4 de abr. de 2011

Uma semana nos bastidores da Nascar por Rafael Lopes

Hall of Fame em Charlotte
Como a maioria de vocês sabe pelo Twitter, estou nos Estados Unidos desde terça-feira para acompanhar a etapa de Martinsville da Nascar. Até peço desculpas pela correria da semana, mas as atividades foram bem intensas. Visitei vários lugares da categoria, como o Hall of Fame e o R&D Center (Centro de Tecnologia), em Charlotte, além de passar pelas sedes das equipes Kevin Harvick Inc., Richard Childress Racing e a Hendrick, todas em cidades vizinhas.
E é impressionante o grau de profissionalismo e abertura de todos.
O roteiro começou ainda na terça-feira, no Hall of Fame (veja a matéria aqui). A atração, colocada no centro esportivo de Charlotte, bem próximo à arena do Bobcats, da NBA, é um museu interativo. Toda a história da Nascar está exposta lá e o público ainda pode se divertir. Além de filmes, você pode participar da simulação de um pit stop, correr em simuladores e até mesmo dar a bandeirada de chegada. É uma iniciativa sensacional para o fã, que realmente aproxima o público da categoria. No fim, ainda tem a tradicional lojinha, com tudo o que você possa imaginar em matéria de produtos licenciados. Impossível não gastar alguns dólares lá dentro.
Nascar R&D Center
A quarta e a quinta foram marcadas pelas visitas à sede da Nascar e a algumas equipes próximas. A divisão de mídia da categoria impressiona. Com equipamentos de última geração, a categoria armazena todas as corridas já televisionadas, seja em fitas (que vão para uma mina de sal em Kansas para evitar o mofo) ou enormes servidores de computador. Sensacional. Depois, o R&D Center, que é responsável pela equalização do desempenho dos quatro tipos de carro (Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota). As inspeções nos modelos, que são construídos pelas próprias equipe, são feitas de forma rigorosa no local. Não passou? Não pode correr.
Depois foi a vez das equipes. Após uma passada rápida na Hendrick e no museu do time, visitamos a Kevin Harvick Inc., que pertence ao piloto da Sprint Cup e pela qual Nelsinho Piquet corre na Truck Series. Conferimos todas as etapas de produção e regulagem de um carro: além da Truck, o time participa da Nationwide Series. Em seguidas, conhecemos a Richard Childress Racing, uma das mais tradicionais da categoria. É impressionante o tamanho do local, com mais de 14 prédios no terreno. Ela é responsável também pelo desenvolvimento e preparação de parte dos motores Chevrolet usados na Nascar.
Carros de Jeff Gordon no Museu da Hendrick
Gostaram dos bastidores? No próximo post, falarei sobre o encontro com os pilotos e a dinâmica dentro do circuito. E já adianto: é completamente diferente da Fórmula 1 e do modelo europeu de automobilismo.
Oficina da Kevin Harvick Inc.
Carro de Dale Earnhardt no Museu da Richard Childress Racing

Fonte: voandobaixo/
Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/

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