8 de dez. de 2013

Volta rápida: com cara de novo Uno, Fiorino 2014 traz mais espaço e motor 1.4

Fiat Fiorino Furgão 2014
Como aquela Kombi que serve de barraca de pastel e caldo de cana na feira sairá de cena em breve, é inevitável pensar num substituto imediato. De olho nesse consumidor que ficará órfão, a Fiat aproveita a oportunidade e lança a nova geração do Fiorino furgão.

Fiat Fiorino Furgão 2014
Além da renovação total no estilo e plataforma do utilitário, com base no novo Uno e na picape Strada, a marca italiana também passa a atender a obrigatoriedade dos freios ABS e duplo airbag para todos os veículos novo fabricados no Brasil, que passa a valer no início do ano que vem. Feitas as apresentações, é hora de conhecer as armas Fiorino 2014.
O que é? A nova geração do comercial leve da Fiat traz, além da plataforma mais moderna, uma carroceria maior: o Fiorino está 200 mm mais comprido, 21 mm mais largo, 27 mm mais alto e entre-eixos 140 mm maior. Assim, a capacidade de carga também foi ampliada, passando a até 650 quilos. Outra novidade está na suspensão traseira com feixe de mola, inteiramente nova, derivada da Strada.
Fiat Fiorino Furgão 2014
A frente é a cara do novo Uno. Desenvolvido no Brasil, O Fiorino uniu os traços quadrados com cantos arredondados do hatch com a lateral elevada e o compartimento de carga. As lanternas agora são bem grandes e ocupam verticalmente boa parte da traseira, como no Doblò. Voltado para o trabalho, vem com para-choques na cor preta, mas eles podem ser pintados na cor do carro opcionalmente. De série, o novo Fiorino recebe generosos frisos de proteção laterais.
Fiat Fiorino Furgão 2014
No compartimento de carga, as portas têm abertura em dois estágios. No primeiro, ficam travadas em ângulo de 90 graus em relação à carroceria; depois de destravadas, podem ser abertas totalmente – 180 graus. Vidros nas portas traseiras, o que inclui também vidro na parede divisória interna, são opcionais.
Como anda? Apesar de ser um carro comercial, o interior do Fiorino 2014 é basicamente o mesmo do novo Uno. Painel, botões de comando, quadro de instrumentos… Tudo igual. No console central há porta-copos duplo, enquanto a alavanca de câmbio também é a mesma do Uno. Para acomodar óculos, canetas ou fichas de papel, há um console porta-objetos no teto como item de série.
Fiat Fiorino Furgão 2014
Sendo assim, entrar no Fiorino é quase a mesma coisa de se acomodar no Uno. Quase. A diferença mais nítida é notada pela ausência do retrovisor interno (que perde a função com o baú atrás), o que deixa o campo de visão frontal bem amplo. Para compensar, os retrovisores externos são maiores e oferecem melhor visibilidade. Regulagem de altura do banco do motorista e ajuste de altura do volante são opcionais.
Dirigimos o modelo num pequeno percurso na cidade de São Paulo. O destaque ficou para o motor 1.4 EVO Flex que recebeu nota “A” do INMETRO em termos consumo. A potência de 85 cv a 5.750 rpm e torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm com gasolina (88 cv e 12,5 kgfm com etanol na mesma rotação) conferem boa agilidade ao modelo, apesar do teste ter sido feito com o carro vazio. Mesmo com visual de Uno, a sensação ao volante lembra um pouco a da Strada – reflexo da suspensão traseira mais robusta, um pouco mais sacolejante que a do hatch.
Fiat Fiorino Furgão 2014
Quanto custa? Atacando com vontade o mercado da Kombi, a Fiat fez questão de mostrar as possibilidades de utilização do novo Fioriono, inclusive para atender àquela demanda da feira livre citada no começo. Para a imprensa, foram mostradas versões já adaptadas e ambientadas para venda de hot-dogs, sorvetes e flores, além de uma versão ambulância.
Fiat Fiorino Furgão 2014
Por R$ 38.540, o novo Fiorino 2014 de base vem com velocímetro (sem conta-giros), indicadores de combustível e temperatura digitais e hodômetros total e parcial. Na versão de acabamento luxo, adiciona o conta-giros e computador de bordo. Obrigatórios, freios ABS e airbag duplo são itens de série.
Fiat Fiorino Furgão 2014
Fiorino Furgão de entrada: para-choques sem pintura e rodas de aço sem calotas
Para atender às necessidades de trabalho, o utilitário sai de fábrica com forração integral do assoalho de carga, recobrimentos laterais parciais de plástico, “bate carga” reforçado, luz do vão de carga e ganchos para amarração no baú. No restante, tudo é opcional. Para adicionar ar-condicionado com para-brisa degradê, o custo adicional é de R$ 3.098, enquanto a direção hidráulica sai por R$ 2.023. Sensor de estacionamento, faróis de neblina, rádio USB MP3/WMA, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros com one-touch (subida e descida) para o motorista, brake light; alça de segurança do lado passageiro, alerta de manutenção programada (luz espia) e porta-luvas iluminado podem ser adicionados por meio de pacotes. As cores disponíveis são as sólidas vermelho Alpine, preto Vulcano, branco banchisa e a metálica prata Bari (R$ 1.045).
Ficha Técnica: Fiat Fiorino Furgão 2014
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.368 cm³, flex; Potência: 85 cv gasolina/88 cv etanol ambos a 5.750 rpm; Torque: 12,4 kgfm com gasolina/12,5 kgfm com etanol a 3.500 rpm; Transmissão: manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: mecânica com pinhão e cremalheira (hidráulica opcional); Suspensão: independente McPherson na dianteira e feixe de mola parabólica longitudinal com amortecedores hidráulicos e eixo rígido na traseira; Freios: ABS com EBD com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira; Peso: 1.117,6 kg; Capacidades: 650 kg de carga e volumétrica de 3.100 litros, tanque 58 litros; Dimensões: comprimento 4.384 mm, largura 1.926 mm, altura 1.900 mm, entre-eixos 2.717 mm; Desempenho*: velocidade máxima de 158 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h: 11,9 segundos com etanol. *Dados do fabricante
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