7 de dez. de 2013

Teste: Piaggio Vespa Primavera - Passado, presente e futuro

 Fotos: Divulgação
Teste: Piaggio Vespa Primavera - Passado, presente e futuro
Vespa Primavera alia estilo a tecnologia em nova scooter de clássica fabricante italiana
 
O mercado de scooters na Europa segue de vento em popa. Tanto que até modelos bem pequenos e de uso quase restrito a grandes centros urbanos têm seu espaço garantido e vendas razoáveis. É nesse meio que a Piaggio atua com a clássica Vespa, que hoje faz releituras modernas das simpáticas scooters criadas ainda nos anos 1940. A mais recente é a Primavera, lançada em outubro durante o último Salão de Milão. Ela traz estilo ainda mais inspirado nas Vespas antigas, além de mais tecnologia e mudanças estruturais para atender melhor aos usuários. Muitas das soluções foram “emprestadas” da Vespa 946, o modelo topo de linha da marca italiana, e também da Vespa LX. 
 
A nova Vespa Primavera está disponível com quatro motores diferentes, que variam de 50 cc a 125 cc. As propostas de menor deslocamento cúbico têm a opção de entre propulsores de dois ou quatro tempos. O de 50 cc e 2 tempos promete mais desempenho, enquanto o 50 cc de 4 tempos, 4 válvulas e 4,6 cv é desenvolvido para obter melhor consumo de combustível e baixas emissões. Na variante de 125 cc, o motor é um monocilíndrico de 4 tempos com 3 válvulas, 2 de admissão e uma de escape, refrigerado a ar. A atenção foi voltada principalmente para reduzir o atrito interno, que também acaba por diminuir o ruído emitido pelo propulsor. As relações do câmbio CVT foram redefinidas, de modo a melhorar ainda mais o consumo de combustível e alcançar maior conforto de condução no trânsito.

 
As suspensões também evoluíram. A dianteira não abandonou o braço único, mas agora é fixada ao suporte de alumínio da roda por meio de uma pino articulado. Atrás, a suspensão traseira é do tipo braço oscilante monoshock, com pré-carga da mola ajustável em quatro posições e amortecedor hidráulico. O ajuste foi calibrado pela Vespa para dar à Primavera um comportamento mais estável, principalmente sobre irregularidades no asfalto, como buracos e tampas de bueiro. O conjunto ainda conta com rodas de 11 polegadas – ligeiramente maiores que as comumente encontradas em outros modelos da marca.
 
A Piaggio se esforçou para aprimorar a rigidez estrutural da nova Vespa. Todo o corpo da scooter funciona como um único elemento básico de estrutura, mas para a Primavera, foram feitas pequenas modificações. A bateria foi realojada, o que abriu espaço para um vão de 16,6 litros sob o assento. Isso tudo sem afetar o peso final do conjunto – muito importante numa motocicleta pequena.  Na Europa, a Vespa Primavera custa entre 2.700 e 3.700 euros – algo entre R$ 8 mil e R$ 12 mil. No Brasil, a Vespa não tem representante oficial.

 
Impressões ao pilotar
 
Urbanóide assumida
 
Barcelona/Espanha – O primeiro contato com os olhos deixa claro que esta é uma Vespa e que é padrões “simplesmente” evoluíram de estilo e mecânica dos dias atuais. A traseira afilada da nova Primavera impressiona de imediato, embora os traços clássicos e distintivos estejam todos lá. Provavelmente, mesmo com os olhos fechados, ela seria facilmente reconhecida como uma legítima Vespa.
 
Uma vez sentado na moto, a leveza e ergonomia chamam atenção. O banco é ligeiramente duro, mas a altura é perfeita, os controles são muito intuitivos e acessíveis e o espaço sob o banco é bastante generoso. Em movimento, a nova Primavera é caracterizada pelo baixo nível de ruído e extrema simplicidade de uso. A Vespa nunca foi sinônimo de alto desempenho, mas de estilo, facilidade de uso e confiabilidade. Todas essas caraterísticas parecem ter sido mantidas no novo modelo. Os olhos curiosos das pessoas são testemunha.
 
O desempenho geral é bem suficiente para uso em trânsito urbano, habitat natural óbvio da Vespa. Mas a característica mais apreciada é a agilidade e facilidade de uso. Depois de apenas um quilômetro, ela já parece uma velha conhecida. Nos cerca de 50 km de test-drive, ela revelou um baixo consumo e grande conforto de marcha.

 
Ficha Técnica
 
Vespa Primavera
 
Motor: A gasolina, quatro tempos, 124,5 cm³, um cilindro, três válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote e refrigeração a ar. Injeção eletrônica multiponto sequencial.
Câmbio: Automático CVT com transmissão por cardã.
Potência máxima: 10,7 cv a 7.700 rpm.
Torque máximo: 1,06 kgfm a 6 mil rpm.
Diâmetro e curso: 52,0 mm X 58,6 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.
Suspensão: Dianteira com braço simples com amortecedor de dupla ação e traseira com braço oscilante e amortecedor duplo.
Pneus: 110/70 R11 na frente e 120/70 R11 atrás.
Freios: Disco de 200 mm de diâmetro na frente e tambor de 140 mm de diâmetro atrás.
Dimensões: 1,86 metros de comprimento total, 0,73 m de largura, 1,34 m de distância entre-eixos e 0,78 m de altura do assento.
Peso em ordem de marcha: 110 kg.
Tanque do combustível: 8,0 litros.
Produção: Pontedera, Itália.
Lançamento mundial: 2013.
Preço na Europa: 3.700 euros, cerca de R$ 12 mil.



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