1 de out. de 2011

Já imaginou levar para casa um campeão dos Sertões?


É isso mesmo que você leu no título no post. A equipe MEM Motorsport está colocando à venda três de seus bólidos, protótipos Sherpa capazes de percorrer 5 mil quilômetros de trilhas sem pedir arrego. Não conseguimos imaginar um jeito melhor de iniciar uma carreira nos ralis.

O Sherpa é um protótipo off-road desenvolvido pelo piloto e projetista Richard Vaders no interior de São Paulo. Possui estrutura tubular e carroceria de fibra de vidro, e é homologado para competições da FIA e da CBA. Várias versões diferentes (principalmente em relação à motorização) foram produzidas ao longo dos últimos cinco anos para diversos clientes – um deles foi equipado com nada menos que o motor V8 do Mustang!
A MEM Motorsport possui atualmente três unidades equipadas com motores MWM de seis cilindros e 3,0 litros a diesel, com turbo e intercooler. Rendem 160 cavalos originalmente, mas com preparação especial a potência sobe para 240 cavalos. E como você já deve ter percebido pela série de posts sobre ralis, o que realmente importa numa competição off-road é o torque para retomadas, e isso ele esbanja pra valer: 69 kgfm a 3.000 rpm.

Os Sherpa possuem algumas peculiaridades bem interessantes. A posição do motor foi recuada o máximo possível para trás do eixo dianteiro. Isso resulta numa distribuição de peso quase perfeita. “Ele é bem dócil, não joga de traseira nem imbica, permanece reto em saltos e curvas”, explica Fernando Garcia, integrante da equipe.
A transmissão conta com câmbio manual em formato de H e uma caixa de transferência especial projetada pela MEM Motorsport em parceria com a Eaton. São três opções de tração acionadas por uma alavanca de seleção interna: 4×2, 4×4 e 4×4 bloqueado. Dois amortecedores Ohlins por roda seguram o tranco todo-terreno, e os freios a disco são Brembo com duplo circuito hidráulico.
Entre as três unidades à venda estão os campeões dos Sertões na categoria Protótipos em 2008 e 2011. Na última edição, o carro pilotado por Luis Eduardo Stedile e Deco Muniz (navegador) ficou em quinto na classificação geral. Os carros também já venceram várias etapas dos campeonatos brasileiro e paulista de rally cross country de velocidade.
O preço de cada um dos veículos deve ficar na casa dos 120 mil reais. Para efeito de comparação, o Troller T4 zero km acaba de ser anunciado a partir de R$ 93.227. Dependendo do acordo, a MEM pode continuar a prestar apoio mecânico aos novos proprietários.

E aí você deve estar se perguntando: se são tão bons assim, por que alguém gostaria de vendê-los? Fernando Garcia conta que a equipe já trabalha há algum tempo em um novo protótipo, de capacidades ainda melhores, e que vai substituir os chamados SherpaMEM nas competições.
Obviamente os caras já estão convidados a mostrar o resultado aqui . Aguardem!
Contato para a venda: fernando@memm.com.br

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: