
O anúncio do governo sobre o aumento de até 30% no imposto cobrado sobre veículos importados está provocando correria dos consumidores às lojas
O primeiro fim de semana após o anúncio feito na última quinta-feira da decisão do governo brasileiro em aumentar até 30% do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados – dos carros importados foi marcado por correria dos consumidores às concessionárias de veículos produzidos em outros países, especialmente os chineses e coreanos.
Na cidade de São Paulo, a rede de distribuidores da coreana Hyundai registrou incremento nas vendas de 70% na sexta-feira e no sábado, em relação ao volume de negócios fechados antes do anúncio do governo. No Rio de Janeiro, as concessionárias da chinesa Chery chegaram a aumentar em 30% o número de veículos comercializados.
O mercado brasileiro tem a participação de 27 marcas que não possuem fábricas instaladas em território nacional. Em média, as marcas possuem estoques de veículos com os preços antigos para 30 dias. Algumas concessionárias já estão pedindo para clientes com negócios pendentes que finalizem suas compras antes do repasse do aumento.
A decisão do governo brasileiro foi justificada como uma medida protecionista à indústria nacional, já que o câmbio favorável reduziu o preço dos veículos importados e, de acordo com a lógica utilizada pela presidente Dilma Rousseff, passou a representar uma ameaça aos produtos fabricados no país. A Abeiva, associação das importadoras, questiona o argumento, afirmando que os veículos importados representam apenas 5,8% do volume total comercializado entre janeiro e agosto deste ano. (Com informações da Folha de S. Paulo)
Fonte: motordream
Disponível no(a)http://motordream.uol.com.br
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