Fotos: Autocosmos/Argentina
Descubra onde terminam as semelhanças entre o utilitário esportivo produzido no Paraná e o original romeno
por Hernando Calaza, do Autocosmos/Argentina
Quando decidiu se aventurar pelo terreno dos utilitários esportivos, a francesa Renault foi buscar inspiração em seu braço romeno. O Dacia Duster serviu de base para o modelo que agora é produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, para toda a América Latina. Se manteve a essência do original lançado na Romênia, a Renault não deixou de operar algumas mudanças para adequar o modelo à sua gama.
Algumas dessas mudanças são mais facilmente notadas. A dianteira recebeu mais elementos cromados, ganhando um aspecto mais robusto e elegante. O conjunto óptico é idêntico, mas os faróis do Duster brasileiro têm máscara negra.
As rodas de liga leve do Duster produzido no Brasil também ganharam tonalidade escura. E a traseira segue a mesma tendência notada na dianteira, com uma placa cromada que recebe o nome do modelo, ao contrário do plástico preto aplicado no modelo romeno.
No interior também foram operadas mudanças importantes. Os dois modelos compartilham a mesma base, mas o painel do Duster romeno é fiel ao do Sandero, enquanto o utilitário brasileiro teve seu console redesenhado e ganhou dois porta-trecos. O aspecto geral do interior do Duster brasileiro ficou menos frágil.
A Renault afirma ter modificado 774 peças para que o Dacia Duster virasse o Duster que marca a estreia da marca no segmento. Além das três modificações apresentadas aqui – grade frontal, traseira e painel –, as outras alterações estão sob a carroceria, a começar pela gama de motores flex do motor nacional.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/
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