22 de out. de 2011

ürburgring continua incrível(mente perigosa)


O engavetamento de oito carros em Nürburgring – a Meca alemã para os fanáticos por carros – no começo do mês foi terrível, mas não me surpreende. Andei na pista alguns dias depois e alcancei o mesmo nirvana gearhead de sempre, só que com uma dose extra de loucura.

Duas coisas importantes mudaram na pista e em sua segurança desde que a nova gerência tomou posse. Primeiro, o número de sessões abertas ao público foram reduzidas significativamente. Segundo, ‘Ring tem ficado cada vez mais popular. O resultado é que o número limitado de sessões abertas agora ficam lotadas de carros aguardando para transformar 20 euros em uma volta.
Esperei na fila por quase 20 minutos só para passar pela cancela, que liberava carros a todo instante. Era uma loucura. E a diferença de velocidade é absurda porque qualquer carro pode dar uma voltinha.
Eu tinha um dos carros mais lentos na pista. Sabia que isso iria acontecer e pensei em experimentar um Ford Transit como fez Sabine Schmitz no episódio do Top Gear, mas custava algo em torno de 1.800 dólares por uma semana, então optei por um Ford Focus Estate da geração anterior.
A parte Estate é o jeito europeu de falar Perua. Pelo menos usava gasolina e eu podia ouvir o motor. Na última vez em que estive aqui, guiei um pequeno hatch francês a diesel que era horrível, mas isso foi dois verões atrás, antes de seu arrendamento, e a pista estava vazia. Claro que estava chovendo muito mais forte que em qualquer outra oportunidade em que estive em uma pista, mas ainda assim eu era o único carro alinhado naquela sessão. Tinha a pista toda à minha disposição.

Agora, dois verões mais tarde, a pista está lotada, mesmo em um dia de chuva. Aqui está minha volta com pista molhada. Sou ultrapassado por Porsches atrás de Porsches atrás de BMWs. Meu pequeno Focus não era páreo para as máquinas que o público levou à pista.
Então segui em frente e fui me divertindo enquanto ouvia músicas europeias horríveis e me esforçava para conhecer melhor a pista. Poderia ter mantido um traçado melhor e forçado os outros carros a darem duro para me passar, mas sua velocidade de aproximação era tão alta que parecia loucura não lhes dar um pouco mais de espaço.
Ainda que eu corra em Nürburgring no Forza do meu Xbox, não é o mesmo que estar lá. Apesar do game colocar poucos carros na pista, ao invés de um exército de fanáticos por asfalto. Mas esse não é o problema.
O problema é que qualquer um é bem vindo para dar uma volta em qualquer carro de rua. Se minha mãe quisesse alugar um Porsche biturbo para sua primeira volta, eles a deixariam. Então você acaba com um mar de carros velozes com uma variação gigantesca de velocidade, e mais importante, do nível de habilidade, sem existir uma forma de saber se quem está no outro carro tem alguma ideia de como andar em ‘Ring.

Tecnicamente, é uma estrada pública e carros mais lentos devem permanecer à direita, com todas as ultrapassagens pela esquerda, setas usadas para sinalizar a intenção de mudar de faixa, etc. Mas junte alguns GT3s, M3s e um punhado de Corvettes que todas as regras vão por água abaixo.
Como se todos estivessem em uma prova de 24 horas. Sei que se tivesse uma máquina de verdade passaria por momentos em que pisaria feito louco para ultrapassar o cara à frente, é o que acontece em uma pista. Você não faria o mesmo? Mas não acho que este seja o problema. É uma pista, e uma das mais difíceis no mundo, e mesmo assim pegamos a fila quantas vezes forem necessárias para dar algumas voltas.
Apenas nos dê mais tempo na pista para que os carros não fiquem tão amontoados nessas sessões limitadas. Algumas luzes amarelas ao redor também poderiam ajudar, mas eu gostaria mesmo é de ver um sinalizador portátil controlado por rádio que poderia indicar uma área perigosa com uma luz no painel. Seria tudo uma questão de pedir um cheque caução na hora de emitir o bilhete.
Mas o maior problema é que Nürburgring é tão legal, tão fantástica, que nós continuaríamos a pegar sua fila, não importa o quão perigoso esteja. Eu sei que continuaria.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: