10 de out. de 2011

Mais de 5 mil brasileiros já dirigiram o Nissan Leaf

 Fotos: Igor Macário/CZN
Mais de 5 mil brasileiros já dirigiram o Nissan Leaf
O japonês 100% elétrico ainda está distante da realidade brasileira, mas começa a despertar o interesse de governos locais

Desde junho, a caravana da Nissan que percorre o Brasil divulgando os modelos da marca nipônica também proporciona aos habitantes das cidades contempladas a oportunidade de dirigir o 100% hatch elétrico Leaf. O evento itinerante já percorreu 17 das 30 cidades que receberão o portfólio da Nissan para test drives abertos ao público até julho de 2012.
No total, mais de 5 mil pessoas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife já conduziram o badalado modelo completamente impulsionado por eletricidade.

No próximo sábado, a caravana da Nissan chega a Fortaleza (Ceará) e continua no nordeste por mais duas etapas, contemplando as cidades de Natal (Rio Grande do Norte) e João Pessoa (Paraíba), antes de retornar para o sudeste para mais uma rodada em São Paulo. Durante o Inova Show, o público poderá fazer test drives em todos os modelos oferecidos pela Nissan no Brasil – incluindo o lançamento March –, além do Leaf. Para participar, basta apresentar a carteira de habilitação e assinar um termo de responsabilidade.

Atualmente, a ausência de uma legislação brasileira específica para os carros elétricos inviabiliza qualquer tipo de tentativa de comercialização de um veículo como o Leaf. De acordo com os parâmetros atuais, o veículo seria tributado com taxas superiores a de um Porsche Cayenne, por exemplo. A Nissan aproveita o Inova Show para apresentar as vantagens da tecnologia 100% elétrica para os governos locais. A fabricante acredita que é apenas questão de tempo para que a demanda pelo modelo elétrico surja.

A Nissan já firmou um acordo com a prefeitura de São Paulo para fornecer uma frota de 150 unidades do modelo. O projeto piloto terá início no próximo ano e será utilizado para analisar o comportamento do veículo na capital paulista. Além disso, a fabricante aproveitará a experiência para projetar uma estrutura de pontos de recarga que consiga atender uma megalópole das proporções de São Paulo. Apesar do acordo pioneiro com a prefeitura paulista, a Nissan mantém a cautela ao projetar o futuro do modelo no país. “O carro elétrico será o futuro da indústria automobilística, mas ainda é impossível prever quando ele se tornará realidade no Brasil”, pondera Christian Meunier, CEO da marca no Brasil.





Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: