30 de abr. de 2012

Cinco problemas que podem causar vibração nos carros

 Foto: AutoCosmos/México
Cinco problemas que podem causar vibração nos carros As possíveis causas são muitas, confira algumas


Ao comprar um carro novo ou semi-novo, geralmente as pessoas não pensam que, no futuro, o veículo pode apresentar problemas mesmo que seja bem cuidado. Um desses males é a vibração. Ela costuma começar quando o carro está sendo conduzido, e não se sabe ao certo de onde vem. Entre as possíveis razões para esse problema estão:

1. Problemas no motor:
Algumas vezes a vibração vem do compartimento do motor, isso pode acontecer porque o propulsor não está recebendo ar ou gasolina suficiente ou há algo de errado com as velhas. Entre os sintomas que indicam que o mal está motor: o carro vibra durante a aceleração; em um certo nível de velocidade o carro trepida bastante.

Estes sintomas indicam que chegou a hora de trocar as velas. Porém, se elas estiveram bem, pode ser que os cabos delas não estejam bem conectados ou tenham algum defeito, ou seja, é preciso trocá-los. Também convém checar se o filtro de ar está sujo ou se o de gasolina está entupido. Para evitar que eles cheguem a esse ponto crítico, é importante realizar a troca deles no intervalo indicado pela fabricante.

2. Problemas no eixo:
Os eixos precisam rodar sem empecilhos para que o carro trafegue apropriadamente. Porém, esses componentes podem ser danificados em casos de choques, o que também ocasiona vibração em altas velocidades. Um dos eixos que pode apresentar esse tipo de mau funcionamento é o da transmissão. Responsável por transferir a potência do motor ao eixo das rodas, essa parte gira rapidamente. Caso não esteja reto, o eixo da transmissão vibrará quando o carro estiver ligado. A homocinética também pode causar trepidações caso estejam muito desgastadas ou danificadas pela ação da poeira das ruas ou de outros tipos de sujeira. Nesse caso, é preciso fazer a troca da peça.

3. Problemas nos freios:
Se durante a condução o motorista pisar no freio e senti-lo vibrar, seguramente há um problema nos rotores. Se o motorista frear mais do que o “normal”, os freios podem superaquecer, e isso pode fazer com que os rotores cedam e até quebrem. Ao invés de ficar plano, ele pode perder a forma.

Deste modo, quando o motorista afunda o pé no freio, e as pinças e pastilhas apertam o disco dos freios acabam não conseguindo se agarrar a um rotor deteriorado. Nesses casos, o mais indicado é  levar o carro a um especialista para que ele cheque as condições do disco ou dos tambores, caso seja esse o tipo de freios que equipa o modelo em questão.

4. Rodas instáveis:
Se a vibração é sentina no volante, há grandes chances de que o problema seja no alinhamento das rodas. Mas ele pode ter outras origens. A instabilidade das rodas pode ser causada por problemas na fixação que podem ser causados por parafusos frouxos ou defeituosos. Assim, basta apertá-los ou trocá-los.

As rodas também podem fazer o carro trepidar quando sua estrutura não está reta, ficando um pouco torcida. Quando está desse jeito, a roda não gira perfeitamente e ocasiona a vibração. Esse tipo de defeito é detectado por especialistas que utilizam instrumentos de precisão para checar se o desvio é de mais de uma polegada. Existem várias outras causas para vibrações vindas das rodas. O melhor é procurar um profissional especializado.

5. Problemas nos pneus:
Ligado ao ponto anterior (as rodas), outro fator de vibração no veículo pode ser o mau estado de conservação dos pneus. Estes componentes podem apresentar inúmeros problemas que levam à trepidação. Em alguns casos, o balanceamento resolve. Em outros, quando os pneus apresentam desgaste desigual, basta fazer um rodízio com eles, trocando-os de lugar (tomando o cuidado de não inverter o sentido de rotação deles). Já o desgaste das bandas de rodagem indica que chegou a hora de trocar os pneus.

Estes são apenas cinco, entre os muitos, possíveis motivos de vibração em automóveis. O motorista precisa estar atento aos sintomas e procurar levar o carro a um mecânico de confiança para que este verifique as condições do veículo e possa reparar possíveis problemas.
Fonte:motordream
Disponível no(a): motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: