11 de jan. de 2014

BMW M6 Gran Coupé - Grande e poderoso

Fotos: Divulgação
BMW M6 Gran Coupé - Grande e poderoso
BMW M6 Gran Coupé junta espaço, luxo e esportividade em um só pacote

por Raphael Panaro
Auto Press
 
A briga pelo mercado de luxo brasileiro vai até os mais altos escalões. Na disputa dos supersedãs esportivos alemães, a BMW entrou forte em janeiro de 2013. Foi quando a marca bávara lançou seu representante: o “apimentado” M6 Gran Coupé. O cupê de quatro portas veio fazer frente a rivais como Mercedes-Benz CLS 63 AMG e a Audi S7 V8. E em novembro do ano passado, a fabricante trouxe o carro ao Brasil com a estrondosa etiqueta de R$ 579.950 – menos que os R$ 551 mil pedidos pela Audi e pouco mais que os R$ 583 mil da Mercedes. E o modelo chegou com o status lá em cima. 
 
 
O M6 Gran Coupé usa o conjunto mecânico da versão duas portas – e também do M5. No lugar do antigo V10, está o V8 4.4 litros biturbo capaz de gerar generosos 560 cv na faixa entre 6 mil e 7 mil rpm – bem mais que os 420 cv do S7 e virtualmente idêntico ao CLS 63 AMG e seus 557 cv. O torque é de impressionantes 69,3 kgfm, disponíveis já a 1.500 giros. Associado ao propulsor está a transmissão automatiza de sete marchas e dupla embreagem. Ele transfere a potência para o eixo traseiro. Apesar de ser maior e mais pesado que o cupê – 1.950 kg contra 1.925 kg –, o M6 de quatro portas cumpre o zero a 100 km/h nos mesmos 4,2 segundos. A máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h – a remoção do limitador é opcional e o carro pode chegar a 305 km/h. Com o pacote opcional Competition, é possível elevar a potência para 575 cv.
 
 
 
Para controlar tanta força, além do tradicional arsenal de equipamentos de segurança, como controle de estabilidade, tração e freios ABS, o M6 traz a possibilidade de configurar o carro de acordo com as intenções do motorista pelos modos Comfort, Sport e Sport Plus. O carro ainda vem com sistema de freios regenerativos, que transforma a força de frenagem em eletricidade para alimentar os equipamentos eletrônicos e recarregar a bateria. No interior, o modelo traz tudo que a BMW pode oferecer para o Série 6. O acabamento é luxuoso e tem detalhes em fibra de carbono, o volante esportivo M é revestido em couro, assim como os bancos. O teto é em Alcântara, um composto de poliéster e poliuretano que tem a aparência e sensação tátil semelhantes à camurça. Ainda estão presentes o ar-condicionado digital em quatro zonas, dispositivo de som premium Bang & Olufsen com 16 alto-falantes, sistema de navegação com tela 3D de 10,2 polegadas e câmara de visão noturna com reconhecimento de pedestres – a uma distância de 300 metros por meio de sensores infravermelho. 
 
O visual é o mesmo dos Série 6 “convencionais”. A tradicional grade bipartida cromada está lá. A diferença está nos detalhes, que deixam claro de que se trata de um autêntico produto da Motorsport. O para-choque dianteiro ganhou entradas de ar maiores para os intercoolers e deixou o modelo com um toque mais “selvagem” que as versões “civis”. Além das rodas de 20 polegadas e o teto de fibra de carbono para aliviar o peso, as quatro saídas de escapamento na traseira chamam atenção.
 
Primeiras impressões

 
Fúria sob controle
por Jorge Blancarte
do AutoCosmos.com
exclusivo para Auto Press
 
Cidade do México/México – Elegância e poder definem este BMW M6 Gran Coupé. Principalmente porque todas as respostas da direção são precisas. A suspensão, apesar d efirme, é muito confortável no rodar e os freios cumprem sua função sem maiores problemas. De modo geral, o cupê de quatro portas transmite um refinamento a quem vai atrás do volante. 
 
A aceleração do motor V8 com dois turbocompressores é simplesmente exorbitante. Os 560 cv fazem o condutor apreciar cada momento em que se aperta mais forte o pedal da direita. A sensação de se deixar levar pelo poderio é indescritível, além de ser acompanhada harmonicamente por trocas suaves e precisas da transmissão automatizada de sete relações.
 
Os modos de condução dão comportamentos distintos ao M6. O Comfort, voltado para um condução mais serena, é a que melhor cuida dos ocupantes. Ideal para passeios. Nele, a suspensão fica mais macia, as trocas de marcha mais suaves e a direção, leve. Mas é nos modos Sport e Sport Plus que o esportivo mostra ser um genuíno “M”. As respostas ficam mais reativas e todos os 560 cv acordam mais cedo segundo as solicitações do acelarador.
Ficha técnica
 
BMW M6 Gran Coupé
Motor: Gasolina, longitudinal, 4.395 cm³, biturbo, oito cilindros em “V”, quatro válvulas por cilindros e comando duplo em cada cabeçote com
válvulas variáveis. Injeção direta de combustível  e acelerador eletrônico.
 
 
Transmissão: Câmbio automático com sete marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.
 
 
Potência máxima: 560 cv entre 6 mil e 7 mil rpm.
Torque máximo: 69,3 kgfm entre 1.500 e 5.750 rpm.
Aceleração de zero a 100 km/h: 4,2 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h (305 km/h sem limitador)
Diâmetro e curso: 88,3 mm X 89,0 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços em alumínio, molas helicoidais  e barra estabilizadora. Traseira independente com braços múltiplos em alumínio e molas helicoidais. Controle eletrônico de rigidez dos amortecedores.
e de estabilidade.
Pneus: 265/35 R20 na frente e 295/30 R20 atrás.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS de série.
Carroceria: Cupê em monobloco com quatro portas e quatro lugares. Com 5,01 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,39 m 
de altura e 2,96 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1.950 kg.
Capacidade do porta-malas: 460 litros.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Dingolfing, Alemanha.
Lançamento mundial: 2012.
 
 
Itens de série: Ar-condicionado digital, direção elétrica, trio elétrico, airbags frontais, laterais e de cortina, câmara de visão noturna, head-up display, park assist, rádio/CD/MP3/USB/iPod com tela de 10,2 polegadas e GPS integrado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, computador de bordo, rodas de liga leve de 20 polegadas, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema anti-colisão em perímetro urbano e start/stop.
Preço no Brasil: R$ 579.950
 

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