15 de out. de 2011

Tecnologia: um poderoso aliado contra furtos de veículos


A maioria das pessoas tenta fazer sua parte para evitar situações de risco de furto de veículos e seus passageiros ao não circular em ruas pouco movimentadas e mal iluminadas tarde da noite, não deixando objetos de valor dentro do carro estacionado e coisa e tal. Mas a gente sabe que nas grandes cidades, nem sempre esse tipo de cuidado garante proteção. Daí o papel da tecnologia veicular, que vem evoluindo e trazendo resultados positivos na redução do número de furtos envolvendo automóveis.


Todos os veículos da Ford no Brasil já contam com o exclusivo sistema de proteção PATS (Passive Anti Theft System). Graças a um sensor instalado no módulo eletrônico, este sistema identifica um código eletrônico, gravado na chave de cada carro, não permitindo dar a partida no carro por outros meios. A nova Ranger traz uma ampliação desta proteção, com o DPATS, com base em outros sensores que reforçam a segurança também contra o furto do motor.
A evolução da tecnologia de segurança veicular é tão rápida que a Ford já desenvolveu imobilizadores eletrônicos, dotados de códigos criptografados que praticamente eliminam a possibilidade de locomoção do veículo sem a chave original, o que representa um dos maiores avanços nessa área.
Mas antes destes mecanismos para dificultar ou impedir dar a partida no carro, a tecnologia anti-furto passa pela porta dos carros. No Brasil, os modelos Fusion e New Edge contam com o sistema de abertura das portas por teclas e abertura eletrônica sem chave, respectivamente. No segundo caso, a aproximação da chave, verificada por um sensor (seja no bolso ou na bolsa do motorista), e um leve toque na maçaneta destravam as portas.

Já para aumentar a proteção no momento em que se sai do carro há o dispositivo “Follow me Home”, que mantém o farol aceso por alguns segundos depois que o motorista tranca o carro para iluminar seu caminho.
Alarmes, travamento automático das portas, travas elétricas com controle remoto e abertura elétrica do porta-malas no painel são outros recursos que contribuem para aumentar a segurança do veículo e seus ocupantes. A tecnologia ajuda e muito, ainda mais quando aliada à atenção pessoal e à segurança pública. Afinal, circular por aí com mais tranqüilidade é o que todos queremos.

Fonte: ford.jalopnik
Disponível no(a):http://ford.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: