
Terroristas armados estão em um impasse com a polícia no centro da cidade. A SWAT é chamada e eles têm duas formas de chegar lá: a primeira é em um furgão sem graça com luzes piscantes e a segunda em um tanque tão imenso quanto lento. A Alpine Armoring tem uma terceira opção: um bunker destruidor ambulante que parece saído de um filme explosivo de Michael Bay.
Este é o novo Pit-Bull VX SWAT. Embora sua estreia oficial seja somente na Conferência da Associação Internacional de Chefes de Polícia no fim deste mês, a única forma de conhecê-lo é roubar um banco nos EUA ou ler nossas primeiras impressões sobre este monstro a serviço da lei. Ler é bem mais seguro.
“Quando o mundo acabar, meu trabalho começa”, explica Jeff Allen, da Alpine.
Boa frase, Jeff, por que VX é uma caixa a prova de balas. Todas as janelas têm vidros balísticos que faz com que tiros de armas pequenas pareçam pedriscos. Elas conseguem resistir até mesmo a rajadas de rifle (7.62 e 5.56) disparadas à curta distância. Isso devido às camadas que absorvem e dispersam a energia do impacto.
Granadas? Eles não recomendam que você passe por cima delas, mas tanto o teto quando o piso angulares são projetados com proteção anti-minas e repelem fragmentos de explosivos modernos. Cada porta é revestida com aço balístico, por isso os projéteis não conseguem perfurar por nenhum ângulo. Bombas de gás? Os ventiladores internos mantêm o ar no lado de fora ou trazem ar novo quanto ligados em reverso.
A primeira coisa que noto ao deixar o showroom da empresa é como ele se torna rapidamente o centro das atenções. Os outros motoristas torcem o pescoço quando passamos. Até o xerife reduziu para apreciar o VX.

“Se você for o vilão e ver um negócio desses chegando, vai começar a pensar nas más escolhas que fez em sua vida”, diz Ron Leffler, explicando que, embora sejam veículos de defesa, eles se esforçaram para fazer com que cada parte do veículo transmitisse a impressão de força.
E eles conseguiram – dos faróis com grades e da grade imensa às enormes tomadas de ar no capô.
A segunda coisa que você nota é que por dentro ele se comporta como qualquer outra picape grande. Somente os mais atentos conseguirão notar que embaixo de toda essa blindagem há uma Ford F-550 4×4.
Usar uma picape como base traz inúmeras vantagens em termos de redução de custos e desempenho. Por mais incrível que pareça, o Pit-Bull VX é leve. Apesar da blindagem, ele pesa 7200 kg. A F-550 com o motor V8 turbodiesel de 6,7 litros tem peso máximo de 8845 kg, o que libera 1645 kg para a equipe e seu armamento.
Por mais agressivo que seja o visual do Pit-Bull, ele é extremamente confortável por dentro. A Alpine sabiamente manteve o painel e bancos originais, por isso os controles funcionam como numa picape F-550 qualquer para o motorista e passageiro.

Na traseira ele é um pouco mais espartano, com lugar para até oito integrantes da SWAT nos bancos laterais. Também há piso anti-derrapante e luzes que podem variar do branco para o vermelho de acordo com a necessidade de discrição.
“Ele foi projetado para que, uma vez dentro, você nunca precise sair. Se abrir uma janela ou uma porta, a blindagem será comprometida” – diz Leffler.
Como as janelas não podem ser abertas, há seteiras em todo o veículo, que podem ser usadas para disparar tiros ou receber objetos e documentos. Dá até pra passar um Quarterão com Queijo e uma Coca média por elas.
Para estabelecer comunicação com o mundo exterior há um sistema alto-falantes externos, e para ver o mundo ao redor há holofotes no teto, controlados remotamente. Quando você tiver certeza de que precisa sair, basta abrir as portas blindadas, a tampa traseira, ou passar por duas escotilhas no teto.

Até hoje nenhuma pessoa morreu em um veículo blindado pela Alpine, de acordo com a empresa. Isso normalmente seria o principal argumento de vendas para uma empresa que constroi veículos blindados, mas basta olhar para o VX: isso já é o suficiente para convencer o comprador.
Crédito das fotos: Mokhtar Chahine
Fonte: jalopnik.com.br
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário