A marca chinesa acredita ter colocado um ponto final no imbróglio por meio de comunicado divulgado nesta terça-feira
A fabricante Great Wall Motor – a maior da China no segmento de veículos utilitários esportivos e picapes – não irá mais apelar da decisão da justiça italiana, que determinou 4 anos atrás que o compacto Peri infringe patentes registradas pela Fiat. De acordo com a GW, a sentença do tribunal da Itália não exerce qualquer impacto sobre suas operações na China e a marca trata o caso como assunto encerrado.
A marca chinesa divulgou um comunicado em que nega a acusação de ter desrespeitado a propriedade intelectual da Fiat e descarta quaisquer efeitos negativos do julgamento, realizado em 2007, sobre seus negócios. Desde 2006, a Fiat acusa a GW de ter desenvolvido o Peri a partir da segunda geração do compacto Panda, lançada em 2003. De fato, as dimensões dos dois modelos são praticamente iguais. A distância entre-eixos, por exemplo, crava 2,299 m.A fabricante Great Wall Motor – a maior da China no segmento de veículos utilitários esportivos e picapes – não irá mais apelar da decisão da justiça italiana, que determinou 4 anos atrás que o compacto Peri infringe patentes registradas pela Fiat. De acordo com a GW, a sentença do tribunal da Itália não exerce qualquer impacto sobre suas operações na China e a marca trata o caso como assunto encerrado.
A decisão do tribunal italiano havia determinado multa de 15 mil euros para cada unidade do Peri comercializada pela GW. Além disso, a sentença decidiu que a fabricante chinesa estaria proibida de vender o modelo na União Europeia. No comunicado divulgado na China, a Great Wall suavizou as restrições afirmando que nunca teve a intenção de exportar o Peri para países membros do bloco europeu e que inclusive já interrompeu a produção do polêmico modelo em setembro de 2010.
Diante da ineficácia da sentença do tribunal italiano, a Fiat havia recorrido à corte chinesa em 2008, mas a justiça do país asiático rejeitou a alegação de violação de patente feita pela marca europeia. Em retaliação, a Great Wall moveu, no ano seguinte, um processo contra a Fiat garantindo que foi a fabricante italiana que plagiou o Peri, quando o modelo ainda estava em seu estágio embrionário, por meio de espionagem industrial.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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