parceiros ao redor do mundo, com o objetivo de compartilhar custos de desenvolvimento e produção de veículos. Nas palavras do executivo, a Fiat está “considerando todas as hipóteses”. Na Ásia, por exemplo, fabricantes menores como Suzuki e Mazda são consideradas aliadas em potencial. Em relação à opção da PSA pela GM, Marchionne afirmou que o grupo francês deve fazer a escolha que for mais acertada para o momento.

Atualmente, a Fiat enfrenta diversas questões que implicam em dificuldade para suas operações. Uma das principais envolve reivindicações trabalhistas, já que os sindicatos exigem contratos de trabalho mais flexíveis nas unidades industriais instaladas na Itália. Além disso, a marca precisa conviver com a retração constante da demanda interna, sem contar previsões pessimistas sobre queda mais acentuada nas vendas em toda a Europa este ano e redução no volume de automóveis produzidos no continente.
Postagem Nº 14.800
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: