Allan Khodair e Marcelo Hahn perderam a liderança, mas recuperaram e venceram no GTBR3 Foto: Ivan Pacheco/Terra |
Enquanto a dupla Allam Khodair/Marcelo Hahn recuperou a liderança perdida no GTBR3 depois de fazer a pole-position desta primeira prova, a Ferrari Challenger de Sérgio Laganá/Alan Hellmeister venceu com facilidade na GTBR4. A segunda corrida desta etapa de estreia acontece neste domingo, a partir das 12h30 (de Brasília).
Antes da largada, os pilotos do grid desligaram os motores para prestar homenagem a Gustavo Sondermann, morto após acidente no último domingo quando disputava a Copa Montana - ele também participaria desta temporada da Itaipava GT, na GTBR3.
Além da homenagem pré-prova, vários dos carros que correram neste sábado em Interlagos carregavam a inscrição "valeu Sondermann" nas carrocerias. No local da fatalidade, a Curva do Café, conforme havia pedido a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a bandeira amarela era permanente.
A corrida
Na largada, Rodrigo Sperafico ultrapassou o pole Khodair e assumiu a ponta. Logo à frente, no S do Senna, Juliano Moro foi tocado e acabou passeando na grama, protagonizando a primeira escapada desta temporada.
No início da terceira volta, o Corvette Z06 apresentou um problema momentâneo e perdeu rendimento. Melhor para Khodair, que retomou a liderança para o Lamborghini LP 600 (modelo novo, mas com o acerto do modelo anterior, o LP 560).
O Viper do Corinthians Motorsport apresentou problemas na volta de apresentação e acabou largando da última posição, após o bom sexto lugar na fase de classificação - a dupla formada por Lineu Linardi e Walter Ebrahim só testou os carros na última quinta. Após o toque na largada, o Ford GT de Moro acabou caindo de rendimento e teve que entrar nos boxes na 14ª volta.
Os líderes Khodair e Sperafico, com boa vantagem para o restante dos participantes, acabaram optando pela troca de pilotos na volta 16 e 17, respectivamente, com Marcelo Hahn e o Lamborghini da Blau Motorsport mantendo a liderança sobre o Corvette Z06, agora guiada por Cláudio Dahruj, após a volta para a pista.
Após se consolidar na terceira colocação, o Ford GT de Valdeno Brito/Matheus Stumpf errou o traçado e saiu na grama do Bico de Pato, permitindo a ultrapassagem do outro carro da BMG Motorsport, dirigido por Juliano Moro e Paulo Bonifácio, em ótima corrida de recuperação após o toque na largada. Cléber Faria, com um Lamborghini LP560, completou o pódio da GTBR3.
"Confesso que estava ansioso até pouco antes da bandeirada,porque no ano passado, conquistamos muitos segundos lugares. A equipe trabalhou muito, foi um fim de semana perfeito e sem problemas", disse Khodair que não vencia há um ano e meio na categoria (em 2010, foram sete segundos lugares). Ainda abalado com a morte de Gustavo Sondermann, ele dedicou a vitória da dupla da Blau Motorsport ao amigo, que morreu após acidente no domingo passado.
Na GTBR4, o carro da dupla Sérgio Laganá/Alan Hellmeister não encontrou problemas para manter a liderança da categoria - que corre junto aos da GTBR3 - desde o início. Depois de manter a pole, a Ferrari Challenger, guiada por Hellmeister, rapidamente abriu vantagem sobre o segundo Fábio Greco, que acabou ultrapassado pelo novo Ginetta G50 de William Freire, na 14ª volta.
Para facilitar a vida dos líderes, a direção de prova puniu dois perseguidores diretos, a Ferrari Challenger de Marçal Melo (30 segundos de penalização no box) e o Ginetta G50 de Leonardo Burti (33 segundos), que entraram após a janela estabelecida pela organização do Itaipava GT para a troca de piloto entre as equipes - motivo pelo qual Otávio Mesquita também acabou punido (40 segundos). A vice-liderança caiu no colo de C. Federico, enquanto a vitória passou a ser apenas administrada por Laganá.
Em corrida de recuperação, Valter Rossete e Fábio Greco, também de Ferrari Challenger, assumiram o segundo lugar da categoria, com Emerson Ramose Leandro Almeida, com o estreante Aston Martin Vintage, ficando com o terceiro posto. Completaram o pódio com Federico e Otávio Mesquita (ambos com Ferrari Challenge).
"Espero que esse ano seja melhor,já que no ano passado começamos bem mais depois ficou complicado no meio da temporada. Esse começo me deixou mais animado", disse Laganá.
Hellmeister lembrou que a Ferrari Challenger da dupla não deve ter um desempenho tão bom quanto o que apresentou neste sábado em Interlagos, principalmente pelo crescimento dos novos carros da Ginetta e da Aston Martin Vintage.
"Fizemos o nosso papel. Não podíamos perdera oportunidade de vencer aqui em Interlagos, porque depois vai ser complicado. A pista de rua não é a nossa melhor pista", analisou o piloto, referindo-se à segunda etapa da Itaipava GT,que será disputada no Circuito Do Anhembi, como abertura da etapa brasileira de Fórmula Indy, no próximo dia 1º de maio.
Confira os resultados finais da primeira bateria da prova de Interlagos do Itaipava GT:
GTBR3
1º) Marcelo Hahn/Allam Khodair (Lamborghini LP 600) - 30 voltas em 51min11s586
2º) Cláudio Dahruj/Rodrigo Sperafico (Corvette Z06) - a 18s611
3º) Juliano Moro/Paulo Bonifacio (Ford GT) - a 38s792
4º) Valdeno Brito/Matheus Stumpf (Ford GT) - a 45s250
5º) Cleber Faria (Lamborghini LP560) - a 56s879
6º) Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F458) - a 59s560
7º) Walter Derani/Antônio Pizzonia (Ferraria F430) - a 1min02s550
8º) Vanuê Faria/Renan Guerra (Lamborghini LP560) - a 1min04s416
9º) Xandy Negrão/Xandinho Negrão (Audi R8 LMS) - a 1min44s515
10º) Bruno Garfinkel (Lamborghini LP560) - a 1 volta
11º) Rafael Derani/Cláudio Ricci (Ferrari F430) - a 1 volta
12º) Fernando Poeta/Alexandre Toso (Lamborghini LP560) - a 2 voltas
13º) Ricardo Ricca (Lamborghini 2008) - a 2 voltas
14º) H.Assunção/R.Castropil (Viper Competition Coupé) - não completou
15º) Lineu Linardi/Walter Ebrahim (Viper Competition Coupé) - não completou
16º) Pedro Queirolo (Corvette Z06) - não completou
17º) Fernando Croce/F.Gomes Croce (Viper Competition Coupé) - não completou
GTBR4
1º) Sérgio Laganá/Alan Hellmeister (Ferrari Challenger) - a 2 voltas
2º) Valter Rossete/Fábio Greco (Ferrari Challenger) - a 2 voltas
3º) Eduardo Ramos/Leandro Almeida (Aston Martin Vintage) - a 3 voltas
4º) Cristiano Federico/Fábio Lara (Ferrari Challenger) - a 3 voltas
5º) Otavio Mesquita (Ferrari Challenger) - a 3 voltas
6º) Marçal Melo/William Freire (Ginetta G50) - a 3 voltas
7º) Carlos Burza/Leonardo Burti (Ginetta G50) - a 3 voltas
8º) J.Gonçalves/C.Coelho (Maserati Trofeo) - a 4 voltas
9º) Demétrio Mendes/Valter Patrocinio (Maserati Trofeo) - a 5 voltas
10º) Valter Pinheiro (Maserati Trofeo) - a 16 voltas
11º) Marcelo Sant'anna/Christian De Rey (Ferrari Challenger) - a 16 voltas
12º) Oswaldo Federico/Marcelo Losasso (Maserati Trofeo) - a 17 voltas
Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário