Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da F-1, confessou que sua maior preocupação com relação ao novo regulamento técnico da categoria, que entra em vigor em 2013, é o barulho produzido pelos motores dos carros.
Daqui dois anos, os propulsores terão injeção direta com quatro cilindros em 1,6 L, substituindo as atuais unidades V8 de 2,4 L. Além disso, a partir de 2014, cada piloto poderá usar somente quatro motores por ano.
Para Ecclestone, o som dos carros é uma marca registrada da categoria, sendo que, caso isso fique comprometido com o novo regulamento, a F-1 será prejudicada.
"Não ligo se o motor é 1,6 L ou 1,8 L. Estou preocupado é com o barulho. Se perdermos o som, perderemos uma grande coisa", afirmou o dirigente ao site "motorline.cc".
No entanto, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, assegurou que o novo regulamento não vai acarretar na mudança do barulho dos motores.
"Posso garantir que os carros de F-1 para a temporada de 2013 serão muito empolgantes e produzirão um grande som", disse Todt, defendendo a alteração da especificação das unidades por questões ambientais.
"O desenvolvimento da indústria nos últimos anos vem trazendo segurança e consciência ambiental para o primeiro plano. Os fabricantes têm feito um grande progresso em ambas as áreas."
"Com as novas regras, a FIA quer mandar uma forte mensagem sobre a F-1. Esse é o topo do automobilismo e os motores menores serão importantes para os fabricantes", concluiu.
Fonte:tazio.uol
Disponível em:http://tazio.uol.com.br
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